Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Com o coração aberto...

Fotografia de Benjamim Vieira

«Às vezes, na estranha tentativa de nos defendermos da suposta visita da dor, soltamos os cães. Apagamos as luzes. Fechamos as cortinas. Trancamos as portas com chaves, cadeados e medos. Ficamos quietinhos, poucos movimentos, nesse lugar escuro e pouco arejado, pra vida não desconfiar que estamos em casa. A encrenca é que, ao nos protegermos tanto da possibilidade da dor, acabamos nos protegendo também da possibilidade de lindas alegrias. Impossível saber o que a vida pode nos trazer a qualquer instante, não há como adivinhar se fugirmos do contato com ela, se não abrirmos a porta. Não há como adivinhar e, se é isso que nos assusta tanto, é isso também que nos motiva.

É maravilhoso quando conseguimos soltar um pouco o nosso medo e passamos a desfrutar a preciosa oportunidade de viver com o coração aberto, capaz de sentir a textura de cada experiência, no tempo de cada uma. Sem estarmos enclausurados em nós mesmos, é certo que aumentamos as chances de sentir um monte de coisas, agradáveis ou não, mas o melhor de tudo, é que aumentamos as chances de sentir que estamos vivos. Podemos demorar bastante para perceber o óbvio: coração fechado já é dor, por natureza, e não garante nada, além de aperto e emoções mofadas. Como bem disse Virginia Woolf, “não se pode ter paz evitando a vida.”»


Está fantástico!

Hoje e após mais um momento complicado, daqueles que só acontecem, mesmo, a mim a Sara fez a sessão sozinha com o Afonsinho.

Houve algum choro e quando espreitei, estava na zona da cabeça, o resto da sessão correu bem e o Afonsinho adormeceu logo à Sara se ter ido embora.

Almoçou muito bem, voltou a adormecer na sua cama preferida, o tapete, no meio dos brinquedos e... chegámos, uma vez mais, tarde às terapias.


Hoje foi dia de terapia da fala e de terapia ocupacional.

Não assisti à terapia da fala, porque hoje o G. foi connosco e fui com ele almoçar. Quando chegámos estava a sessão a terminar.

Na terapia ocupacional esteve a fazer integração sensorial e exercícios sentado para controlo de postura, cabeça e tronco. Esteve muito animado, colaborou nos exercícios e voltámos a ouvir gargalhadas.

O terapeuta que gosta de fazer a avaliação da semana, não se cansou de elogiá-lo, dizendo repetidas vezes.

"Está fantástico, o senhor Afonso!"

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Começando a despertar...

Fotografia de Mary Mary

«Não sei exatamente em que momento comecei a despertar. Só sei que tudo começou a ganhar uma cara que, no fundo, eu já conhecia, mas havia esquecido como era. Comecei a despertar do sono estéril que, com suas mãos feitas de medo e neblina, fez minha alma calar. E foi então que comecei a ouvir o canto de força e ternura que a vida tem.

Não sei exatamente em que momento comecei a despertar. Só sei que ninguém começa a despertar antes do instante em que algo em nós consegue deixar à mostra o truque que o medo faz. Só então a gente começa, devagarinho, para não assustar o medo, a refazer o caminho que nos leva a parir estrelas por dentro e a querer presentear o mundo com o brilho do riso que elas cantam. Só então a gente começa a entender o que é esse sol que mora no coração de todas as coisas. Não importa com que roupa elas se vistam: ele está lá.

Não sei exatamente em que momento comecei a despertar. Só sei que comecei a lembrar de onde é o céu e a perceber que o inferno é onde a gente mora quando tudo é sono. Comecei a sair dos meus desertos. E a olhar, ainda que timidamente, para todas as miragens, sem tanto desprezo, entendendo que havia um motivo para que elas estivessem exatamente onde as coloquei. Nenhum livro, nenhum sábio, nada poderia me ensinar o que cada uma me trouxe e o que, com o passar do tempo, continuo aprendendo com elas. Dizem que só é possível entendermos alguns pedaços da vida olhando para eles em retrospectiva. Acho que é verdade.

Não sei exatamente em que momento comecei a despertar. Só sei que comecei a compreender o respeito e a reverência que a experiência humana merece. A me dar conta de delícias que passaram despercebidas durante um sono inteiro. E a lembrar do que estou fazendo aqui. Ainda que eu não faça. Ainda que os vícios que o sono deixou costumem me atrapalhar. Ainda que, de vez em quando, finja continuar dormindo. Mas não tenho mais tanta pressa. Comecei a aprender a ser mais gentil com o meu passo. Afinal, não há lugar algum para chegar além de mim. Eu sou a viajante e a viagem.

Não sei exatamente em que momento comecei a despertar. Só sei que comecei a querer brincar, com uma percepção mais nítida do que é o brinquedo, mas também com um olhar mais puro para o que é o prazer. A ouvir o chamado da minha alma e a querer desenhar uma vida que passe por ele. A assumir a intenção de acordar a cada manhã sabendo para o quê estou levantando e comprometida com isso, seja lá o que isso for, porque, definitivamente, cansei de perambular pelos dias sem um compromisso genuíno. E comecei a gritar por liberdade de uma forma que me surpreendeu. Antes eu também gritava, mas o medo sufocava o grito para que eu não me desse conta do quanto estava presa.

Não sei exatamente em que momento comecei a despertar. Só sei que comecei a desejar menos entender de onde vim e a desejar mais aprender a estar aqui a cada agora. Só sei que descobri que a solidão é estar longe da própria alma. Que ninguém pode nos ferir sem a nossa cumplicidade. Que, sem que a gente perceba, estamos o tempo todo criando o que vivemos. Que o nosso menor gesto toca toda a vida porque nada está separado. Que a fé é uma palavra curta que arrumamos para denominar essa amplidão que é o nosso próprio poder.Não sei exatamente em que momento comecei a despertar. Só sei que não importam todos os rabiscos que já fizemos nem todos os papéis amassados na lixeira, porque todo texto bom de ser lido antes foi rascunho. E, por mais belo que seja, é natural que, ao relê-lo, percebamos uma palavra para ser acrescentada, trocada, excluída. A ausência de uma vírgula. A necessidade de um ponto. Uma interrogação que surge de repente. Viver é refazer o próprio texto muitas, incontáveis, vezes.

Não sei exatamente em que momento comecei a despertar. O que sei é que não quero aquele sono outra vez.»

Pouca colaboração...

Hoje foi dia de terapia ocupacional e fisioterapia.

O Afonsinho estava a colaborar e a fazer os exercícios no tapete e na piscina insuflável, quando entrou a fisioterapeuta e ele mudou completamente de atitude, começou a choramingar e a refiliar.
Na fisioterapia continuou sem colaborar, só já para o fim da sessão é que começou a aceitar e a fazer os exercícios que a terapeuta lhe pedia.

Estive a falar com a terapeuta, transmitindo-lhe a informação que me tinha sido dada de manhã na hipoterapia, em relação ao "suposto" encurtamento. Esteve a fazer exercícios de alongamento, mexendo em todas as articulações e ensinando-me a mexer, também, alguma que eu não sabia e disse-me e mostrou-me, que não existe qualquer encurtamento nem à direita, nem à esquerda.

O que há, por vezes, é uma má postura e em cima do cavalo e com uma terapeuta que ainda não conhece, é natural que lhe tivesse parecido um encurtamento.

Portando em termos físicos continua tudo bem, sem qualquer encurtamento.

VIVA!!!

Hipoterapia fora do picadeiro

Hoje e após uma noite em que o Afonsinho dormiu mal, teve vários ataques de tosse durante a noite, foi com muita dificuldade que o acordámos.

Repetindo a história de ontem, hoje houve BIRRA para tudo: para comer, para lavar a cara, para lavar os dentes, para se vestir, para se pentear, para se sentar no carro....

Moral da história, quando chegámos ao picadeiro já íamos os dois exaustos...

Pensei que a história se ia manter mas, como sempre o senhor Afonso, surpreendeu-nos e depois de umas voltinha no picadeiro, foram passear pelo centro hípico.

Portou-se muitíssimo bem, colaborou, estiveram a fazer alongamentos, a terapeuta achou que tinha algum encurtamento no lado direito, é o que dá não acordar a horas e fazer a ginástica matinal, carregou no switch que faz o cavalo andar e disse em simultâneo a palavra "anda".

A R. estava muito feliz com a reacção dele.

A caminho da escola foi muito tranquilo mas, infelizmente, apanhámos um acidente e lá começou a choradeira que só acabou á porta da escola.

Deixei-o na sala e ainda com as "roupas de montar" e fui tomar um café rápido, porque hoje e a pedido da educadora fui dar-lhe o almoço.

Comeu muito bem, apesar de não ter comido tudo mas, como estava com tosse não quis insistir. Muito calminho, junto dos seus colegas, num grande refeitório, cheio de vozes alegres da criançada, sem qualquer birra ou falta de adaptação.

Depois de almoçar, ainda ficou sentadinho a ver os coleguinhas, sempre muito atento e interessado, especialmente nos meninos mais velhos, talvez de três, quatro anos.

Depois seguiu com os coleguinhas para a sua salinha, para fazer a sesta.

VIVA, VIVA, VIVA!!!!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Sessão fotográfica

Hoje, depois de uma noite mais mal dormida, acordámos muito sonolentos, sem vontade de sair da cama, e... chegámos tarde à escola!
Hoje, houve BIRRA para tudo!!!

BIRRA, para comer, BIRRA, para lavar a cara e os dentes, BIRRA, para vestir, BIRRA, para pentear, BIRRA, no carro...

Haja paciência!!!

A educadora de e.e. já lá estava, as actividades já tinham começado, entreguei o Afonsinho e vi-me logo embora.

Quando o fui buscar, ainda estavam a lanchar.

Hoje foi dia de sessão fotográfica e todas as rotinas foram alteradas e estava tudo atrasado e num grande alvoroço.

O Afonsinho ainda mal tinha começado a comer o iogurte e o pão estava quase inteiro e nós, para não variar, já atrasados.
Ainda me sentei um bocadinho e estive a dar-lhe metade do pão e seguimos rapidamente para a piscina, sem sequer perguntar como tinha corrido o dia e como tinha estado com a educadora de e.e.

Mergulhinhos timidos...

Hoje voltámos à piscina, apesar do Afonsinho ainda estar muito "entupido".

O que pedi à Rita, foi uma aula pouco exigente, com alguns mergulhos para limpar a expectoração e algum trabalho ligeiro, só para fazer algum exercício.

A aula foi ligeirissima, com algumas lateralizações e alguns mergulhinhos, porque nem para os mergulhos o Afonsinho demonstrou grande vontade.

Foi a aula mais curta de sempre, nem jacuzzi fizemos.

Acabei por sair um bocadinho da aula mais cedo, para me vestir, foi a Ritinha que deu um duchinho quente ao Afonsinho e já sequinho e muito embrulhadinho, seguimos para o balneário para vestir rapidamente e não apanhar frio.

Adormeceu ainda no carro e já não lanchou, nem jantou, bebendo apenas leitinho quando acordou.

Fizemos mais um esforço, com a tal mania de não faltar às terapias mas, como FELIZMENTE a terapeuta compensa as aulas que faltamos, tenho a certeza que todas as que não conseguirmos fazer agora, irão ser feitas num momento muito mais propicio e irão produzir grandes progressos e grandes resultados.

Cansaço bom


«Chega uma hora, uma bendita hora, em que acontece algo que, embora não aparente de imediato, pode ser a melhor notícia da temporada, a mais promissora, desde que não nos estreite os olhos, nem congele o coração: a gente se cansa. De algumas coisas. De um monte delas. Das ilusões. De se apertar pra caber em autoimagens que, na maioria das vezes, não têm nada a ver com a gente. Cansa de ficar à mercê da felicidade que parece acontecer só de fora pra dentro.

Nem todo cansaço é ruim. Há cansaço que destranca. Há cansaço que liberta. Há cansaço que é quase descanso, um pouquinho só dali. Há cansaço que é lume, depois de tanto suposto incansável breu. Há cansaço que cria espaço para harmonizarmos nossos passos com o caminho da nossa alma outra vez, o ego momentaneamente vencido. Há cansaço que sorri para as nossas dores, conhecedor da mágica capaz de fazê-las afrouxar: soltar.

Nem todo cansaço é ruim. Há cansaço que cria intervalos preciosos, férteis de transformação. Há cansaço que nos torna mais parecidos com nós mesmos, de novo ou pela primeira vez, e mais próximos do lugar em nós onde pulsa o que nunca se cansa. Há cansaço que nos leva ao instante, em que, exaustos, reverenciamos a vida e dizemos para ela mais ou menos assim:

- Entrego o meu cansaço, farta de perceber que, por mais que eu tente, não tenho controle com relação a tudo aquilo que, de verdade, importa. Eu me rendo à sua sabedoria, que me habita, embora tantas vezes eu esqueça. Por favor, me ensina a simplesmente fluir com você. Por favor, me ensina a simplesmente fazer florir as sementes que você me confia. Por favor, me ensina a simplesmente ser. De preferência, sem muito cansaço. »

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Escola e mais escola!!!

Hoje, o nosso dia começou muito cedinho e assim tivemos tempo para tudo.
Brincar no tapete, ver televisão enquanto tomávamos o pequeno almoço, standig e talas depois de estar vestido e ainda chegámos à escolinha, cedinho e sem chorar.
VIVA, VIVA, VIVA!!!

Hoje, foi o primeiro dia da educadora de e.e. e começou com o pé direito como se costuma dizer.
O Afonsinho gostou, de imediato, dela!!!
Estiveram a trabalhar com os coleguinhas em ambiente de sala e depois aproveitaram o resto do período de dois tempos, para se conhecerem melhor e começarem a desenvolver uma boa relação.

O Afonsinho irá ser acompanhado pela educadora de e.e., quatro tempos por semana.

À terça terá dois tempos seguidos, à quarta, um tempo e o outro, nesta fase inicial em que ainda existem muitas avaliações por fazer, a meninos que estão à espera de começarem a ser acompanhado, será à segunda ou à sexta, alterando de acordo com as avaliações que a educadora tenha que fazer.

O almoço decorreu como de costume, comeu bem mas, com birra e a sestinha foi divida em dois períodos, sendo que às 15h30, hora do lanche, ainda estava a dormir.
Hoje, excepcionalmente e pela primeira vez ficou na escola até às 18h30, devido a um exame que o papá teve que fazer durante a tarde e não foi às terapias, fisioterapia e terapia da fala.

Chegámos muito ansiosos ao colégio mas, encontrámos o Afonsinho na sala grande, já em período de prolongamento e consequentemente com um numero reduzido de crianças, ao colo da C., muito animado e tranquilo e com novidades de um dia excelente e muito tranquilo.

Mulher-Águia

Recebi, hoje, este texto de uma grande amiga.

Obrigada.

A vida é o maior desafio que podemos enfrentar, o desporto mais radical que iremos praticar, o percurso mais entusiástico a desenvolver. Cada um de nós vive-a o melhor que pode, o melhor que sabe, sempre na procura alquímica da felicidade.

Pergunto-me como reagir perante as dificuldades?

Como levantar do chão sempre que tropeçamos?

Como seguir em frente com todas as forças nos impulsionam para trás?

Questiono-me ainda qual será a atitude mais sensata perante a nossa existência – lutar estoicamente pelas coisas que desejamos, ou aceitar abençoadamente tudo o que o Universo nos oferece?


Estava eu perdida nestas questões quando me lembrei da águia. A Águia é a ave que possui a maior longevidade de toda a sua espécie. Em alguns casos pode viver até aos 70 anos mas para que possa chegar a essa idade, por volta dos 40 anos, ela tem de tomar uma dolorosa e difícil decisão. Com essa idade as unhas são compridas e flexíveis, o que já não lhe permite agarrar suas presas, das quais necessita para se alimentar, o bico apresenta-se alongado, pontiagudo e curvado na direcção do seu peito. As suas asas estão envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar torna-se uma tarefa muito difícil. Neste momento da sua vida, a águia só tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar cerca de 150 dias. Este processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se num ninho próximo de um paredão, onde ela não necessite voar. Instalada nesse lugar, irá bater com o bico na parede até que ele caia. Depois aguarda pacientemente que lhe nasça outro, com o qual vai arrancar as unhas. Quando as unhas novas começam a nascer, ela arranca as velhas penas e só depois, após cinco meses é que se lança para o voo de renovação, e prepara-se então viver mais 30 anos.


A Natureza tem muito para nos ensinar e esta história é um bom exemplo disso.


Na nossa vida, temos muitas vezes que saber que chegou a hora de nos resguardarmos e iniciarmos um longo processo de renovação. Não é um processo fácil, não é um processo pacífico, mas para que continuemos a abrir as nossas asas e possamos voar no voo de vitória, saibamos libertarmo-nos de sentimentos, pensamentos, recordações e pessoas que nos causam dor. Saber deixar o passado, ficar realmente enterrado no passado é estarmos prontas para o voo da vida e cumprirmos, em pleno, a pessoa que viemos ser à Terra.


Saibamos ser Mulher-Águia. ...

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Reunião transdisciplinar

O Afonsinho acordou bem disposto e depois do pequeno almoço, seguimos para a escolinha.

Esteve muito bem durante as actividades, almoçou e dormiu bem.

Hoje, foi dia de reunião de, quase, toda a equipa que acompanha o Afonsinho. Educadoras e Terapeutas.

Para além nós, pais, estiverem presentes quatro terapeutas das oito terapeutas que acompanham o Afonsinho.

A equipa da Liga: Terapeuta da fala, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta, a hidroterapeuta, faltando a fisioterapeuta e a T. S. de educação especial e reabilitação da hipoterapia, a fisioterapeuta/osteopata e o médico/acunpuctor. Estiveram ainda presentes a educadora de sala, a auxiliar de acção educativa e a educadora de ensino especial.

O objectivo desta reunião era para além de estabelecer a coordenação entre toda a equipa, observar o ambiente de sala e a integração do Afonsinho, aferir as necessidades, explicar posicionamentos, descrever as competência já adquiridas e tirar duvidas.

Como a reunião começou bastante tarde, face à dificuldades surgidas, não foi possível tratar de todos os assuntos.

Contudo, conseguimos posicionar o Afonsinho de forma correcta na cadeira e retirando os pés de apoio, conseguimos que entrasse na roda das cadeiras da mesa, ficando sentado lado-a-lado com os seus coleguinhas, enquanto estavam a trabalhar com cubos para fazer torres.

No caso do Afonsinho, esteve mesmo foi a destruir torres, com o apoio do pai e do terapeuta ocupacional.

A educadora estava muito feliz e eu também, porque não tínhamos conseguido baixar a cadeira por forma a ficar na mesa, tendo nós, até, inclusive já encomendado o tabuleiro para ele trabalhar, o que desagradava à educadora, que preferia pegar nele ao colo e sentar-se à mesa com ele, pois achava que com o tabuleiro não estaria integrado no trabalho que desenvolvem diariamente na mesa.

VIVA!!!!

Depois estivemos sentadas no tapete a falar com a educadora de sala e a educadora e.e, onde foram mostrados os posicionamentos correctos a adoptar nas várias posições, sentado, decúbito ventral, dorsal, lateral. Foi-lhes ainda ensinado a forma de levantar o Afonsinho do tapete ou da cadeira, sempre na posição sentado, bem como a forma de o pegar ao colo.

As educadoras mostraram-se muito interessadas e empenhadas em aprender, em perceber e não tiveram qualquer receio em fazer perguntas.

Falámos ainda dos exercícios que mais beneficiam o Afonsinho mas, que são altamente benéficos para qualquer crianças, nas aulas de ginástica.

Na forma mais correcta de manipulação dos lápis e dos pincéis, deixando uma ideia muito interessante, da qual nunca tinha ouvido falar e nem nunca tinha imaginado.

Uma bola de esferofite. O lápis, a caneta, o pincel, devem ser "enfiados" na bola para que a criança a consiga agarrar com os cinco dedos, fazendo uma boa preensão e consequentemente uma boa manipulação do objecto.

Achei curioso que uma vez mais este conselho foi deixado para todas as crianças da sala, como sendo a forma mais correcta, a primeira forma de agarrarem num lápis e de pintarem.

Reforçou-se a ideia de inter-ajuda, todos se mostrando disponíveis para trocar ideias e tirar duvidas.

Combinaram continuar a seguir o plano temático da sala em todas as terapias, por forma a reforçar a aprendizagem dos conceitos.

Combinaram ainda, nova reunião para o final do primeiro período, altura em que todos os intervenientes conhecerão melhor o Afonsinho e deixaram o tema "Comunicação/oralidade" como o grande objectivo dessa reunião, para se definirem os caminhos a seguir.

Nós saímos de lá contentes e com a ideia que o Afonsinho está a ser acompanhado por uma grande equipa e que continuamos a estar no bom caminho.

Agora, pedimos a Deus que nos ajude para que tudo corra pelo melhor e que os objectivos vão sendo alcançados como até aqui, de forma lenta mas sustentada.

Afinal, o nosso caminho é um caminho que se faz caminhando...

Na cadeira sem chorar!!!

Este fim de semana começou com uma aventura só com os homens da casa.

Depois de o pai lhe ter dado o pequeno almoço e de o ter vestido foram para a acunpctura, sessão que correu muito bem.

O Almoço foi feito pelo pai e o Afonsinho comeu muito bem, depois seguiram para o futebol para mais um jogo do G.

O Afonsinho passou muito bem a tarde, todo animado e quando chegaram vinha a dormir.

O Sábado correu muito bem, provando que mesmo que a mãe esteja ausente, o Afonsinho está sempre bem acompanhado e apoiado, neste caso pelo pai, o avô e o irmão.

Família unida!

No domingo de manhã convidámos os nossos amigos "vizinhos" e fomos brincar para o parque. Enquanto a M. brincava no seu carrinho a subir e a descer a ladeira toda contente o Afonsinho acompanhava-a na sua cadeirinha.

Foram mais de vinte minutos nestas "correrias" com o Afonsinho muito bem sentadinho, sem chorar e sorridente a brincar com a sua amiguinha.

Depois foram para o parque. O brinquedo favorito dele continua a ser o escorrega e lá esteve a escorregar, uma e outra vez, bem disposto, falando no seu "afonsês", sorrindo e dizendo "é bom!".

A tarde foi passada em casa, com uma bela sesta, porque não há dúvida que anda mesmo cansadinho.

Mais um fim de semana muito bem passado, entre amigos, com a família, sempre acompanhados por quem nos ama e nós amamos, por quem cresce connosco e caminha sempre ao nosso lado...

A nossa escuteira

... foi pela primeira vez, para um acampamento, durante todo o fim de semana, fazer um curso de Guias e Sub-Guias.


O fim de semana correu muito bem e a C. vinha muito cansada mas, muito muito feliz.

No acampamento não se pode utilizar o telemóvel e foram poucas as oportunidades de comunicar com ela.

As nossas mensagens:

"Olá, está tudo a correr bem?"
Resposta - "Agora estou em formatura não posso falar!"

"Vamos agora lanchar, marisquinho como tu gostas: sapateira, búzios, camarão..."
Resposta - "Vocês no marisco e eu a acartar lenha para a fogueira..."

"Olá, já almoçastes? Está tudo bem?"
Resposta - "Já. Batata assada na fogueira, peixe assado na fogueira...

Quando chegou para além da boa disposição e de muitas histórias para contar, estava... esfomeada!!

Temos escuteira!!!

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados