Hoje acordámos cedinho, o Afonsinho continua, mesmo depois de ter dormido a sesta, a dormir a noite toda.
Depois do pequeno almoço fomos para a piscina. O condomínio onde nos encontramos é pequeno e privado e de manhã a piscina foi toda para nós. Aproveitámos, que não há olhares curiosos, para trabalhar com o Afonsinho. É óbvio, que mesmo que houvesse pessoas na piscina, não iríamos modificar os nossos planos de trabalho para estas férias mas, também é óbvio, que não ter que enfrentar olhares e rumores é bastante mais fácil.
Começámos com a canção do "bom dia" seguindo a rotina da educadora de ensino especial e estivemos a conversar com a ajuda do SPC. Falámos sobre a estação do ano, o Verão, sobre o dia e o tempo, seguidamente, falámos da roupa que tinha vestida e sobre o local onde nos encontrávamos, a piscina.
Depois colocámos as talas e calçámos os sapatinhos, para fazer carga, fazer long siting (sentar com as pernas esticadas e abertas) e ainda estivemos a jogar à bola, com a ajuda do pai, ia chutando, à vez, com o pé direito e o esquerdo, depois de tanto trabalho, entrámos na piscina, prologando o sorriso, os gritinhos de prazer e a felicidade do Afonsinho, que agora, como diz a mana, está sempre a rir.


Ainda estivemos a brincar com os cubos magnéticos e rapidamente o Afonsinho identificou todos os animais e personagens, derrubando-os sempre à primeira tentativa: o leão, o macaco, o elefante, o cão, o gato, a vaca, o porco, o passarinho, o sr. Jorge, a Mafaldinha, o Betinho e ele próprio, o Afonsinho.
Seguindo o conselho do terapeuta ocupacional, não repetimos nenhumas das situações, ou seja, após a identificação passámos para a actividade seguinte.
Ainda teve direito a um segundo banhinho. Hoje experimentámos um fato de banho com insufláveis, que sabemos não ser do agrado da nossa querida Ritinha mas, tendo o cuidado de controlámos a cabeça, a verdade é que funcionou muito bem, uma vez que o Afonsinho conseguia mexer de forma activa os braços e especialmente bem, com movimento bem articulados e correctos, as pernas.
Depois almoço, que continua a comer muito bem e uma sestinha e seguimos para a praia, com o seu fato, lá entrou na água, vibrando com as ondas, rindo e pedindo sempre mais, brincou com os seus barquinhos, na areia com o seu baldinho e formas, ancinho e pá que já agarra com alguma facilidade e depois de bem posicionados na mão, consegue manter durante bastante tempo.
Fomos passear pela praia e começamos a notar uma posição muito diferente quando o levamos ao colo, controla muito melhor a cabeça, mantém o tronco direito e apoia a mão direita, bem aberta, no ombro do pai.
Um excelente dia de Verão, com bastante calor e onde a alegria, foi uma vez mais a nota dominante.