Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Plano de Actividades

Objectivo geral

Estimular o desenvolvimento do Afonso no respeito pelas suas características individuais, promovendo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas.
Utilizar a cadeira como instrumento de independência, indispensável na deslocação e uma mais – valia a nível das actividades.
Desenvolver a expressão e comunicação através de linguagens múltiplas como meio de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo.

Área de expressão e comunicação

Aumento do vocabulário
Ser capaz de Associar o objecto ao nome
Ter compreensão do que ouve
Ter conhecimento verbal do seu corpo, objectos, alimentos, vestuário, brinquedos, animais, acções e noção do espaço e tempo
Ter maior capacidade de atenção e memória

Estratégias/Actividades

Articular correctamente as palavras
Falar durante as brincadeiras
Estimular gestos simples
Ser expressiva a falar
Pedir favores simples: objectos que o Afonso conhece
Cantar canções, contar histórias e lengalengas
Imitar sons
Repetir várias vezes perguntas simples
Encher e esvaziar caixas com objectos diferentes, nomeá-los e pedi-los
Incentivá-lo a brincar com jogos e fantoches

Área de formação pessoal e social

Promover a socialização e o respeito mútuo
Adquirir regras de vida em grupo e em sociedade
Desperta nas crianças novas emoções
Favorecer a formação, tendo em vista a sua inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário
Desenvolver hábitos de higiene pessoas e de vida saudável

Estratégias/Actividades

Promover jogos de conhecimento de mesmo e do outro
Usar a canção, a dança, os jogos e as histórias como meio de aproximação
Dar oportunidades de escolha

Domínio das expressões

Maior autonomia física
Aquisição de maior controlo e coordenação motora
Conhecimento dos espaços, permitindo para isso uma exploração activa dos objectos
Estimular a percepção auditiva, táctil, visual, gustativa e olfactiva
Conhecimento do seu esquema corporal de forma a saber as várias partes do corpo
Boa preensão do lápis, colheres, etc.

Estratégias/Actividades

Fazer modelagem (massa), desenho, rasgar
Imitar os animais
Fazer jogos de movimento
Fazer jogos de encaixe

Área de conhecimento do mundo

Promover a capacidade de concentração e memorização
Desenvolver sensibilidades sensoriais (tacto, olfacto, visual, sabor e auditiva)
Estimular a atenção
Explorar as características dos sons, dos sabores, dos cheiros e das sensações

Estratégias/Actividades

Brincadeiras livres
Jogos que envolvam os cinco sentidos, tais como: pinturas, jogos rítmicos, jogos de construção.

Avaliação

A avaliação irá ser contínua observação/reflexão. O principal objectivo é a percepção precoce das dificuldades, permitindo a elaboração de um plano de desenvolvimento individual elaborado a partir do perfil de desenvolvimento próprio.

A participação dos pais será pertinente na medida em que este modelo é elaborado em articulação com a família.

Pretende-se que a criança cresça e se desenvolva saudavelmente.

Recursos

Livros, imagens, fotografias, cartolinas, marcadores
Materiais de apoio à expressão plástica, tais como: papel, lápis, maçadores, cola, tintas, plasticinas.
Materiais para actividades d expressão motora: bolas, balões.
Materiais de apoio à expressão musical
Espuma de barbear
Materiais de várias texturas, saco de surpresas, computador entre outros

Intervenção educativa

Observar
Planear
Agir
Intervir
Avaliar
Comunicar
Articular
Reformular

Pretende-se estimular o desenvolvimento de atitudes como:
Autoconfiança
Cooperação
Comunicação
Tolerância
Capacidade de escolha
Responsabilidade
Curiosidade
Experimentação
Capacidade de decisão
Autonomia

Estas atitudes ajudam o Afonso a ser feliz e a aprender e a gostar de saber cada vez mais.
O espaço e o tempo serão geridos de forma a potenciar momentos de partilha, de actividade individual, em que a curiosidade e o interesse por novos conhecimentos vão surgindo, bem como a conquista progressiva da autonomia e da capacidade de escolha.

Plano diário
2ª Feira
Área da expressão e comunicação
Área de formação pessoal e social
Área de conhecimento do mundo
Domínio da matemática

3ª Feira
Domínio da expressão plástica

4ª Feira
Domínio da expressão motora
Domínio da expressão musical

Rotina:

Canção do bom dia:
“Bom dia, bom dia a toda a gente,
Hoje estou em casa e por isso estou contente.
Hoje é segunda-feira (terça, quarta), dia de alegria
Cantemos felizes, bom dia, bom dia”

Canção do tempo:

“Vamos olhar para a janela,
Vamos ver que tempo faz,
Abrimos bem os olhitos,
Vamos ver se és capaz.”

Actividade consoante o dia da semana
Higiene

Avaliação

Ontem o dia iniciou-se, novamente, com a S. e com actividades.

Começaram por cantar a canção do bom dia e depois por observar o dia. Qual era o dia semana, a cor, o estado do tempo, a cor do céu, as árvores…

Trabalharam no tapete e na mesa com o Afonsinho sentado na sua cadeirinha.

Estivemos a fazer a avaliação Portage. Começámos com a do ano passado, dos vinte e quatro meses e chegámos à conclusão, que tirando a motricidade grossa e alguns parâmetros da motricidade fina, todos os restantes conceitos estavam adquiridos e decidimos avançar para uma avaliação de acordo com a idade, três anos.

Disse à S. que não me importava de fazer esta avaliação mas, que o Afonsinho, quase de certeza, não tinha praticamente nenhuns conceitos adquiridos.

Pois é, enganei-me!!!

Para grande espanto meu, o Afonsinho tem imensos conceitos adquiridos e muitos emergentes e mesmo em relação à motricidade fina, também existem alguns conceitos que já foram adquiridos.

VIVA!!!!

Claro que em relação à motricidade grossa, como andar, chutar, ou à motricidade fina, como comer sozinho, vestir, calçar, beber por um copo, estamos muito, muito distantes de atingir estes objectivos.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O primeiro dia...

Hoje começámos o dia bem cedinho e após o pequeno-almoço chegou a S., a educadora de e.e.

Estive a mostrar-lhe os espaços do Afonsinho, o tapete na sala e o tapete no quarto, os brinquedos, os produtos de apoio, os livros e os materiais para as actividades.

Ficou muito feliz, com os recursos que o Afonsinho dispõe, dizendo mesmo que muitas creches onde trabalha, não estão tão bem equipadas.

Estivemos a conversar sobre os objectivos e definimos que vamos dar prioridade à educação, trabalho cognitivo e motor, deixando a funcionalidade do dia-a-dia, vestir, calçar, lavar as mãos, alimentação, entre outros, para ser trabalhado com os pais e nas outras terapias.
Amanhã, já teremos o plano com os conceitos a desenvolver, os métodos e os objectivos a atingir neste ano lectivo.

As actividades correram muito bem e o Afonsinho esteve muito colaborante e feliz.

Depois seguimos para a piscina, para mais uma aula de hidroterapia.

A aula correu muito bem, começámos na piscina de água menos quente e ao fim de trinta minutos passámos para a água quentinha.

O Afonsinho colaborou, estivemos a fazer lateralizações, bolhinhas, a nadar para melhorar a postura do tronco e o equilíbrio da cabeça e fizemos muitos exercícios de fisioterapia pura, para os braços, as mãos, as pernas e os pés.

A meio da aula começou a ficar ensonado mas, também estava na hora, pelas rotinas estabelecidas, de dormir e ele já estava cansadinho.

Seguimos para ir buscar a mana à escola, o caminho foi feito sem choro.

A tarde foi passada, entre mimo e brincadeira, ainda fizemos standing e talas. O Afonsinho e a C. estavam muito felizes e estiveram horas entretidos.

O primeiro dia desta nova etapa correu muito bem, foi um excelente primeiro dia…

Como diz a canção: «hoje é o primeiro dia, do resto da nossa vida…»

domingo, 31 de janeiro de 2010

Cerimónia de entrega do Lenço

Ontem, iniciámos o dia com mais uma sessão de osteopatia sacro-craniana. O Afonsinho continua receptivo a esta terapia e à fisioterapeuta, a Sara, recebendo-a com um enorme sorriso.

Continuam a trabalhar os pontos, na cabeça, nas costas, nas vísceras, para permitir uma melhor nutrição das células, para que estas possam funcionar, cada vez mais, de forma efectiva proporcionando-lhe melhorias, que se manifestam, no comportamento, na alimentação, promovendo uma melhor deglutição, coordenação dos movimentos, controlo da saliva, no controlo e no equilíbrio do tronco e da cabeça, na aceitação do toque na face e nas mãos, reduzindo de forma altamente visível o reflexo de hiper-extensão que ainda é despoletado, quase sempre, pelo toque.

A reacção do Afonsinho é cada vez melhor, mesmo nas zonas mais afectadas, como a testa e a garganta.

Ontem, foi dia da cerimónia da entrega do lenço. A nossa menina, conseguiu em pouco mais de três meses, cumprir a primeira etapa nos escuteiros.

Foi uma cerimónia muito emocionante e a C. estava muito feliz mas, com uma lágrima ao canto no olho.
A noite foi passada na “caserna” com muitos colegas e foi uma noite cheia de jogos, com enigmas e charadas para descobrir. Hoje, quando a fomos buscar estava exausta e acabou por dormir até à hora do almoço.

Ontem, o Afonsinho esteve a brincar com a sua amiguinha M., que tem quatro anos e juntos estiveram a cantar, a fazer puzzles com números e cores e ainda lhes estive a contar uma história.

O Afonsinho passou muito bem o fim-de-semana e de tarde ainda fomos um bocadinho ao parque, porque estava muito frio e não foi possivel ficar mais tempo.

Amanhã, começa uma nova etapa e estamos ansiosos, para que tudo corra bem e que o Afonsinho, volte a sorrir, a rir e a mostrar que se sente amado e feliz.

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

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