Na hipoterapia, pensei que como já estava cansado que não iria colaborar. Mais uma vez (felizmente) enganei-me. Colaboração total, o silêncio era tão grande, que foi invadida por uma sensação de grande tranquilidade e de paz. Fez exercícios de sequência motora, trabalho de braços, tronco e cabeça, sentado com pernas à chinês, uma perna em extensão e outra em flexão, de pernas abertas sentado em cima do cavalo e para nos trazer ainda mais felicidade não só conseguiu agarrar a crina do cavalo como emitiu vários sons e sorrisos.
Afonso
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Tranquilidade e paz
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Da verdadeira luta
As palavras do abade Pastor terminaram chegando aos ouvidos de um dos sábios do mosteiro de Sceta. Este chamou os noviços depois da ceia.
“Vocês tem escutado dizer que o abade João não tem mais tentações a vencer”, disse ele.
“A falta de luta enfraquece a alma. Vamos pedir ao Senhor que envie uma tentação bem poderosa para o abade João. E - se ele vencer esta tentação - vamos pedir outra e mais outra. E quando ele estiver de novo lutando contra as tentações, vamos rezar para que ele jamais diga Senhor, afasta de mim este demónio. Vamos rezar para que ele peça: Senhor, dai-me força para enfrentar o mal”.
Postado por Paulo Coelho em 24 de Setembro de 2008
WWW.paulocoelho.com.br
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Desabafos
Escolinha
Consulta de Neuro-pediatria
Hoje, tivemos uma consulta calma e pela primeira vez, alegre e bem disposta (quem diria!!!).
Começámos, logo bem, à pergunta como tem passado o sr. Afonso, respondemos em unissono, eu e o pai, MUITO BEM!!!!
Recebemos, de imediato, um enorme sorriso do médico.
Depois as perguntas habituais, se teve mais mioclonias, como está a alimentação, se continua na Liga, que terapias está a fazer, entre outras.
Perguntou-nos porque é que tínhamos faltado à consulta da dietista, explicámos que a consulta era só para Agosto, e o Afonso continuava a perder peso e por isso tomámos a iniciativa de procurar uma médica de Gastro que nos encaminhou, no H. da Estefânia, para a dietista.
Informámos o médico, da posição da Fisiatra em admnistrar a toxina botulinica. A opinião do Dr. é favorável à admnistração nas ancas (nos abdutores)e no tibio-társico, porque vai ajudar a normalizar o tónus e os exercícios que o Afonso faz vão ser mais produtivos assim como vai ajudar na prevenção de uma possível assimetria ou luxação da anca. O única contra indicação apresentada foi a possibilidade de haver alergia ao medicamento e ficou de falar com a Fisiatra para se inteirar de mais opções.
O perímetro cefálico está, neste momento em 43,6 cm, mantém o mesmo crescimento, não houve desvios, nem para cima, nem para baixo em relação ao valor padrão, ou seja, continua a manter o seu ritmo de crescimento.
Brincámos com o facto que, quando o Afonso tinha mioclonias, não nos entendíamos mas, felizmente, estes desentendimentos já fazem parte do passado.
Mantêm-se a dose do Diplexil, afinal já houve uma diminuição da dose uma vez que o Afonsinho engordou cerca de um quilo e meio desde do inicio desta dosagem. O Afonsinho não tem mioclonias, há seis meses.
O Dr. disse-nos que estava MUITO, MUITO CONTENTE!
E nós também e mais contentes ficámos, quando nos apercebemos que a próxima consulta está prevista para daqui a NOVE MESES!!!
VIVA!!!!
Teoricamente...
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Orgulho!

Hoje, tivemos mais uma sessão de terapia da fala e fisioterapia.
Lição Nº 2 - Sumário: Mais do mesmo!
Sinceramente, não entendo, a educadora falou imenso comigo, contando histórias e situações de outras crianças mas, uma vez mais não tomou a iniciativa, "obrigando-me" a intervir por forma a que o tempo gasto pelo Afonsinho fosse, minimamente, aproveitado. Assim podemos dizer que hoje o Afonsinho brincou com a mãe sobre a supervisão da educadora.
Agora, o que não gostei mesmo (pensavam que ia deixar passar, nã!)
Parece-me também, que terá pouca experiência e revela, sem dúvida, alguma imaturidade.
Primeira saida...
Água fria
domingo, 21 de setembro de 2008
Derby caseiro

O resultado não nos foi favorável (2-0) mas, já combinámos que, no próximo jogo, estaremos no Estádio do Restelo a fazer o baptismo do Afonsinho a assistir a jogos ao vivo e a apresentar pela primeira vez o seu cartão de sócio.
Belém!!!
Natação Adaptada
O que na verdade importa é a grande melhoria que o Afonsinho apresentou hoje na piscina. Fez todos os exercícios de forma calma e tranquila, colaborando sempre. Posição ventral, dorsal, lateral esquerda e direita, rotações, agarrar e transportar as argolas. Em cima do tapete, conseguiu equilibrar-se na posição ventral, com os braços em flexão e bom equilíbrio da cabeça. Sentado, brincou com uma casinha (cubo) com telhado (triângulo), conseguindo retirar o telhado com as mãos.
O que é paralisia cerebral?
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."
Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...
Dina
Ana Jácomo
Dalai Lama
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.
Ana Jácomo
Ana Jácomo
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem
Ana Jácomo
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.
Ana Jácomo