Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Novamente constipadinho


O Afonsinho passou mal a noite e acordou cheio de tosse e muito queixoso.

Como não tinha febre e comeu muito bem, decidi levá-lo a escolinha, porque hoje ia para a sala da pré-marcha.

Quando o fui buscar a P. disse que ele tinha estado muito bem e hoje pintaram. Estão a fazer a prenda da Páscoa. Disse-me que tinha dormido um bocadinho depois do almoço, que tinha comido muito bem mas, que estava muito ranhosinho.

Seguimos logo para a Liga.

Hoje tinha terapia ocupacional. Não colaborou esteve sempre muito queixoso e só esteve bem na integração sensorial.

Hoje era um daqueles dias que devia ter seguido o instinto e o coração e devia ter ficado em casa com ele.

Estava tão rabugento e queixoso que acabei por lhe dar Actifed. Começou a melhorar mas, não conseguia dormir e acabei por passar o resto da tarde sentada no sofá com ele ao colo, a adormecer e a acordar sempre que tossia, vamos ver como corre a noite e o fim de semana.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Almoço completo


Hoje, após uma noite em que o Afonsinho dormiu bastante bem, acordámos mais tarde do que é costume.

O Afonsinho comeu muito bem o pequeno almoço. Hoje banana com bolachas uma vez que ontem tinha bolsado um bocadinho a papa de maçã.

Hoje levei almoço completo. Sopinha, pescada cozida com batata, cenoura e brócolos e uma pêra red.

O Afonsinho esteve muito bem e... comeu tudo!!!

Depois fomos logo para a Liga.

Hoje tivemos fisioterapia e terapia da fala.

O Afonsinho esteve sempre mal-disposto e fartou-se de bolsar, não só o almoço mas, também "quilos" de expectoração.

Chegámos à conclusão que comeu de mais ao almoço e que está cheio de "ranhoca".

Na terapia da fala continuou a bolsar e não fizemos treino alimentar, que hoje era cereiais estrelitas. Fica para a próxima semana.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

É mentira...


Já tinha visto em alguns blogues, este desafio e pensei que no dia 1 de Abril iria desafiar algumas amigas.

Este desafio é composto por nove factos sobre nós, sendo que três deles SÃO MENTIRA, deve ser passado a seis pessoas (tantas quanto os factos verdadeiros) e três dias depois devemos repor a verdade, ou seja, dizer quais os factos que mencionámos e que não eram verdadeiros.


1. Comecei a namorar aos 6 anos
2. Trabalhei no Diário de Noticias
3. Tive um gato que se chamava Choné
4. Tenho um curso de informática na área da programação e da utilização
5. Antes de casar morava na Cova da Moura
6. Já trabalhei com o Herman José
7. Já trabalhei num Centro de Apoio Pedagógico (ATL).
8. Já trabalhei numa loja dos 300 (na altura em escudos)
9. Joguei futebol até aos 14 anos


Agora, o desafio para as minhas queridas amigas:

Cláudia (Baunilha e Chocolate), Cristina (Viver devagar), Mary Jo (SushiMaria), Carol (Casa de Palavras), Joana (OBlog da Cortes) e Sofia (Partilhar ombro amigo)


Divirtiam-se!!!

Boa!!!

Hoje a aula de natação só teve 30 minutos. Chegámos atrasados e como a C. não tinha almoçado pedi à R. se podia fazer a aula sozinha com o Afonsinho.


Quando voltámos do almoço, super rápido, o Afonsinho estava no colchão a fazer exercícios com os braços dobrados e controlo de cabeça e posição para "gatinhar", mal nos sentiu (ainda antes de nos ver) começou logo a refilisse.

A R. foi mostrar-nos, mais uma novidade, pegava nele, "mandava-o" o ar e deixava-o cair na água (mas com a cabeça fora de água) e dizia "boa". As primeiras vezes que ele fez não disse nada e a R. disse que ele a tinha imitado e repetido "boa". Voltou a fazer e ele disse "boa", e repetiu mais duas ou três vezes a palavra "boa".

Disse à R. que ele dizia bom mas, que era a primeira vez que o ouvia dizer BOA...

Depois a R. deu-lhe um duchinho prolongado que o Afonsinho adora e logo começámos a ouvir os seus gritinhos de prazer e o seu sorriso com as suas covinhas deliciosas...
Depois de uma sestinha, comeu uma enorme tigela de cereais (estrelitas) e esteve a ver os Morangos com a mana, sentadinho no puff.

BOA, Afonsinho!!!

A primeira mordidela!!!


Hoje, acordámos cedinho e o Afonsinho acordou muito bem disposto. O pequeno almoço foi tomado num instante e de repente já tínhamos a casa cheia de barulho. Hoje, finalmente, acabaram de partir a cozinha, a fuga foi reparada e agora vamos esperar calmamente mais umas duas a três semanas para as paredes secarem e arranjarem os estragos causados.

Hoje o caminho para a escola foi bastante tranquilo, pois a mana (a "boicotadora") foi com o Afonsinho atrás.

Hoje tinha consulta com o nutricionista. Depois de estar mais de uma hora à espera, perguntei na recepção o que é que se passava. A sala tinha mais de 30 pessoas à espera. Fui informada que um dos médicos tinha faltado e os pacientes desse médico estavam a ser encaminhados para os colegas respeitando a hora de chegada (e não a de marcação), naquela altura tinha uma pessoa à minha frente. Passou mais meia hora e voltei a dirigir-me à recepção e expliquei à senhora que não podia esperar, pois tinha que ir buscar o Afonsinho ao colégio, pediu-me para aguardar mais um bocadinho, pois tinha acabado de entrar a senhora que estava à minha frente. A senhora entrou, saiu e eu continuava à espera. Dez minutos depois, falei novamente com a recepção (agora com outra senhora) e ela ligou ao Dr. dizendo que a minha consulta era às 10h45 que eram 12h45 e que eu não podia esperar muito mais. Pediu-me para esperar mais uns minutinhos, que viraram mais de trinta minutos e disse à senhora que tinha mesmo que me ir embora. A senhora voltou a ligar ao senhor Dr., a dizer que eu me ia embora, que lhe deve ter dito (uma vez que eu não ouvi) então que fosse. A senhora pediu-me imensa desculpa (como se eu tivesse ouvido). Pedi-lhe para me marcar uma nova consulta e para fazê-lo, obviamente, perante tanta falta de respeito, para outro médico. Assim, lá me marcou nova consulta para dia 14 de Abril e disse-me que o Dr. (o novo) era muito pontual. Este país é uma verdadeira vergonha e é por esta e por outras semelhantes, que nunca deixaremos de ser um país do terceiro Mundo (não existe quarto, pois não?) Foi uma bela manhã, duas horas e meia à "seca" mas, realmente eu sou mesmo muito bem formada e educada.

Fui buscar o Afonsinho, que entretanto já estava a dormir.

Comeu muito bem. Hoje era papa de fruta, porque tínhamos natação às duas horas.

A P. disse-me que a M. lhe tinha mordido e mostrou-me a cara do Afonsinho toda marcada e inchada. Perguntei à P. (que deve achar que eu sou meio "tonta") se o Afonsinho tinha ficado sentido e se tinha percebido que a amiguinha o tinha magoado.

A P. disse-me que ele tinha feito beicinho e tinha chorado muito. Depois a M. quis brincar com ele e tentou aproximar-se mas, o Afonsinho não quis brincar com ela.

Fiquei feliz, por ele ter percebido e reagido adequadamente. Ainda não há muito tempo, o Afonsinho não sentia dor e é muito importante para o desenvolvimento dele, que sinta dor e que expresse os sentimentos adequados em cada situação, neste caso, ficou sentido com a amiga.

Boa, Afonsinho!!!

terça-feira, 31 de março de 2009

De volta às terapias

Hoje voltámos às terapias.

Primeiro fisioterapia, o Afonsinho fez todos os exercícios e esteve sempre a colaborar.

A terapeuta trouxe uma espécie de lápis que fazia bolinhas de açucar em vez de bolinha de sabão. Não me lembro do nome da loja onde ela comprou mas é super engraçado, faz imeeeensas bolinhas e como são de açucar em vez de sabão podem cair nas mãos, na cara ou mesmo na boca que não tem problema, pois para além de saberem bem (a algodão doce) são hipoalergénicas.

Depois, terapia da fala.

Esteve a fazer exercícios respiratórios (hoje a respiração estava no sitio certo) e esteve a brincar com animais e tinha que os identificar com o som, o boneco e tentar reproduzir (oralmente) o som que faziam, para além de os manipular. Conseguiu imitar o "mum" da vaca e conseguiu agarrar e manipular os brinquedos, esteve também a manipular os objectos num tabuleiro com espuma.

A identificação auditiva é imediata, a identificação pelo olhar também é imediata e o tentar agarrar também e executa os movimentos de forma rápida e repetida. A coordenação olho/visão está muito melhor. Neste momento identifica o objecto e consegue direccionar a mão para o objecto.

Claro que a minha parte racional de imediato, perguntou à terapeuta.

Então e a dificuldade no inicio do movimento? Uma das "grandes" dificuldades do Afonsinho.

Neste momento continuamos numa fase de pequenos (grandes) desenvolvimentos, com informações diversas, movimentos trocados em que o padrão dos movimentos "normais" e os movimentos onde o Afonsinho apresenta maiores dificuldades se misturam...

Esperamos, como sempre!!!


Continuamos a viver um dia de cada vez mas, é enorme a expectativa para perceber onde é que todos estes pequeninos passinhos, pequeninos desenvolvimentos, nos vão levar nos tempos mais próximos...

A sala da pré-marcha


Hoje, após mais uma noite bem dormida, o "princeso" acordou bem disposto e comeu muito bem ao pequeno almoço.

Voltámos a ir para a escolinha sozinhos e hoje o Afonsinho começou a chorar com lágrimas e muito sentido comigo mal se sentou na cadeira (ainda antes de colocar o cinto de segurança).

Quando chegámos à escolinha a caminha da sua salinha, uma boa surpresa. A P. estava na sala da pré-marcha com a amiguinha M. (que já começou a gatinhar) e o Afonsinho foi directamente para lá.

Quando o fui buscar a P. disse que ele tinha estado muito bem na outra sala, ainda não interagiu com os outros meninos e estava bastante admirado com a sala. Disse que olhava atentamente para tudo.

A B. que no inicio do ano estava na mesma salinha que ele e era a sua melhor amiga, continua a conhecê-lo e aproximou-se de imediato e quis brincar com ele.

A P. disse que tinha estado no parque e que ainda acha o Afonsinho "murchinho", ainda não recuperou totalmente. Almoçou muito bem.

A adptação à próxima etapa (sala da pré-marcha) começou e hoje saí da escolinha com o coração apertado.

Os meninos desta sala já se sentam bastante bem numa cadeira, para trabalharem na mesa. O Afonsinho ainda está longe de atingir este objectivo e foi com uma grande mistura de sentimentos, que iam da felicidade à tristeza e à dor que hoje encarei esta mudança.

Espero que os próximos dias, as próximas semanas me tragam serenidade e coragem para conseguir superar mais este obstáculo, para que possa ajudar o Afonsinho nesta nova etapa.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Que susto!


Hoje acordámos cedinho, o Afonsinho dormiu a noite toda e acordou bem disposto e comeu muito bem ao pequeno almoço.

Quando estávamos a sair de casa e lhe fui dar o medicamento (diplexil) aconteceu aquilo que há muito receávamos mas que julgámos que nunca iria acontecer. O Afonsinho trincou a pipeta (que é de vidro) e partiu-a. Ficou com a boca cortada, não sei se foi do vidro ou se fui eu, que de imediato reagi e lhe pus as mãos na boca para retirar o vidro e não o deixar engolir. Dei-lhe imenso soro e penso que não engoliu nenhum vidro mas, apanhámos um valente susto!!!

Depois lá fomos para a escolinha, quando chegámos já estavam no parque (tal eram as horas) e ficou de imediato lá sentadinho a brincar com a sua amiguinha do momento a M.

Hoje levou papa porque como ia ter natação, almoça em casa. a P. disse que ele comeu muito bem e que tinha estado bastante bem disposto.

Almoçou razoavelmente, sopinha, filete de pescada com arroz.

Hoje, esteve na água na companhia da mana e do primo. Esteve pouco colaborante nos exercicios mas gostou muito das brincadeiras e manteve-se bastante tempo a "nadar" com a cabeça levantada enquanto cantávamos e fazíamos barulho com as maracas.

Só vimos o seu sorriso quando estava na jacuzzi e lá nos brindou com alguns gritinhos de prazer. Hoje não fez mergulhos por precaução.

Quando chegámos decidi dar-lhe cereais (estrelitas) para o lanche. O Afonsinho adorou e comeu muito bem.

Definitivamente ele gosta é de comer comida de "gente grande" e está enjoado e farto das papinhas de bebé.

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados