
Afonso
sábado, 17 de janeiro de 2009
O post 400

Os seguidores
Desde que li a sua história que fiquei completamente apaixonada por ele.
A mãe, é para mim um EXEMPLO, de coragem, de espirito de sacrifício, de superar os limites fisicos e emocionais. Apesar da situação do seu querido filho, está sempre disponível para ajudar e apoiar, é solidária e tem o coração cheio de amor.
É solidária e muito disponível, nunca se esquecendo de partilhar as actividades que vai desenvolvendo com o João a quem lê o blogue.
Adoro o seu espírito de partilha!
Identifico-me muito com este blogue. Tal como a minha, a gravidez foi planeada minuciosamente, tudo estava previsto, os nossos menino são praticamente da mesma idade e ambos têm epilepsia mioclónica.
Tal como eu, a Cristina vive um dia de cada vez, com esperança e optimismo mas, de forma realista e empenhada. Está decidida a vencer os maus prognósticos e em controlar as crises do seu menino.
Penso que o nosso lema de vida, também pode ser o mesmo:
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Orgulhosa!
Temos namoro...
Foi uma noite difícil, o Afonsinho "baralhou-se" e trocou os sonos.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Terapia da Laranja
Objectivos: Manipular a laranja, perceber a textura e a diferença entre a de plástico e a verdadeira, cheirar e provar o sabor.
O Afonsinho quando viu a laranja verdadeira, de imediato a tentou agarrar e deu indicação com a boca que era para comer.
Uma reacção FANTÁSTICA, ainda mais porque ele não come laranja.
Cheirou a laranja e esteve a "comer" através de uma gaze, uns bocadinhos, a principio não gostou muito mas, no segundo bocadinho começou logo a mastigar e teve uma reacção muito positiva.
Esteve a mexer dentro de uma caixa em "rodelas de batata" de esferofite com a laranja de plástico lá dentro, conseguiu tirar várias "rodelas" para fora da caixa, fechar a tampa, agarrar a caixa e sempre que a terapeuta lhe tirava as mãos de dentro da caixa, voltava a colocá-las lá dentro.
Foi uma óptima sessão com colaboração total do Afonsinho que gostou muito dos exercícios.
VIVA!!!!
As amiguinhas...
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Estou cá!
No carro, sempre a chorar...
Hoje acordámos muito cedinho e conseguimos chegar à escolinha às 9h30.
O choro no carro está cada vez pior, agora já não é birra, chora e chora com muitas lágrimas e num tom muito infeliz...
Hoje fiquei cheia de dores de cabeça e no coração. Já não sei o que posso fazer. Ando sempre acompanhada para todo o lado, para que ele não passe muito tempo na cadeira a chorar mas, de casa à escola são apenas 10 minutos e eu pensava que fazendo todos os dias este bocadinho, com o tempo a situação iria melhorar até desaparecer mas, parece-me que estava completamente enganada, já lá vão mais de TRÊS MESES e a situação não só não melhorou como piorou!
Hoje, levei o banco triangular para a escolinha, a P. ficou com um ar assustado quando o viu mas, depois de sentar o Afonsinho percebeu, de imediato, que era bastante fácil.
O Afonsinho começou por reagir bem mas, depois começou a chorar, a M. a amiguinha que tem 9 meses, fez um enorme beicinho e começou a chorar também. Achei fantástica a reacção da amiguinha.
Disse à P. para o ir sentando, pouco a pouco, e quando começasse a chorar para o tirar, para ver se o consegue ir habituando.
Quando o fui buscar, a P. disse-me que ele tinha estado várias vezes sentado e que ela o foi tirando conforme tínhamos combinado mas, que esteve bastante bem.
Hoje, ao contrário de ontem, almoçou muito bem, sem sujar o babete e estava muito bem disposto mas, com soninho.
No regresso à casa, fomos buscar a C. à escola, que fica a 4 minutos do colégio do Afonsinho e veio depois até casa, sossegadinho e sem chorar, todo deliciado ao colinho da mana.
Quando chegámos, tirei-lhe os sapatinhos e deitei-o, adormeceu de imediato e dormiu uma bela sestinha.
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
As segundas opções
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
Nada detém esse homem

GRANDES ...
Gostei muito de o ver na posição dorsal (barriga para cima), que hoje em alguns momentos, foi aceitando, com um ar feliz e sem fazer hiper-extensão.
Eu e a terapeuta continuamos a cantar muito, o que SÓ o Afonsinho parece gostar. He, he, he...

O banco triangular
domingo, 11 de janeiro de 2009
Quero comer sozinho...


Com muito esforço...
A evoluir...
O que é paralisia cerebral?
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."
Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...
Dina
Ana Jácomo
Dalai Lama
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.
Ana Jácomo
Ana Jácomo
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem
Ana Jácomo
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.
Ana Jácomo