Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Todos doentinhos...

Ontem, quando fui buscar o Afonsinho à escolinha a C., disse-me que ele estava molinho e cheio de sono.

Almoçou bem e quando o ia vestir para seguirmos para a Liga, vi que estava muito quente, estava já com 38,3 de febre.

Já não fomos às terapias e passou a tarde com a febre controlada. O G. que está com febre desde sábado, apesar de não ter indo à escola já estava com febres mais baixas e menos tosse.

A febre cedeu com o benuron e o Afonsinho não apresentava qualquer sintoma de doença, não tinha tosse, não estava ranhoso, lanchou muito bem...

Por volta das oito a febre começou a subir e apesar de lhe ter dado de imediato benurou, a febre continuou a subir até aos 39,5, já não lhe conseguimos dar jantar, uma vez que o pouco que comeu vomitou de imediato.

Por volta da uma da manhã, estava novamente com febre e tivemos que lhe dar também brufen.

De manhã voltou a acordar com febre, bem como a C., que para além da febre estava cheia de tosse.

Durante a manhã foi tossindo mas com pouca intensidade, conseguiu comer um bocadinho ao pequeno almoço mas, almoçou razoavelmente.

Continuam os três com febre que apesar de baixar mantêm-se nos 37 e pouco, vamos ver como corre o resto da tarde e a noite.

Hoje, tínhamos de manhã avaliação da cadeira, com outra cadeira e outra empresa, que tivemos que adiar, bem como as terapias da tarde, hipoterapia e hidroterapia.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O trabalho não pode parar...

O Afonsinho dormiu, como já vem sendo costume há alguns meses, a noite toda.

Depois de ir à casa de banho, esteve a brincar no tapete enquanto eu me despachava. Comeu muito bem ao pequeno almoço, escolheu a roupa como também já é habitual e após a higiene diária, lavar os dentes é agora um momento de prazer, vestir e seguir para a escolinha.

Como aconteceu durante a semana passada, na maioria dos dias, a viagem foi feita de forma tranquila.

Hoje, esteve muito bem na escolinha.

Depois do almoço, que comeu muitíssimo bem mais uma sessão de sacro-craniana.

Hoje, a Sara, esteve a fazer-lhe massagens nas costas, porque ele estava com uma contratura na zona do omoplata, que lhe estava a provocar um mau posicionamento do joelho e consequentemente do pé, após a massagem, alongamentos (que ele não gostou) e mais algumas "maldades", o rapaz ficou como novo.

É impressionante o que ela consegue fazer e é também impressionante como não nos podemos descurar, um dia que seja, nos exercicios. Todos os dias TÊM que ser dias de trabalho!!!

Depois seguimos para a piscina, para mais uma aula de hidroterapia. Agora à segunda-feira a aula é feita só com a terapeuta, porque tenho que ir buscar a C. à escola.

A Ritinha disse-me que a aula correu bem mas, que ele tinha deitado imensa expetoração e que o achava um bocadinho "entupido".

Quando chegámos, comeu muito bem e não apresentava nenhuns sinais de estar constipado ou com expectoração.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Semana dificil...

A semana correu de forma atribulada e alternou entre bons e maus momentos.

Na terça-feira o Afonsinho regressou à escola mas, estava muito distraído e com pouca vontade para trabalhar.

De tarde voltámos a ter avaliação da cadeira, que correu pior do que na segunda. Neste dia o ginásio estava ocupado e tivemos que fazer o treino no átrio que dá acesso a vários programas.

A fisioterapeuta tentou motivar o Afonsinho e por vária vezes pediu a outros utentes da Liga, para falarem com ele e para ele ver que eles estavam na cadeira.

Esta situação deixou-me completamente de rastos.

Primeiro não percebi como poderia o Afonsinho inter-agir com eles, uma vez que a maioria tem graves dificuldade motoras e penso que também de comunicação e porque, por mais que tentasse travar a minha mente, o meu pensamento não parava: Será que aquele vai ser o futuro do Afonso? Será que ele vai ficar assim, com deformações terríveis?

Foi simplesmente horrível!

Na quarta a situação também não melhorou porque muitos terapeutas do programa foram ver o Afonsinho. Ele detesta sentir-se observado e comportou-se de forma terrível, foi tempo completamente perdido...

Ficou cansadissimo, chegámos a casa muito tarde, almoçou já perto das duas e já não conseguimos ir nem à hipoterapia, nem à hidro.

Na quinta-feira voltou à escolinha e portou-se bastante melhor. Esteve mais colaborante e participativo e conseguiu estar sentado na cadeira sem birrar, apesar de se mostrar desconfortável.

Trouxe para casa a sua coroa do dia de Reis.

De tarde optámos, em função do que tinha acontecido no dia(dias) anteriores não fazer treino na cadeira e fazer as terapias. Terapia ocupacional e fisioterapia.

As terapias correram muito bem e o Afonsinho colaborou e esforçou-se para fazer todos os exercícios. Para ele, estar nas terapias foi bem melhor do que estar a fazer treino na cadeira...

Combinámos que na sexta faria treino na cadeira mas, só depois de fazer a terapia ocupacional.

Por mim, tudo bem, porque a seguir à TO, temos terapia da fala e tortura por tortura...

A terapia ocupacional correu muito bem e o treino na cadeira parece que foi um bocadinho melhor, uma vez que nesse dia optei por não estar presente.

De tarde tivemos mais uma sessão de hipoterapia que correu maravilhosamente!!!

O Afonsinho esteve empenhado, atento e muito concentrado, na resolução de vários exercícios propostos pelas terapeutas. Em termos motores também esteve colaborante e a terapeuta voltou a referir que ele está muito bem com o theratogs.

Combinámos construir uma tabela de comunicação só para a hipoterapia, para desenvolvermos a comunicação, nesta fase em que ele se mostra mais empenhado e interessado nos jogos.

Claro, que vou ser eu a construir a tabela de comunicação, porque neste momento, apesar de ter, supostamente, um terapeuta da fala a verdade é que essa terapia, neste momento, é inexistente.

Já só faltam mais um mês e pouco para que esta situação fique ultrapassada, uma vez que a nossa terapeuta regressa no inicio de Março.

Ontem fomos à acupunctura e à piscina e as sessões correram muito bem.

O resto do fim de semana foi passado no quentinho da nossa casa mas, com standing e exercícios de amplitude de movimentos a lembrar-nos que não podemos parar...

A semana de avaliação da cadeira não foi suficiente para percebermos se o Afonsinho irá conseguir ter funcionalidade com ela.

A minha opinião é que como todas as conquistas que já conseguimos obter, temos que lhe dar tempo, por muito que nos custe (e custa!), porque ele já nos demonstrou que quando quer consegue!

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados