Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Abençoado...

Ontem, iniciámos o dia na escolinha onde tudo continua a correr muito bem.

Depois do almoço seguimos para os cavalinhos para mais uma sessão de hipoterapia.

O Afonsinho continua muito participativo e colabora nos exercícios. A sessão é feita com um menino simpático e risonho, que descobriu que é bom andar a cavalo.

Depois seguimos para a piscina.

Este ano, os dias são ainda mais preenchidos e estou com algum receio de quando começar o tempo mais frio e chuvoso, não tenha coragem para andar de um lado para o outro.

De manhã, entre as 9h00 e as 9h30 jardim de infância, vou buscá-lo entre as 11h30 e as 11h45, almoço, seguimos para a hipoterapia às 13h30, voltamos para casa e chegamos por volta das 15h15, às 16h15 voltamos a sair para a piscina e regressamos por volta das 18h00 e o dia ainda não acabou, porque ainda há simbolos para aprender, exercícios para fazer, standing e um dia destes o theratogs...

A aula correu muito bem e o Afonsinho continua a fazer progressos e atingir competências a cada aula que passa.

Hoje começámos o dia com as nossas rotinas já habituais e seguimos para a escolinha.

Hoje é o dia em que o Afonsinho está duas horas com educadora de e.e. e os progressos já se começam a notar das duas partes. A educadora já o conhece, já consegue comunicar com ele e já tem o plano de actividades em marcha, por outro lado, o Afonsinho está a gostar de estar com ela, manifesta interesse nos conteúdos, agora estão a trabalhar as noções temporais e o Outono e sente-se feliz porque se sente compreendido e que lhe dão atenção.

Depois do almoço e após uma sestinha seguimos para a piscina, para mais uma aula de hidroterapia, que continua a correr muito bem, com o Afonsinho a demonstrar grande interesse e empenho na realização dos exercícios.

Os movimentos estão mais coordenados e os movimentos respondem rapidamente ao pedido, o que é uma evolução fantástica!!!

Hoje conseguiu fazer, de forma activa e verdadeiramente impressionante, uma sequência, que conseguiu repetir por várias vezes, fazendo piscinas inteiras, em que tinha que fazer bolhinhas seguido do movimento de braços.

Eu e a Ritinha estávamos estupefactas, nunca o vimos fazer nada semelhante e penso que não o esperávamos tão cedo!!!

Este menino é verdadeiramente abençoado...

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Reunião no JI

O Afonsinho continua a dormir a noite toda e a manter o controlo dos esfincteres.

Hoje, acordou muito bem disposto e depois das nossas rotinas seguimos para a escolinha.

Quando o fui buscar estava sentadinho na cadeira com a educadora ao lado que me disse que hoje tinha estado mais cooperante e se tinha mantido sentado.

Agora, nunca faz xixi na escola e só quer fazer em casa.

Depois do almoço, voltámos a sair para a escolinha, pois temos reunião com a equipa da Liga.

A sala estava "completa", por parte do JI, estavam presentes a educadora do regular, a educadora de ensino especial, a coordenadora do JI, a psicóloga do Agrupamento e um membro da Direcção do Conselho executivo e responsável pelo JI e pelo ensino especial. A equipa da liga foi representada pela directora do programa e pelos três terapeutas dos Afonsinho, fisioterepeuta, terapeuta ocupacional e terapeuta da fala e ainda lá estávamos nós: eu e o Afonsinho.

A reunião correu muito bem, com total abertura por parte do JI em relação ao Afonsinho e em especial à introdução da comunicação alternativa (SPC) na sala, não só para ele mas, também para que todos os meninos da sala pudessem aprender e partilhar esta experiência com o Afonsinho. A psicóloga deixou uma ideia interessantissima e sobre a qual nunca tinha pensado.

"Não é o Afonso que se tem que integrar, fazendo o que os outros fazem, são os outros (os meninos) que se têm que integrar, aprendendo a comunicar e a lidar com o Afonso".

Por parte da equipa da Liga, foram tecidos grandes elogias às evoluções e aos progressos que o Afonsinho vem atingindo e foram deixadas várias ideias sobre o tipo de trabalhos a desenvolver com ele: digitintas, moldagem, pintar, desenhar, ler...

A reunião correu bem.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Hidroterapia intensiva

Esta semana estamos de folga na Liga, porque é a semana de reuniões nas creches e jardins de infância e assim combinámos com a Ritinha fazer uma semana intensiva de hidroterapia com sessões diárias.
Começámos o dia com as nossas rotinas já habituais: acordar, casa de banho, tapete (para brincar um bocadinho), pequeno almoço, higiene, vestir e seguir para a escolinha.

A viagem para a escolinha correu muito bem e sem rugido de fundo.

Na escolinha esteve a trabalhar com a educadora de e.e, continuam a trabalhar as estações do ano, os dias da semana em sequência e as noções temporais (ontem, hoje e amanhã).

A cadeira também está a correr bem e o Afonsinho já se mantém sentado por períodos significativos sem choro mas, ainda faz hiper-extensão e mostra desconforto.

Depois do almoço, tivemos mais uma sessão se sacro-craniana que continua a correr muito bem e depois seguimos para a piscina.

Na hidroterapia mantém-se muito empenhado e interessado, consegue mexer os braços e as pernas de forma activa e mantém um controlo de cabeça muito mais eficaz, conseguindo controlar a cabeça por bons períodos de tempo.

domingo, 10 de outubro de 2010

Continuamos a progredir...

Na sexta feira não fomos às terapias, porque o avô teve alta hospitalar e agora, à semelhança o que aconteceu quando teve os outros avc's vai ficar connosco durante uns tempos.

No sábado iniciámos o dia com mais uma sessão de acupunctura seguida de hidroterapia, a primeira aula desta semana.

O Afonsinho esteve muito bem e mostrou alguns progressos: segurou com relativa facilidade com as duas mãos as argolas, conseguiu fazer alguns batimentos com as pernas, as respirações também estiveram um bocadinho mais coordenadas, bem como o controlo de cabeça. Mostrou-se muito interessado e estava muito divertido.

O resto do fim de semana foi passado em casa entre muito miiimo, exercícios de amplitude de movimentos, carga nos membros inferiores.

O Afonsinho está muito tranquilo, tem comido muitíssimo bem, como nunca o tínhamos visto comer, dorme lindamente de noite (esta noite dormiu mais de doze horas), está muito bem disposto e animado, participa de forma entusiasta nos exercícios e continua a controlar com sucesso total os esfincteres, continua a conseguir sentar-se na cadeira de conforto por alguns periodos, que são cada vez de maior duração.

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados