Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Progressos... sempre!

Hoje a noite correu um bocadinho melhor, o Afonsinho acordou às quatro da manhã mas, voltou a adormecer.

Depois do pequeno almoço, seguimos para a escolinha. Hoje tivemos um apoio extra com a educadora de ensino especial.

Continuam os ensaios para a festa de natal e já sabemos o tema deste ano. "O circo do pai Natal" e nós, pais e filhos, da sala do Afonsinho, vamos ser... palhaços, nem mais!!!

Depois do almoço e da sesta seguimos para a Liga, para mais uma sessão de terapia da fala e de terapia ocupacional.

Hoje estivemos a dar o lanche, pãozinho, com o Afonsinho sentado no sofá e depois na table form.

Pela primeira vez o Afonsinho comeu sentado!!!

Não houve reclamações, não houve birra mas, o que ele queria era comer mais!!!

Depois "correram" comigo da sala, porque hoje era dia de fazerem as prendas de natal, para os papás e manos e o Afonsinho, esteve a pintar.

Na terapia ocupacional, esteve a fazer exercícios de integração sensorial na tábua elevada mas, sentado no sofá/cadeira.

Esteve uma vez mais, muito bem e não o ouvimos. Fica tão calmo e tranquilo...

No caminho até casa, NÃO HOUVE CHORO!!!!

Acho que me vou habituar, rapidamente, a estas viagens tão silenciosas...

Hoje, trouxemos o sofá para casa, para ver o comportamento do Afonsinho. Penso que, desta vez, vai correr tudo bem.

Grandes progressos, grandes alegrias, felicidade que não cabe neste planeta...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Mais progressos...

Após, mais, uma noite praticamente em branco, deitei-me às duas e o Afonsinho acordou às três da manhã, com um bela insónia e só voltou a adormecer às sete e meia da manhã, faltámos à hipoterapia e à escolinha.

A manhã foi passada de forma tranquila. O Afonsinho acordou às nove e meia e ao longo da manhã, foi dormitando, almoçou razoavelmente e depois seguimos para a Liga, para mais uma sessão de fisioterapia e terapia ocupacional.

Hoje a terapia ocupacional foi divida entre o sofá e a piscina insuflável, mais uma vez o Afonsinho esteve muito bem, sem qualquer choro ou desconforto e foi colaborando com o terapeuta nos exercícios.

Na fisioterapia esteve a fazer exercícios para sentar e estar de gatas. Colaborou mas, notava-se que estava cansadinho. Porque seria?

Hoje, para além de uma estagiária do 3º ano de fisioterapia, contámos já no fim da sessão com a presença da ex-fisioterapeuta, que estava muito admirada com as evoluções que o Afonsinho apresenta, especialmente o controlo de cabeça.

Escusado, será dizer, que gostei muito de a ouvir e fiquei feliz com as observações dela.

Hoje, levei o colete e as talas, para colocarmos o Afonsinho de pé e mostrar à fisioterapeuta se a posição é adequada para ele e se o podemos continuar a colocar na posição de pé.

A fisioterapeuta e a terapeuta da fala ficaram muito felizes com a posição de pé, referindo que ele apresenta um óptimo controlo nos membros inferiores, fruto de muito trabalho em casa. Respondi-lhes que ele sempre gostou das talas mas, a fisioterapeuta, voltou a referir que tal só acontecia, graças ao nosso trabalho.

Eu penso, tal como lhes transmiti, que todos nós somos importantes no trabalho desenvolvido, porque é graças à equipa fantástica que acompanha o Afonsinho e a tudo o que nos ensinam que podemos, em casa, dar continuidade ao trabalho que desenvolvem com ele.

A terapeuta da fala diz que todos os terapeutas confirmam os enormes progressos do Afonsinho, enquanto elas, por vezes, tem dificuldades em o fazer.

As terapeutas, tal como nós, que estamos todos os dias com o Afonsinho não nos apercebemos que ele está a fazer progressos tão grandes. Claro que todos os dias vamos vendo pequenas melhorias, pequenos passos mas, é diferente de quem o vê de 2 em 2 semanas ou de mês a mês.

O mais importante é que, mesmo que seja muito devagar, o Afonsinho continua a melhorar, a evoluir, a fazer progressos e esses são os indicadores, de que estamos no caminho certo e rodeados de uma fantástica equipa, que luta diariamente ao nosso lado para fazer a diferença na vida do nosso menino.

Continuamos a caminhar, neste nosso caminho que se faz caminhando...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Tudo bem!

Hoje acordámos cedinho, tomámos um banhinho e um excelente pequeno almoço e seguimos para a escolinha.

Quando chegámos, apesar de ainda ser cedo, já lá estava a educadora de e.e. a preparar o computador para trabalhar com o Afonsinho.

Quando o fui buscar, disseram-me que tinha estado tudo bem!

Esteve bem nas actividades, comeu bem, dormiu bem e lanchou bem.Parece que, finalmente, está a entrar e a ficar adaptado às novas educadoras, à nova sala e às novas rotinas.

A C. comentou com um ar feliz: " mãe, olha as mãos dele, estão bem abertas..."

Depois seguimos para a piscina. Hoje fizemos a aula toda na piscina de água quentinha, que não estava assim tão quente...

Começámos a aula sentados nos degraus, a trabalhar a posição de sentado, a postura e o controlo de cabeça. A Ritinha ia fazendo bolhinhas e por várias vezes o Afonsinho imitou-o conseguindo fazer por bastante tempo.

Depois estivemos a nadar e é notória a evolução do Afonsinho, na posição dorsal, em relação ao controlo da cabeça.

Hoje, fizemos vários mergulhos, sendo que o mergulho que faz com a Rita foi bastante prolongado, com o Afonsinho a tocar com as mãos, bem abertas, no chão da piscina, mesmo no fundo...

A aula acabou com o jacuzzi, perante o olhar e o sorriso de felicidade do Afonsinho.

Quando chegámos a casa, ainda dormitou mas, por muito pouco tempo. Jantou razoavelmente, adormecendo de seguida.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Recorde atrás de recorde!!!

Pois é... na sexta feira iniciámos o nosso dia de maneira diferente, trocámos a escolinha pela natação.

Começámos a aula na piscina de água menos quente, mesmo muito menos quente, a água de manhã está mesmo fria. Mesmo assim o Afonsinho esteve muito bem e não apresentou qualquer sinal de hipertonia mas, rapidamente, quer dizer cerca de meia hora depois, tivemos que pedir à fisioterapeuta do Instituto de Reumatologia para nos deixar entrar na piscina de água quentinha.

O Afonsinho despertou, obviamente, o interesse dos participantes desta aula, composta por senhores e senhoras que já pertencem à classe sénior.

Estivemos sentados nos degraus da escada a fazer alongamentos mas, quando começaram a fazer jacuzzi, tivemos que pôr o Afonsinho a fazer também, pois não parava de olhar com um ar muito espantado como quem diz: Então e eu?

Depois da aula acabar, fomos agradecer à fisioterapeuta que se mostrou muito interessada no caso do Afonsinho e não queria acreditar no diagnóstico dele: tetraparésia espástica, dizendo que por tudo o que tinha observado, antes, durante e depois da aula que para ela, quanto muito o Afonsinho estava com alguma hipotonia.

Claro, que escusado será dizer que gostei imenso de a ouvir...

Depois, casinha, dormir e almoçar para seguir para mais uma sessão de terapia da fala e terapia ocupacional.

Na terapia da fala continuamos a trabalhar com os animais e os sons. O Afonsinho voltou a estar muito bem, colaborando e identificando de forma correcta e sempre à primeira tentativa os animais com as mãos.

Hoje, tivemos mais uma novidade. Quando a terapeuta lhe pediu para ele lhe dar a mão, ele, apesar de ter demorado algum tempo, o tempo dele, conseguiu fazê-lo, por várias vezes e sempre à primeira tentativa.

Depois a grande novidade, integração sensorial no novo sofá.

Pensei que o que tinha acontecido no dia anterior não se iria repetir, até porque estando sentado na tábua elevada, o sofá funciona como um baloiço, o que o Afonsinho detesta mas, uma vez mais estava completamente enganada.

Esteve TRINTA MINUTOS sentado, muito tranquilo e muito quietinho, estava com um ar tão calmo que eu e o terapeuta ficámos muito admirados.

Saiu do sofá, apenas, porque o terapeuta queria fazer outros exercícios e já pedimos o tamanho abaixo, para ver como fica posicionado e se tudo correr dentro do previsto, rapidamente vamos fazer mais uma nova aquisição para a nossa sala.

Estou ansiosa que chegue a próxima quinta feira, uma vez que na terça é feriado, para ver se continuamos a ter esta excelente reacção por parte dele.

A caminho de casa, mais uma excelente novidade, veio TODO o caminho sem chorar!!!

Mais um dia fantástico, com imensos progressos na vida deste menino, que é simplesmente FANTÁSTICO!!!

Preguiçar...

Ontem, o Afonsinho foi para a escolinha, porque tinha apoio com a educadora de e.e.

Já começaram os ensaios para a festa de Natal.

O Afonsinho esteve muito bem disposto, comeu, dormiu e lanchou muito bem.

Depois da escolinha, seguimos para a piscina, para mais uma aula de natação,contámos com a presença da tia A., que foi assistindo deliciada aos progressos do Afonsinho e ficou estupefacta quando a Ritinha mergulhou com ele.

A aula correu muito bem, com o Afonsinho a colaborar nos exercícios: alongamentos, lateralizações, mergulhos, nadar com uma notável melhoria no controlo de cabeça, a fazer bolhinhas...

Acabámos a aula no jacuzzi, para enorme alegria do Afonsinho, que adora os jactos, tentando mesmo nadar e conseguindo mover os braços contra a força do jacto, que é potentissima.

No fim da aula achámos que estava cansadinho.

Hoje, passámos o dia em casa. Um dia cinzentão que convidava ao sofá, ao quentinho da manta e ao calor da lareira...

E assim ficámos a preguiçar durante todo o dia e soube tão bem...

Mais um excelente fim de semana!

O sábado começou com mais uma sessão de acunpuctura, que correu muito bem e com total colaboração por parte do Afonsinho.

A tarde foi passada em casa, entre exercícios, standing frame, talas e muito miminho. Hoje tivemos mais uma novidade e pela primeira vez o Afonsinho conseguiu, ficar sozinho em pé, apoiado no sofá, utilizando as talas nas pernas.

Foi simplesmente, ESPANTOSO!!!


A c. teve a sua primeira experiência numa campanha de solidariedade e passou a tarde e o principio da noite, foram cinco horas e meia, a angariar alimentos para o banco Alimentar contra a fome.

Vinha cansada mas extremamente feliz, por perceber que as pessoas, mesmo num país que atravessa uma grave crise financeira, contribuiem, de forma significativa, para esta causa.

No Domingo de manhã, voltou para mais um turno, desta vez só até à hora do almoço.

Depois de terminadas as suas obrigações como escuteira, seguimos para casa da minha amiga Cláudia, para um almoço mandarim, que prometia.

Pela primeira vez em três anos chegámos a horas a um compromisso!!!

Como sempre, o tempo passou rapidamente. A tarde foi calma e tranquila com o Afonsinho muito bem disposto, sentado no tapete por longos periodos e com o G. com a boa disposição que o caracteriza a proporcionar-nos grandes momentos de alegria e de grandes gargalhadas. Está simplesmente fantástico.

As meninas, que são tão amigas e se entendem tão bem, passaram a tarde na brincadeira, ficando tristinhas, por a tarde e o convívio chegarem tão rapidamente ao fim...

Eu e a minha amiga, é o mesmo de sempre. Temos sempre mil e uma coisas para falar, o tempo é sempre muito escasso e sentimos sempre que estamos pouco tempo juntas...

Foi mais um óptimo fim de semana, repleto de alegrias...

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados