Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Plano de Actividades

Objectivo geral

Estimular o desenvolvimento do Afonso no respeito pelas suas características individuais, promovendo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas.
Utilizar a cadeira como instrumento de independência, indispensável na deslocação e uma mais – valia a nível das actividades.
Desenvolver a expressão e comunicação através de linguagens múltiplas como meio de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo.

Área de expressão e comunicação

Aumento do vocabulário
Ser capaz de Associar o objecto ao nome
Ter compreensão do que ouve
Ter conhecimento verbal do seu corpo, objectos, alimentos, vestuário, brinquedos, animais, acções e noção do espaço e tempo
Ter maior capacidade de atenção e memória

Estratégias/Actividades

Articular correctamente as palavras
Falar durante as brincadeiras
Estimular gestos simples
Ser expressiva a falar
Pedir favores simples: objectos que o Afonso conhece
Cantar canções, contar histórias e lengalengas
Imitar sons
Repetir várias vezes perguntas simples
Encher e esvaziar caixas com objectos diferentes, nomeá-los e pedi-los
Incentivá-lo a brincar com jogos e fantoches

Área de formação pessoal e social

Promover a socialização e o respeito mútuo
Adquirir regras de vida em grupo e em sociedade
Desperta nas crianças novas emoções
Favorecer a formação, tendo em vista a sua inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário
Desenvolver hábitos de higiene pessoas e de vida saudável

Estratégias/Actividades

Promover jogos de conhecimento de mesmo e do outro
Usar a canção, a dança, os jogos e as histórias como meio de aproximação
Dar oportunidades de escolha

Domínio das expressões

Maior autonomia física
Aquisição de maior controlo e coordenação motora
Conhecimento dos espaços, permitindo para isso uma exploração activa dos objectos
Estimular a percepção auditiva, táctil, visual, gustativa e olfactiva
Conhecimento do seu esquema corporal de forma a saber as várias partes do corpo
Boa preensão do lápis, colheres, etc.

Estratégias/Actividades

Fazer modelagem (massa), desenho, rasgar
Imitar os animais
Fazer jogos de movimento
Fazer jogos de encaixe

Área de conhecimento do mundo

Promover a capacidade de concentração e memorização
Desenvolver sensibilidades sensoriais (tacto, olfacto, visual, sabor e auditiva)
Estimular a atenção
Explorar as características dos sons, dos sabores, dos cheiros e das sensações

Estratégias/Actividades

Brincadeiras livres
Jogos que envolvam os cinco sentidos, tais como: pinturas, jogos rítmicos, jogos de construção.

Avaliação

A avaliação irá ser contínua observação/reflexão. O principal objectivo é a percepção precoce das dificuldades, permitindo a elaboração de um plano de desenvolvimento individual elaborado a partir do perfil de desenvolvimento próprio.

A participação dos pais será pertinente na medida em que este modelo é elaborado em articulação com a família.

Pretende-se que a criança cresça e se desenvolva saudavelmente.

Recursos

Livros, imagens, fotografias, cartolinas, marcadores
Materiais de apoio à expressão plástica, tais como: papel, lápis, maçadores, cola, tintas, plasticinas.
Materiais para actividades d expressão motora: bolas, balões.
Materiais de apoio à expressão musical
Espuma de barbear
Materiais de várias texturas, saco de surpresas, computador entre outros

1 comentário:

ClaudiaMG disse...

Fantabulástico....como eu gostava que a minha Educadora fizesse um Plano assim.
5 Estrelas minha amiga....

Beijinhos grandes

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

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