Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sábado, 26 de setembro de 2009

Osteopatia e fisioterapia

A noite correu um bocadinho melhor mas, o Afonsinho dormiu no tapete e eu no sofá da sala.

Ontem não o deixámos dormir antes das dez e meia mas, ele acordou à meia-noite, adormeceu no tapete, voltou a acordar à uma, quando o tentei colocar na cama e decidimos deixá-lo dormir no tapete. Voltou a acordar às duas e meia, às quatro e às cinco e meia, em todas estas situações estava quentíssimo e já não restam muitas duvidas que é, o calor provocado pelo aumento da temperatura, que o fazem acordar

Comeu muito bem ao pequeno almoço, nestun com mel, enriquecido com o suplemento alimentar.

Entretanto a Sara chegou para mais uma sessão de osteopatia sacro-craniana. Achou-o mais comprido, bem mais magro e muito molinho.

Trabalhou muito bem, hoje não ouvimos qualquer tipo de reclamação ou birra, a não ser quando ela lhe estava a dar uma uva para comer e o obrigou a comer completamente sentado.

A sessão correu tão bem, que a Sara acabou a fazer-lhe alongamentos e a ensinar-nos alguns exercícios, como a "rã" para trabalhar uma melhor abertura da abdução das pernas/ancas.

Ainda lhe fez massagem, colocou alguns ossos no sitio, tudo estalava...

Vamos fazer nova sessão na quarta feira, para ver se o controlo da temperatura pode ser resolvido através desta terapia, de forma natural, sem recorrer ao neurologista e a medicamentos.

Almoçou muito mas, mesmo muito bem e de seguida adormeceu e está a fazer uma bela sestinha. Quando acordar seguimos para a piscina, para mais uma aula de hidroterapia.

A alimentação...

Afinal, o Afonsinho até tem bastante apetite e está a comer muito bem, o problema foi mesmo a mãe, eu própria, que ainda não tinha percebido que ele cresceu e que já está farto de comidinhas e papinhas de bebé.

Será que a atitude dele na creche está relacionada com o almoço?

Será que ele percebe e sente que está a comer diferente dos amiguinhos?

Ontem lanchou pão com doce de tomate, feito pela avó e um iogurte, jantou cajinha de galinha com massa e hoje almoçou, um prato enorme com arroz de tomate, carapauzinhos fritos, salada de tomate e manga.

Não rejeitou o comer, não reclamou, não "birrou", não se ouviu, não se engasgou, ADOROU!!!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Constipadito

Curiosamente, hoje o Afonsinho está constipadito.

Está amarelinho, narizito ranhoso mas, sem febre, muito calminho e bem disposto.

O almoço foi...

Arrozinho branco, com salsicha e ovo mexido...

O Afonsinho comeu muito bem.

Dia de miminhos

A noite correu um bocadinho melhor mas, o Afonsinho voltou a acordar às três e meia.

Hoje de manhã, quando estava a falar com a minha prima A., estivemos a contar o numero de horas que ele dormiu e até às três e trinta e já tinha dormido, mais de sete horas, logo, obviamente que já não tinha sono.

Hoje, vamos iniciar uma nova rotina e não o vamos deixar dormir "fora" de horas. Assim, vai ter que almoçar às 12h00 como no colégio e dormir a sesta de seguida e só vamos voltar a deixá-lo dormir (se conseguirmos, é claro!), depois do banho por volta das 22h30.

Vai, quase de certeza, ficar rabugento mas, temos que começar a introduzir novas rotinas.

Hoje faltámos à escola, quando estávamos a sair, recebi um telefonema da escola da C., a dizer que ela estava com dores de cabeça e não se sentia bem. Fui buscá-la de imediato e decidi trazer os dois para casa. Assim, hoje, vai ser um dia de(ainda mais) miminhos.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Amizade é...

Um telefonema, no fim do dia, com um sorriso, cheio de alegria e com o dom de provocar verdadeira felicidade...

Ondas de Alegria



Foto de Regina Bentes

Uma das mais saborosas sensações de liberdade que eu conheço é flagrar meu coração feliz sem precisar de nenhum motivo aparente.

De vez em quando, a mente, que tantas vezes mente, me permite lembrar que essa felicidade essencial está o tempo todo disponível, preservada, por trás das nuvens que a negatividade infla.

Rio e me sinto mar.

O lanche

Pãozinho com manteiga e fiambre e um iogurte danoninho.

O Afonsinho adorou e comeu tudo!!!

Não houve birra, nem qualquer espécie de reclamação.

VIVA, VIVA, VIVA!!!

Nova pausa forçada...

Depois da escolinha seguimos para a Liga, para mais uma sessão de terapia ocupacional e de fisioterapia.

Os TRINTA E CINCO graus que se faziam sentir, ditaram uma sessão de terapia da "toalha molhada"...

Estava tão mas, tão quente que me doía o coração só de pensar que tinha que o "enfiar" novamente dentro do carro com aquele calor todo...

Falei com os terapeutas e concordámos todos, que era melhor fazer uma pausa. Aconselharam-me a falar com o neuro-pediatra para saber a opinião dele a respeito desta "desregulação". Têm uma série de casos relacionados com o calor, alguns bem mais graves mas, como este do Afonsinho não conhecem nenhum (o rapaz é mesmo original!!).

Amanhã vou ao hospital para tentar falar com o médico.

A fisioterapeuta falou-me que estamos a viver um circulo "vicioso": calor, carro, birra, choro, que faz com ele "engula" imenso ar e fique com cólicas e gases e consequente falta de apetite, aumento da temperatura, que lhe provoca mau estar, cansaço, dificuldades em dormir.

Obviamente, que fiquei bastante abalada com esta situação mas, parar é neste momento o melhor para o Afonsinho, o grande problema é que ele não pode parar...

O terapeuta ocupacional disse que ele não pode parar mas, para trabalhar com ele em casa, a fisioterapeuta, disse que esse problema nem se colocava, porque sabe que nós trabalhamos imenso com ele.

Agradeci-lhes todo o apoio e vim de táxi, deixando o meu carro lá, com o meu Afonsinho ao colo, todo aninhadinho e muito tranquilo.

Quando chegámos a casa, tinha 37, 9 e estava bem disposto.

Lanchou muito bem e depois dormiu cerca de uma hora, acordou e voltou a adormecer, dormindo no total cerca de duas horas e meia.

Viva...

Depois da hipoterapia, seguimos, para a escolinha.

Quando chegámos estavam a descer para o recreio, neste horário juntam-se os meninos de duas salas, um e dois anos. A sala dos dois anos, tem dois grandes amiguinhos do Afonsinho que gostam muito de brincar com ele. Hoje estive a conversar com a educadora T., que mais cedo ou mais tarde, a evolução do Afonsinho irá dizer quando, será a educadora dele. Hoje fiquei a saber, que já está contratada e já não é substituta da educadora que estava de baixa, fiquei muito feliz, porque gosto muito dela. A nossa conversa acabou por ir dar ao lanche de ontem e disse-lhe que tinha sido muito duro, pronto, lá a pus a chorar e lá comecei eu a chorar...

Contudo, esta manhã quando estava a preparar o almocinho do Afonsinho, decidi que nos dias em que sai mais cedo (terças e quintas) não vai lanchar na escola, estive a falar com a A., e disse-lhe que hoje não lanchava e que quando acordasse, que me telefonasse que eu ia logo buscá-lo e íamos fazendo a integração devagarinho.

Disse-lhe que continuamos a dar-lhe almoço e lanche de bebés, porque temos receio que se engasgue (aliás, estou determinantemente proibida pela terapeuta da fala) e ele possivelmente, já está farto destas comidas.

Assim, após mandar embora a tristeza, decidi, logo bem de manhã, ou mesmo durante a noite em branco, que hoje o lanche do Afonsinho, também ia ser pão com fiambre.

Ligaram-me por voltas das 13h00, uma vez, e ao contrário do esperado, o Afonsinho não queria dormir, ainda tentaram na cama do berçário, onde a P. está nesta hora mas, também não quis.

Quando cheguei lá estava no "isolamento" mas, apenas porque é o sitio mais fresco do colégio e de isolamento não tinha nada, uma vez que estava acompanhado pela directora, pela coordenadora, pela educadora A. e pela auxiliar a T., que é super mas, super amorosa e carinhosa com ele.

Peguei nele ao colo e de imediato se aninhou e adormeceu...

A directora, que é psicologa, estava preocupada que lhe doesse a barriga, que dor provocada pelos dentes...

Chegámos à conclusão, que quanto mais cansado está, menos dorme (tendo mesmo dificuldades para adormecer) e que apesar do seu aspecto de bebé, está a ter um comportamento adequado à idade e a rejeitar e estranhar, algumas novas rotinas, como o dormir, a sala...

A directora disse-lhe que amanhã, já sabia como ia lidar com ele.

Agradeci a todas, a preocupação e a disponibilidade que estão a dedicar ao Afonsinho e recebi como resposta:

« Não há nada para agradecer, mãe. Estamos a conhecê-lo...»

Ainda pedi à A. se era possível, dar-me a temática da semana, à sexta-feira e ela disse-me que amanhã já me dá o planeamento do ano inteiro.

VIVA!!!

Este é um dos nomes do colégio do Afonsinho, VIVA! este corpo docente e não docente que tem sido, FANTÁSTICO!!!

Hipoterapia, o regresso

Após uma noite sem dormir, o pequeno almoço foi tomado muito, muito cedinho.

Hoje até deu bastante jeito, uma vez que tínhamos hipoterapia, logo às 9h00.

O caminho foi, como já seria de esperar, feito a chorar mas, mesmo assim, mais contido.

A terapeuta a R., chegou ligeiramente atrasada, estivemos a falar com ela, eu e a Ritinha, e explicámos-lhe as caracteristicas do Afonsinho e este período menos favorável que atravessa.

A sessão correu com birra e hiper-extensão do principio ao fim. A terapeuta ia olhando para mim, com olhar preocupado, pareceu-me que estava com medo que eu interviesse, não intervi e apenas lhe fomos dando algumas dicas, que gostava de canções, que gostava de se ver ao espelho...

No fim da sessão estivemos a falar e ela falou-me da importância de trabalhar em equipa, disse-lhe que toda a equipa estava disponível, para falar com ela e para a receber.

Falei-lhe no material que utilizamos para trabalhar com o Afonsinho, na temática da escolinha e que estávamos a pensar trabalhar o tema de cada semana em todas as áreas: fisioterapia, terapia ocupacional e da fala, osteopatia, hidroterapia e se ela concordasse, na hipoterapia. Gostou imenso da ideia e pediu-me para levar os materiais que achasse adequado, pedi-lhe também para me dar sugestões e ideias, que são sempre muito bem vindas.

Ainda fomos tomar um café com a Ritinha, cada vez mais, uma presença, assídua na nossa vida, ultrapassámos a fronteira da terapeuta e passámos a ter o enorme privilégio de sermos considerados amigos.

Mais uma terapia que re-começa, mais uma terapia fundamental para o desenvolvimento do Afonsinho.

Mais

uma noite em branco!!!

O Afonsinho voltou a acordar às três e meia!!!!!

Estivemos a fazer as contas. O G. esteve SEIS anos sem dormir uma noite seguida, com o Afonsinho já lá vão quase TRÊS anos, ou seja em quinze anos, não dormimos nove!!!!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Piscina, viva!!!

Depois da escolinha seguimos para a piscina, onde fomos encontrar a nossa Ritinha.

O Afonsinho estava tão quente, que optámos pela piscina de água menos quente, 30º.

O Afonsinho não fez birra mas, não parecia o mesmo. Estava tristonho, não sorria, estava até, um bocadinho hipotónico (mole).

Estivemos a ver o livro dos animais, a cantar canções usando o nome e as cores de animais selvagens (hipópotamo verde, o elefante azul, o leão amarelo...), esteve a fazer o exercício "para a frente e para trás", a nadar de costas e engolir vários pirolitos, de frente e a segurar minimamente , a cabeça, e claro, mergulhos, sem engolir água!

Depois passámos para a piscina de água mais quente e esteve a rolar em cima do colchão, a fazer corridas com a mana e terminámos a aula no jacuzzi e fomos brindadas com alguns sorrisos e vários "é bom".

Eu estava, super cansada, só me apetecia mesmo era ir para a caminha, o Afonsinho adormeceu durante a massagem...

Dormiu cerca de quatro horas, depois de comer voltou a adormecer mas, acordou de imediato e só voltou a adormecer, com a ajuda preciosa do mano, que é o único que nestas situações (em que não quer dormir) que o consegue adormecer.

Dura realidade

Após uma noite em branco, o Afonsinho estava bem disposto e fomos para a escolinha, a birra começou a meio do caminho.

Por voltas das três horas, recebi um telefonema da educadora A., a dizer que o Afonsinho tinha comido muito mal, tinha dormido só meia hora e que além de estar muito quentee muito queixoso, a P. estava a tentar dar-lhe o lanche mas, ele não queria comer.

Dirige-me de imediato para a escola e quando lá cheguei estava no refeitório, juntamente com todos os meninos do colégio, despido só com fralda e num choro "gritado" que há largos meses não ouvíamos. Peguei nele ao colo e tentei dar-lhe um bocadinho de papa de banana com bolacha. Não queria comer e dizia de forma repetida "na qué", "na qué", "na qué"...

Na mesa ao lado estavam os amiguinhos da sala a lanchar e uma das meninas estava a comer pão com fiambre, fiquei em estado de choque!!!

O primeiro choque de muitos, que infelizmente, estarão para vir. As lágrimas queriam cair e foi a grande custo que as consegui reprimir, naquele refeitório, tive pela primeira vez que enfrentar uma dura realidade, o meu filho, o Afonsinho, é diferente dos outros meninos, até na coisa mais simples, comer um simples pedaço de pão...

Disse à educadora A., que não se admirasse se amanhã o Afonsinho não fosse à escola, ela insistiu e disse-me que ele tinha estado muito bem de manhã e que o levasse e fosse buscar um bocadinho mais cedo.

A contrário da impressão que me causou nos primeiros dias, tem-se demonstrado muito atenta e preocupada com o Afonsinho e empenhado em aprender a conhecê-lo para saber lidar com ele da melhor forma possível.

Plano Pedagógico 2009/2010

Recebi hoje, o programa Temático e o de Desenvolvimento para este ano lectivo.

O tema deste ano do colégio são as Estações do Ano.

« São quatro irmãos muito unidos
Cada um com as suas cores
Vão chegando um após outro
Trazem o sol, a chuva, a neve e as flores»

Programa Temático

Homem - Partes do corpo (cabeça, olhos, nariz, boca, orelhas, barriga, mãos e pés)

Sociedade - Família nuclear (pai, mãe, irmão/irmã, avó, avô)

Natureza - Animais domésticos

Histórias à nossa volta - À nossa volta (elementos do ambiente da criança em casa, na escola, na rua..)

Estações do Ano - Elementos da atmosfera


Programa de Desenvolvimento

Desenvolvimento Sócio-afectivo - Adaptação à educadoras, aos colegas e às rotinas, desenvolvimento da autonomia e do comportamento exploratório na sala.

Desenvolvimento Motor - Andar, levantar e baixar, correr, saltar, dançar, subir e descer escadas, pontear a bola...

Expressão Plástica - Riscar, amachucar, pintar, manusear, amassar, colar...

Desenvolvimento Verbal - Iniciar o uso da linguagem, acompanhar canções mimadas, reprodução dos sons dos animais

Desenvolvimento Intelectual - Compreender e executar instruções simples, jogos de encaixe, de construção, puzzles...
Identificação de imagens, aprendizagem de conceitos simples...

Despertar...

às TRÊS E MEIA da manhã, só lembra mesmo ao menino Afonso!!!!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Temperatura em alta!

A caminho da Liga, choro e mais choro, de tal forma que juntando o choro aos 35?! graus que se faziam sentir, quando o tirei do carro estava, literalmente, a ferver.

Como chegámos mais cedo, não houve terapia da fala, pedi para ir para a sala de fisioterapia, que estava vazia e depois de o despir, ficámos a brincar no tapete.
A dona M., foi buscar um brinquedo de causa/efeito que tem que ser accionado com a pressão das mãos. O Afonsinho colocou a mão direita, bem aberta, em cima do teclado do brinquedo e ali ficou tempos intermináveis, de tal maneira que já não podia ouvir o brinquedo.

Quando a sessão de fisioterapia começou o Afonsinho continuava muito quente mas, apesar de ser visível o cansaço lá foi fazendo os exercícios com a colaboração possível, apesar de não ter feito nenhuma birra.

Esteve a fazer exercícios sentado e de joelhos, enquanto tentava (e conseguia) agarrar o cãozinho que andava e ladrava sozinho, ainda tivemos a felicidade de o ouvir dizer, mais que uma vez, "cão".

De regresso a casa, o choro continuou.

Quando chegámos, foi medir-lhe a temperatura e tinha, nada mais nada menos, do que 39,2?!

Ficou no tapete a brincar com uma toalha húmida nas costas enquanto fui fazer o lanche, cinco bolachas e duas maçãs, um lanche do "antigamente", que surpreendentemente, ou talvez não, ele comeu todo e rapidamente.

A grande verdade é que somos um bocadinho obcecados pela alimentação e não deixamos que ele tenha fome e peça comer, apesar de sabermos que ele o sabe fazer.

Depois, já com a temperatura normalizada sem recurso a qualquer medicamento, dormiu uma mini sesta.

Diagnóstico:

Alergia às terapias. lol

De regresso à escolinha

Hoje e após dormir uma noite inteira (já não me lembro quando foi a ultima vez). regressámos à escolinha.

O Afonsinho só conseguiu ir metade do caminho sem chorar, quando a birra começou não parou até chegar ao portão da escola.

Foi muito bem recebido, como sempre e depois lá expliquei a "desregulação térmica", que aliás apenas veio confirmar a minha teoria e que já tinha transmitido às educadoras e à directora

Quando o fui buscar estive a falar com a A., que não lhe conseguiu dar o lanche. A P. estava na hora de almoço e hoje o Afonsinho tinha que lanchar antes das três, porque tinha terapias às três e meia. Estive a explicar-lhe como lhe devia dar comer e como teve que mudar o pólo que estava todo sujo, aproveitei para lhe ensinar a despido-lo e a vesti-lo.

Não vai ser fácil a adaptação a outra educadora e não vai ser nada fácil a adaptação a ele mas, como lhe disse depende mais de nós do que dele, porque nós temos receio de não saber lidar com as situações.

Obviamente, que após um período de maior debilidade, não lhe faz nada bem comer mal no colégio mas, vai ter que ser assim, ele vai ter que passar por mais esta nova situação e as educadoras e auxiliares também.

Hoje esteve sentado na mesa com os coleguinhas mas não gostou da cadeira e não conseguia manter-se sentado, esteve a pintar com lápis, fazendo um esforço enorme para o agarrar.

Esteve bem disposto e os amiguinhos receberam-no bem.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Desregulação térmica

Finalmente e após uma manhã tranquila, fui buscar os resultados das análises.

As análises estão óptimas e não há qualquer tipo de infecção. Perante estes resultados a médica, falou-me de uma desregulação térmica, que provoca o aumento da temperatura (que não é igual a febre). Esta situação ocorre, quando está em tensão (na cadeira do carro, por exemplo) e em ambientes quentes, passou uma declaração onde informava que não tinha nenhuma doença que o impedisse de frequentar o colégio/Liga e que dadas as condições particulares que apresenta a temperatura, mesmo que superior a 38 graus e sem outros sintomas, não deveria ser considerada como sintoma de doença.

Assim, amanhã regressamos à escolinha e às terapias, estou curiosa para saber se amanhã vai haver aumento de temperatura.

Finalmente, chegou ao fim este período, vamos agora entrar, novamente, nas nossas actividades que tanta falta lhe fazem.

Hoje, recebi um mail do agrupamento de escolas, dizendo que tinha sido colocado a concurso três vagas para a intervenção precoce.

Com sou muito bem educada vou responder e agradecer a informação mas a minha vontade era dar a resposta adequada mas, enfim...

domingo, 20 de setembro de 2009

Fim de semana sem febre

O Afonsinho continua sem febre e é já amanhã que vamos saber os resultados das análises.

O fim de semana foi passado em casa, com a excepção de sábado à noite que fomos à festa de aniversário da avó e do tio.
O Afonsinho esteve sempre calminho e bem disposto e delirou com o cãozinho da prima M., que saltava para cima dele, lambia-lhe a cara, ladrava, provocando-lhe gargalhadas. Estava tão entusiasmado com o cãozinho que ficámos com a sensação que o tinha chamado pelo nome "nick" .


Não fomos à acunpuctura mas, estivemos a fazer standing frame, com o Afonsinho a colaborar durante um período, enquanto ouvia as canções do Panda que ele gosta, infelizmente não gosta de todas...

Hoje, mais um dia em casa, estivemos a ver o filme "Mama Mia" com o Afonsinho, sentadinho no sofá, deliciado e concentrado a ver o filme?!

Hoje já ouvimos algumas gargalhadas e também já comeu melhor.
Justificar completamente
As noites têm sido de insónias, o cansaço acompanham-me nesta jornada que não está a ser das mais positivas...

Contudo, esta parece ser, uma fase de progressos e avanços em termos motores.

A vida é realmente curiosa e parece que está constantemente a testar-nos, a dar e a tirar...

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados