Afonso
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Dia tranquilo
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
O Babysitting Especial
Febre alta
A terapeuta da fala, responsável de caso, que nos estava a acompanhar ficou preocupadissima mas, esta febre não me assusta. O Afonsinho já não fazia febres tão altas mas, altas mesmo, eram as que ele tinha "normalmente" entre os 40,5 e 41, 5.
Ainda antes de sabermos que ele estava com febre, já tínhamos combinado que amanhã o Afonsinho não ia, uma vez que só tinha TO.
A febre não voltou, vamos ver como corre a noite.
Nós não sabemos como estão a ser estabelecidas as "novas" ligações, os novos caminhos. O que faz funcionar o quê?
Sabemos que as lesões são centrais, nos lobos parietais e no lobo frontal, áreas importantes no controle motor e na sensibilidade corporal, tais como tacto, a temperatura e a dor.
Neste momento o Afonsinho está muito mais activo em termos motores, fazendo de forma rápida toda a sequência motora (rolar, virar, apoiar os cotovelos e levantar a cabeça, levantar o tronco sobre os braços, rodar sobre ele), manipula os objectos, perdeu a sensibilidade ao toque, já sente dor...
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Inclusão e Sucesso Educativo
A Lei Orgânica do Ministério da Educação, o Despacho nº 4/2008, de 6 de Junho de 2008 atribui à Equipa Multidisciplinar competências para a Inclusão e Sucesso Educativo, sendo uma delas a que abaixo cito.
«Promover a inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso educativo, a autonomia, a estabilidade emocional, assim como a promoção da igualdade de oportunidades, a preparação e o prosseguimento de estudos ou para uma adequada preparação para a vida profissional e para uma transição da escola para o emprego de crianças e jovens com necessidades educativas especiais de carácter permanente»
Sou mãe do AFONSO, com 2 anos de idade, que tem paralisia cerebral, que o afecta a nível motor, sendo o seu grau de incapacidade motora de NOVENTA E CINCO POR CENTO (95%).
O Afonso foi acompanhado no ano lectivo 2008/2009 por uma educadora de intervenção precoce.
No Relatório Circunstanciado – Final do Ano Lectivo, de acordo com o artigo 13º do Decreto-lei 3/2008, APROVADO pelo Presidente do Conselho Pedagógico da escola de referência, Agrupamento de Escolas de ................, foram aprovadas as MEDIDAS A APLICAR NO PRÓXIMO ANO LECTIVO, uma vez mais de acordo com o Decreto-Lei 3/2008.
«…no mínimo 4 tempos por semana, por um docente de Educação Especial/Intervenção Precoce. Precisa de ter 1 adulto só para ele, para ajudar a interagir com os outros, a explorar as actividades, ajuda na higiene e alimentação.»
Assim, solicitei ao Conselho Pedagógico (presidente e vice-presidente do Conselho executivo), uma reunião com a educadora, para planeamento das actividades do Afonso.
A 8 de Setembro, recebi uma resposta via e-mail do Exmº Senhor ..................– Director, onde me informava «… que neste momento, ainda não se encontra colocada nenhuma educadora na Intervenção Precoce.»
Enviei então para o Exmº Senhor ..................., coordenador da Equipa de Apoio às Escolas dos Concelhos de ......................, um mail onde para além da minha preocupação, pela a situação, lhe pedia para me informar quando seriam colocadas as educadoras.
Esperei por uma resposta, até hoje dia 16 de Setembro, uma vez que por despacho da Senhora Ministra, o ano lectivo deveria ter inicio entre 9 e 15 de Setembro, que infelizmente NÃO CHEGOU.
Obviamente, que esta é uma situação MUITO GRAVE, para crianças que necessitam de todo o apoio, para que possam ser integradas com sucesso e que as suas potencialidades sejam maximizadas de forma a adquirem a melhor autonomia possível.
Contudo, esta situação ganha contornos de escândalo, uma vez que no fim do ano lectivo 2008/2009, era do conhecimento do Conselho Pedagógico, da coordenação da Equipa de Apoio às escolas e consequentemente dos responsáveis, nesta área, do Ministério da Educação e da Vereação da Câmara Municipal da ........, que TODA A EQUIPA, composta por TRÊS educadoras, NÃO IRIA CONTINUAR A TRABALHAR, NESTE AGRUPAMENTO, o que foi transmitido aos pais e encarregados de educação.
A minha indignação é enorme!
O meu filho e tantas outras crianças, continuam a ver o seu futuro hipotecado, por pessoas que deviam zelar pelos seus interesses, cabendo a nós, pais, a missão de LUTAR, continuamente, dia após dia, com imenso desgaste emocional, físico e financeiro, para fazer cumprir os DIREITOS que a Legislação lhes confere.
Melhores cumprimentos
Dina Oliveira Mota
Texto de apresentação AR
Venho, uma vez mais, como pessoa autónoma e independente, tentar levar, ao vosso conhecimento, um assunto que defende o interesse de cidadãos portugueses, que ainda não têm e poderão nunca vir a ter, as condições necessárias, para o fazerem.
Não tenho obtido, infelizmente, da parte dos deputados e deputadas, que nos representam no Assembleia da República, excepção feita a alguns, a quem muito agradeço, qualquer “tipo” de resposta ou interesse aos assuntos expostos. Assuntos estes, que revelam o estado precário, em que criamos e educamos os nossos filhos.
Despeço-me com a esperança que o texto em anexo, solicite em Vª Exa. interesse suficiente, para que possa ser apresentado junto do seu grupo parlamentar, para que possam reflectir e no próximo mandato, possam fazer a DIFERENÇA.
Cordialmente
Começou a "Luta"...
Não quero!
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Operação: mudar o saquinho!
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
O Panda vai à escola

Dormiu um bela sestinha tardia, adormeceu às seis e acordou às nove e meia, tomou um belo baninho e transferimos a sua canção favorita (aprender as cores) para os brinquedos da banheira, o peixe azul, o pato amarelo, a baleia azul, o peixe vermelho, a rã verde...
Amanhã de manhã vai fazer as análises e contamos ir à fisioterapia à tarde.
domingo, 13 de setembro de 2009
Normalidade
Na sexta feira acabámos por faltar à terapia da fala e esperamos que na terça-feira já possamos voltar às nossas actividades.
O que é paralisia cerebral?
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."
Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...
Dina
Ana Jácomo
Dalai Lama
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.
Ana Jácomo
Ana Jácomo
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem
Ana Jácomo
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.
Ana Jácomo