O Afonsinho acordou bem disposto e depois do pequeno almoço, seguimos para a escolinha.
Esteve muito bem durante as actividades, almoçou e dormiu bem.
Hoje, foi dia de reunião de, quase, toda a equipa que acompanha o Afonsinho. Educadoras e Terapeutas.
Para além nós, pais, estiverem presentes quatro terapeutas das oito terapeutas que acompanham o Afonsinho.
A equipa da Liga: Terapeuta da fala, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta, a hidroterapeuta, faltando a fisioterapeuta e a T. S. de educação especial e reabilitação da hipoterapia, a fisioterapeuta/osteopata e o médico/acunpuctor. Estiveram ainda presentes a educadora de sala, a auxiliar de acção educativa e a educadora de ensino especial.
O objectivo desta reunião era para além de estabelecer a coordenação entre toda a equipa, observar o ambiente de sala e a integração do Afonsinho, aferir as necessidades, explicar posicionamentos, descrever as competência já adquiridas e tirar duvidas.
Como a reunião começou bastante tarde, face à dificuldades surgidas, não foi possível tratar de todos os assuntos.
Contudo, conseguimos posicionar o Afonsinho de forma correcta na cadeira e retirando os pés de apoio, conseguimos que entrasse na roda das cadeiras da mesa, ficando sentado lado-a-lado com os seus coleguinhas, enquanto estavam a trabalhar com cubos para fazer torres.
No caso do Afonsinho, esteve mesmo foi a destruir torres, com o apoio do pai e do terapeuta ocupacional.
A educadora estava muito feliz e eu também, porque não tínhamos conseguido baixar a cadeira por forma a ficar na mesa, tendo nós, até, inclusive já encomendado o tabuleiro para ele trabalhar, o que desagradava à educadora, que preferia pegar nele ao colo e sentar-se à mesa com ele, pois achava que com o tabuleiro não estaria integrado no trabalho que desenvolvem diariamente na mesa.
VIVA!!!!
Depois estivemos sentadas no tapete a falar com a educadora de sala e a educadora e.e, onde foram mostrados os posicionamentos correctos a adoptar nas várias posições, sentado, decúbito ventral, dorsal, lateral. Foi-lhes ainda ensinado a forma de levantar o Afonsinho do tapete ou da cadeira, sempre na posição sentado, bem como a forma de o pegar ao colo.
As educadoras mostraram-se muito interessadas e empenhadas em aprender, em perceber e não tiveram qualquer receio em fazer perguntas.
Falámos ainda dos exercícios que mais beneficiam o Afonsinho mas, que são altamente benéficos para qualquer crianças, nas aulas de ginástica.
Na forma mais correcta de manipulação dos lápis e dos pincéis, deixando uma ideia muito interessante, da qual nunca tinha ouvido falar e nem nunca tinha imaginado.
Uma bola de esferofite. O lápis, a caneta, o pincel, devem ser "enfiados" na bola para que a criança a consiga agarrar com os cinco dedos, fazendo uma boa preensão e consequentemente uma boa manipulação do objecto.
Achei curioso que uma vez mais este conselho foi deixado para todas as crianças da sala, como sendo a forma mais correcta, a primeira forma de agarrarem num lápis e de pintarem.
Reforçou-se a ideia de inter-ajuda, todos se mostrando disponíveis para trocar ideias e tirar duvidas.
Combinaram continuar a seguir o plano temático da sala em todas as terapias, por forma a reforçar a aprendizagem dos conceitos.
Combinaram ainda, nova reunião para o final do primeiro período, altura em que todos os intervenientes conhecerão melhor o Afonsinho e deixaram o tema "Comunicação/oralidade" como o grande objectivo dessa reunião, para se definirem os caminhos a seguir.
Nós saímos de lá contentes e com a ideia que o Afonsinho está a ser acompanhado por uma grande equipa e que continuamos a estar no bom caminho.
Agora, pedimos a Deus que nos ajude para que tudo corra pelo melhor e que os objectivos vão sendo alcançados como até aqui, de forma lenta mas sustentada.
Afinal, o nosso caminho é um caminho que se faz caminhando...