Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sábado, 3 de novembro de 2012

Avaliação Pediasuit

Hoje iniciámos o dia com mais uma sessão de terapia cubana. O Afonso esteve muito bem, apesar do pouco, ou quase nenhum, trabalho que tem desenvolvido nas últimas semanas.
 
Depois da terapia, um almoço rápido e seguimos em direção a Viseu para fazer a avaliação do Pediasuit.
 
O Afonso portou-se muito bem durante a viagem mas estava muito ansioso com a avaliação. Eu expliquei-lhe como era o fato e mostrei-lhe alguns vídeos na Internet, onde ele pode ver meninos "a voar" e por isso era grande o entusiasmo em vestir o fato de "astronauta".
 
A avaliação foi feita com duas conceituadas terapeutas brasileiras e com a Marta que vai começar a acompanhar o Afonso, primeiro com o CME e depois com o Pediasuit e correu muito bem, apesar do Afonso ter feito imensa hiper-extensão e ter um excesso de saliva, que não víamos há anos.
 
Na posição de sentado, apesar de ter feito imensa hiper-extensão, foi visível que ao fim de algum tempo com o fato, o padrão foi diminuindo mas, a grande surpresa estava guardada para o final, quando foi colocado na posição ventral e em movimento e se tornou noutra criança: quase sem padrão e hiper-extensão, com controlo de cabeça, cabeça na linha média e especialmente uma criança entusiasmada e muito feliz!
 
O Pediasuit vai estar disponível muito em breve em Lisboa e juntamente com o CME e vão passar a fazer parte do plano de reabilitação do Afonso.
 



 
 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Viagem Pelo Corpo Humano


Hoje fomos ver o espetáculo "Viagem Pelo Corpo Humano" no Tivoli.
 
O Afonso comportou-se maravilhosamente, esteve muito atento durante todo o espetáculo, sorriu, riu, estava mesmo feliz e consequentemente nós também.
 
Assistimos a uma viagem pelo corpo humano e conhecemos a vitamina, os glóbulos brancos, os vermelhos, o coração, o cérebro (o favorito do Afonso), enquanto tentavam descobrir o virus, verde com bolinhas vermelhas, que estava a deixar a Maria doente, um musical muito divertido e interessante que fez as delicias do Afonso, que ficou tristinho quando acabou.
 
 
A fotografia tirada com o iphone não ficou muito bem mas ele estava tão bonito e tão feliz que fica aqui para mais tarde recordar...

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Cuevas Medek Exercises - CME

O método Cuevas Exercício Medek (CME), é uma abordagem fisioterapêutica para crianças que sofrem de atraso de desenvolvimento motor causado por uma síndrome conhecida ou desconhecida não-degenerativa que afeta o Sistema Nervoso Central.
Esta terapia pode ser aplicada a crianças a partir dos 3 meses até alcançar e controlar a marcha independente. O uso desta terapia pode ser...
limitada pelo tamanho da criança e peso, porque o terapeuta praticante de CME precisa de expor a criança à gravidade, através de um apoio distal progressivo.
Esta abordagem foi criado e desenvolvido por Ramón Cuevas, fisioterapeuta chileno, durante os anos setenta em Caracas, Venezuela.
O pressuposto fundamental do CME baseia-se na necessidade de reforçar o potencial de recuperação natural das crianças com compromisso de desenvolvimento. Esta propriedade subjacente do Sistema Nervoso Central continua a impulsionar o processo de desenvolvimento, mesmo após as sequelas estarem estabelecidas.

A reação natural do "potencial de recuperação" por si só não tem suficiente para que a criança adquira as competências do desenvolvimento motor normal. Por este motivo é fundamental que a criança inicie a terapia aquando dos primeiros sinais de alerta de perturbação de desenvolvimento.

O nível final de independência motora alcançado pela criança dependerá dos seguintes factores:
1) O reconhecimento precoce da perturbação de desenvolvimento motor.
2) A existência de potencial cerebral de recuperação.
3) A aplicação atempada de uma abordagem confiável de terapia motora.
4) A execução constante de exercícios apropriada até conseguir o controlo motor total.

Características do CME
1. Provoca o aparecimento de funções motoras automáticas, anteriormente ausentes.
2. A cooperação e motivação da criança não são requisitos em fisioterapia CME.
3. Expor a criança a influência natural da força da gravidade com a progressão gradual ao apoio distal.
4. Manobras de alongamento são integrados na fisioterapia CME.
5. Condição de alto tónus muscular nos membros inferiores não é um obstáculo para estimular o controlo de posição em pé.
6. Um período experimental propõe-se demonstrar os resultados a curto prazo de Fisioterapia CME (8 semanas).

Na primeira avaliação é definida a idade motora da criança, juntamente com os pais são definidos 3 objectivos de tratamento que devem ser alcançados em 8 semanas.
Após as 8 semanas, a criança deve ser reavaliada, se os 3 objectivos forem atingidos a família é aconselhada a continuar a terapia. Se 1 ou 2 objectivos forem atingidos a família deve escolher se pretende continuar. Se nenhum objectivo for atingido, então é necessário compreender porquê e aconselhar a família a procurar outro meio de reabilitação.

Para além das sessões de terapia com um fisioterapeuta certificado em CME, é definido um programa de exercícios para ser realizado pelos cuidadores. Deste modo, um programa de 8 semanas de terapia continuada é constituído pelas terapias com o fisioterapeuta e pelas terapias com os cuidadores. Os exercícios devem ser realizados 5 dias por semana, 2 vezes por dia.
 
Informação retirada de Gabinete de Fisioterapia e Osteopatia

Avaliação CME

As últimas semanas foram de re-organização, uma vez que, contra a nossa vontade, fomos forçados a alterar o nosso plano de terapias.
 
A primeira avaliação que fizemos foi o Método Cuevas Medek Exercise - CME.
 
A terapeuta conquistou de imediato o Afonso, a avaliação concluiu que a idade motora do Afonso são cerca de três meses e meio e definimos os três objetivos a alcançar no primeiro período de tratamento que dura oito semanas. Temos que fazer duas sessões de exercícios por dia, dois períodos de 45 minutos, o que significa que vamos ter que aprender os exercícios para os poder fazer em casa.
 
Ainda não definimos a periodicidade da terapia, uma vez que vamos fazer outra avaliação no sábado e só na segunda-feira iremos definir o plano de tratamentos.
 
Achei os exercícios difíceis de fazer e não fiquei muito entusiasmada, porque não sei como vou conseguir organizar o tempo do Afonso para conseguir trabalhar, ainda mais, em casa.
 
A Marta explicou-me com muita paciências alguns exercícios, para o controlo de cabeça e fortalecimento do tronco, que eu vou tentar trabalhar com o Afonso.
 
Quando o F. chegou do trabalho, estive a explicar-lhe os exercícios e fui fazendo com o Afonso e de repente o Afonso só se queria pôr em pé (ele que não tem força nos joelhos) e começou a dar passos, atrás de passos...
 
E...  o entusiasmo chegou rapidamente! 

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados