O pequeno almoço foi tomado num instante e seguimos para a escolinha. Hoje já estávamos quase a chegar quando começou a choradeira e só parou quando foi para o colo da A.
Como já tinham começado as actividades, vim de imediato embora.Fui buscar o Afonsinho ao meio dia e meia, tinham acabado de almoçar. A P. ficou admirada com a minha presença e após lhe mudar a fralda esteve a falar comigo.
Disse-me que ele tinha almoçado muito bem e que tinha comido tudo ( e hoje era mesmo imensa comida) e que tinha comentado com a A. que hoje ele ia dormir muito bem, porque estava cansado.
Expliquei-lhe que não estava muito feliz com a situação e que se ele não conseguia fazer a sesta toda, que dura duas horas e meia, não valia a pena ficar durante a tarde, ainda mais no berçário. Disse-lhe que tínhamos que explorar todas as situações e que hoje ia dormir a casa.
Ela estava com um ar tristinho mas percebeu a situação.
No carro já vinha praticamente a dormir mas, a dois minutos de casa começou a chorar. Coloquei-o no tapete e trinta segundo depois estava a dormir, na sua caminha favorita. Vinte e cinco minutos depois acordou, falei com ele, ligámos um brinquedo e voltou a adormecer. Uma hora depois voltou a acordar, muito assustado, olhou em volta e percebendo onde estava voltou a adormecer, para acordar DUAS HORAS depois. No total dormiu quase quatro horas!?
Afinal, consegue dormir uma boa sesta e mais de duas horas e meia.
Não fomos às terapias, fisioterapia e terapia da fala. Mais um vez tive que tomar uma decisão difícil. Como decidir por uma situação em prol de outra, quando as duas são tão importante e fundamentais para o desenvolvimento do Afonsinho?
Quando acordou estava muito bem disposto. Hoje comprei-lhe umas botinhas para usar na hipoterapia. Estivemos a abrir a caixa e de imediato e com um grande sorriso ele percebeu que eram novos e disse quando lhe perguntei de quem eram os sapatos, "meus".
Recebeu um livro das quatro estações, oferecido pela Cláudia, esteve a rasgar, com ajuda, o papel estava feliz e sorridente, percebendo perfeitamente que era um presente.
Lanchou muito bem, pãozinho com doce e um danoninho e depois estivemos a ver o livro e imagens sobre o Outono, esteve muito atento e interessado, demonstrando que já aprendeu os novos conceitos.
A tarde acabou por ser muito proveitosa e felizmente, o trabalho desenvolvido, veio dar razão à opção que hoje tomei.
Amanhã será um novo dia e estou a pensar deixá-lo mais tempo na escola. O coração e o meu instinto irão determinar se será assim ou não.
Sem comentários:
Enviar um comentário