Hoje voltámos às terapias.
Primeiro fisioterapia, o Afonsinho fez todos os exercícios e esteve sempre a colaborar.
A terapeuta trouxe uma espécie de lápis que fazia bolinhas de açucar em vez de bolinha de sabão. Não me lembro do nome da loja onde ela comprou mas é super engraçado, faz imeeeensas bolinhas e como são de açucar em vez de sabão podem cair nas mãos, na cara ou mesmo na boca que não tem problema, pois para além de saberem bem (a algodão doce) são hipoalergénicas.
Depois, terapia da fala.
Esteve a fazer exercícios respiratórios (hoje a respiração estava no sitio certo) e esteve a brincar com animais e tinha que os identificar com o som, o boneco e tentar reproduzir (oralmente) o som que faziam, para além de os manipular. Conseguiu imitar o "mum" da vaca e conseguiu agarrar e manipular os brinquedos, esteve também a manipular os objectos num tabuleiro com espuma.
A identificação auditiva é imediata, a identificação pelo olhar também é imediata e o tentar agarrar também e executa os movimentos de forma rápida e repetida. A coordenação olho/visão está muito melhor. Neste momento identifica o objecto e consegue direccionar a mão para o objecto.
Claro que a minha parte racional de imediato, perguntou à terapeuta.
Então e a dificuldade no inicio do movimento? Uma das "grandes" dificuldades do Afonsinho.
Neste momento continuamos numa fase de pequenos (grandes) desenvolvimentos, com informações diversas, movimentos trocados em que o padrão dos movimentos "normais" e os movimentos onde o Afonsinho apresenta maiores dificuldades se misturam...
Esperamos, como sempre!!!
Continuamos a viver um dia de cada vez mas, é enorme a expectativa para perceber onde é que todos estes pequeninos passinhos, pequeninos desenvolvimentos, nos vão levar nos tempos mais próximos...
1 comentário:
Foto gira como sempre.
E como sempre a trabalhar muito bem.
fico sempre muito feliz com as boas notícias.
Beijocas muito gordas para todos.
:) M.M.G.
Enviar um comentário