Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sábado, 13 de junho de 2009

O mergulho do papá

E hoje fomos à ... PISCINA!!!!

Hoje, foi o papá que foi para dentro de água, para aprender a fazer mergulhos, afinal as férias com praia e piscina já estão quase, mesmo quase, a chegar.

A aula começou fora da piscina com a R. a explicar ao F. como devia posicionar o Afonsinho para o mergulho.

O F. lá fez o que a R. lhe explicava e depois muito devagarinho deixou cair o Afonsinho até à água mas, sem o largar.

Perante o meu sorriso e o da R. que lhe disse que tinha que o deixar mergulhar sozinho, o F. e sem nós estarmos à espera, pura e simplesmente LARGOU o Afonsinho que deu um belo mergulho!!!

Risos e mais risos...

Durante bastante tempo, o Afonsinho foi mergulhando até ficar dentro de água.
Nesta altura o F. esteve a nadar com ele, a fazer lateralizações e a nadar com o flutuador (o chouriço) sempre com a ajuda da R. e as suas explicações.

Estiveram a trabalhar a concentração, atenção, memorização, cognição e vocalização com vários animais. O Afonsinho disse "gato" e "miau". Quando estavam a ver o gato, o F. disse-lhe miau, miau mas, como se estivesse a dizer ão, ão, pela maneira como "cantou" o som e pela entoação, resultado o Afonsinho disse... Claro! "cão".

Por fim a R. mergulhou com o Afonsinho e explicou ao F. como o devia fazer.

Depois foi a vez do papá mergulhar com ele e ao contrário da mãe, mergulhou na perfeição...

Já estou a imaginar como vão ser estas férias na praia e na piscina...

O F. estava muito feliz, por poder partilhar com o Afonsinho este momento tão importante na sua evolução, foi uma aula cheia de sorrisos e risos, em que a felicidade, a alegria, a ternura e o amor, estiveram uma vez mais à superfície, na sua forma mais pura e verdadeira...

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Santo António

E nós antes que acabasse e assim em cima da hora decidimos ir, uma vez mais, ao arraial (lá se vai a minha dieta...)
A mesa estava muito bem recheada, chouriço assado, bifanas, caldo verde, sardinhas e amigos...

O meu pai e o meu irmão mais velho acompanharam-nos e contámos com a animada presença do Baunilha e da Chocolate, da AMIGA Cláudia e do marido e ainda do primo G...

Foi um noite muito alegre e divertida.
Cantámos, dançámos, pulámos...

Os miúdos estavam muito felizes, o Baunilha não parava de dançar.

O Afonsinho esteve muito bem disposto e sorridente, acabando por adormecer no carrinho no meio de toda aquela musica e "barulheira".

É impressionante como consegue adormecer de forma calma e tranquila, em qualquer lugar e situação, independentemente do barulho que o rodeia.

Foi uma noite muito engraçada, numa das colectividades mais antigas da D., a minha terra, apesar de não morar lá.

O espírito mantém-se, voltamos a ver velhos amigos, colegas de escola e só falta mesmo, para tudo voltar a ser como antigamente, a fogueira e o tostãozinho para o Santo António...

Novamente na piscina

Hoje, após uma noite em que o Afonsinho dormiu a noite toda, não fomos à escolinha, nem tivemos terapia sacro-craniana.

Assim, passámos uma manhã tranquila e a brincar, depois do almoço fomos para a piscina. A viagem começou bem com o Afonsinho muito tranquilo na sua cadeirinha mas, na primeira paragem, por causa de um semáforo vermelho, começou a birra e o choro.
Quando o tirei do carro, ainda chorava e muito e entrámos no elevador, com ele sempre a chorar. No elevador estava um casal com uma bebé num ovinho, talvez com uns três meses, a mãe falava ao telemóvel e de repente ouvi a seguinte frase:

" Não, não é a Sofia é outro bebé que está a chorar. A Sofia, coitadinha está, quer dizer estava a dormir, com este choro..."

Olhei para ela, enquanto saiam do elevador e foi imeeensa a vontade de lhe dizer, que coitadinha da Sofia mas não era por o choro de um bebé a ter acordado mas, porque era 3 horas da tarde estavam mais de 30 graus de temperatura e a mamã e o papá foram passear a "coitadinha" da Sofia para um Centro Comercial ??!!

Haja paciência, às vezes gostava de não ser tão bem educada...

Hoje e dada a intensidade das aulas a R. pensou em fazer uma aula mais ligeiras mas...

Agora o que o Afonsinho quer é mergulhar...

Ainda assim, esteve sentado no colchão, andou a nadar com um bom controlo de cabeça e durante bastante tempo, esteve a nadar de costas, fez lateralizações...


As aulas tem corrido sempre bastante bem e o Afonsinho tem colaborado nos exercícios, não se mostra cansado, nem aborrecido.

No regresso a casa, choro e mais choro. Esta situação é o reflexo de dois dias em que andou ao colo, tempo mais que suficiente, para voltar a birra e a resistência à cadeira.

Felicidade!!!!


Desde sempre que gostei de dar. Os brinquedos, as roupas que deixavam de servir aos meus filhos, de tal maneira que quando fiquei grávida do Afonsinho, tive que comprar, tudo, literalmente.

As primeiras roupinhas, dei a uma das minhas mais queridas amigas, que as quis guardar para o seu primeiro filho, que um dia destes, ainda não sabemos quando, irá ser concebido, fruto de um grande amor.

Entretanto, outra amiga, teve um bebé e comecei a dar-lhe as roupas mas, nesta altura o bebé dela, que agora tem 16 meses, já está maior do que o Afonsinho.

Procurei e descobri que a Liga aceita roupa e brinquedos, para distribuir junto de crianças mais necessitadas e assim tenho estado a preparar as roupas de 12 meses, que já não servem ao Afonsinho para levar para a Liga.

Falando com a minha amiga, estava a dizer que o bebé está a ser planeado e para não me esquecer de guardar as coisas para ela (o berço, ovinho...). Respondi-lhe que estava tudo guardado à espera do nosso próximo amor e mais do que tudo e perguntei-lhe se queria que guardasse também as roupas de 12 meses, recebi como resposta:

«O meu bebé vai ser muito feliz porque vai usar todas as roupas do Afonsinho...»
Não consegui conter as lágrimas e a alegria que invadiu o meu coração, não tenho palavras para uma amizade assim, para tantas amizades assim, para tanto amor...

Uma tarde no parque

Ontem, depois da piscina, do almocinho e de uma sestinha, fomos ter com a nossa AMIGA Cláudia, a avó Maria e fomos ao parque.

Enquanto as meninas brincavam, o Baunilha e o G. jogavam à bola com o F., o Afonsinho estava sentadinho, na relva, a brincar e a apanhar umas folhas. Esteve sentadinho, sozinho, por bons períodos de tempo, muito tranquilo e com uma boa postura do tronco e da cabeça.

Depois do parque, aceitámos ir jantar com eles.

Quando chegámos a casa da Cláudia, organizámos rapidamente as coisas. Adorámos a forma simpática e sem qualquer tipo de cerimónia com que somos recebidos. Todos colaboramos, pomos a mesa, lavamos a salada, pomos a loiça na máquina, enfim, estamos em casa... que melhor sensação se pode ter do que esta tão maravilhosa, de se sentir em casa?

A AMIZADE, uma GRANDE AMIZADE, que nasceu aqui neste cantinho a que chamam blogsfera.

Esta amizade não se mede em dias ou meses, mede-se em cumplicidade, partilha, sinceridade, amor, é muito o amor que nos une, que sentimos pelos nossos filhos. Nós pelos dela, eles pelos nossos e não é uma amizade sentida só por nós, as duas. É uma amizade sentida pelas nossas famílias, pelos nossos pais, pelos nossos filhos, pelos nossos familiares, pelos nossos amigos...

O Baunilha brincou com o Afonsinho, fazendo da cabeça dele uma pista de carros... só vendo mesmo, não há palavras para descrever a forma deliciosa e carinhosa que o G. trata o "inho".

O nosso caminho não é fácil e um dia destes perguntaram-me se não me sentia sozinha, desamparada, se conhecia pessoas com filhos com casos idênticos ao Afonsinho e claro que respondi com um enorme sorriso...

NÃO, NÃO ME SINTO SOZINHA!!!

Sinto-me maravilhosamente acompanhada, por estes amigos maravilhosos que acompanham os nossos dias, sempre mas, mesmo sempre de mãos dadas connosco...

Primeira cambalhota...

Mais uma noite bem dormida, é notória a mudança a nível do sono, desde que o Afonsinho começou a terapia sacro-craniana.

Depois o pequeno almoço que hoje foi dado pelo papá, enquanto fomos ao Ikea fazer umas compras rápidas e levámos o G. ao ténis.

De regresso, enquanto o G. ficava a estudar para o exame de Língua Portuguesa (hoje tinha explicação) o pai deixava-nos na natação, pois hoje tínhamos a companhia dos nossos queridos amigos a "tia" Paula e o "tio" Pedro.

A aula começou na piscina pequena, com lateralizações e a "nadar" uma piscina em "estilo crawl" e outra piscina "de costas", he, he, he...

Depois... claro, mergulhos e a primeira CAMBALHOTA!!!!

O Afonsinho estava sentadinho na beira da piscina e...
mergulhou sozinho e...
deu uma volta inteira dentro de água.
Uma cambalhota!!!
e...
não engoliu água, nem se assustou!!!

VIVA, VIVA, VIVA!!!

Depois de mais alguns mergulhos, mudámos para a "nossa" piscina e para a água quentinha.

Lateralizações, nadar atrás da mana, nadar de costas e identificar os animais ao som de canções e de estimulação para vocalizar, não só o nome dos animais mas também os sons que fazem.

Ontem estimulámos também a identificação de pessoas, num ponto da piscina, perguntávamos onde estava a Rita, ou o Pedro ou a C. e ele procurava virando a cabeça, identificou sempre de forma correcta e por várias vezes tentou dizer o nome: Pedro, conseguido produzir uma "palavra" bastante semelhante.

Hoje, também conseguiu dizer uma nova palavra e bastante difícil "colelo" (coelho), disse várias vezes e com muito entusiasmo e alegria.

É enorme o esforço que faz para falar e fica muito contente e reconhece muito bem o SUCESSO, ficando muito feliz com o nosso apoio e palavras de incentivo. Passamos o tempo todo a bater palmas, a saltar, a pular... É FANTÁSTICO!!!

Hoje pela primeira vez e após o incentivo dado pela Rita, mergulhei pela primeira vez sozinha com o Afonsinho.

Quem viu diz que o mergulho correu bem, eu estava super nervosa, como quase não tenho pé na piscina, no fim do mergulho agarrei com a mão e levantei-o, tremia tanto que perante as palmas e a alegria da Rita e dos tios, subi as escadas e sai da piscina para perceberem que tremia dos pés à cabeça. As minhas pernas tremiam tanto que quase não conseguia descer as escadas para voltar a entrar na piscina.


Terminámos a aula com relaxamento na jacuzzi e o sorriso de prazer estampado no rosto do Afonsinho.

Os tios estavam extasiados, não se cansaram de o elogiar e estavam muitos felizes, porque por mais fotografias e vídeos que vejam, por mais que lhes conte ou que leiam, nada se compara ao que ontem puderam ver...

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Mergulhar!!!!

O Afonsinho, tal qual um anjinho, continua a dormir a noite toda!!!

Começámos o dia com brincadeira no tapete, sentadinho e depois no standing com o choro do costume...

Continuamos as aulas de natação, hoje contámos com a presença da mana. O G. teve a final do torneio de futebol e o pai acompanhou-o.

A aula começou fora da piscina. Primeiro os alongamentos, dos braços, das mãos, "o gigante" (os braços esticados e paralelos à cabeça) e "o avião" (braços esticados perpendiculares ao corpo), alongamentos lombares e das costas, pernas e pés, depois mergulhos, mergulhos e mais mergulhos...

O Afonsinho agora já mergulha sozinho. Sentado na beira da piscina, inclina-se para a frente e mergulha, outro mergulho é feito também sentado na piscina em que o ajudamos a entrar na água e depois deixamos que nade debaixo de água até tirar a cabeça da água sozinho. Neste mergulho, vamos controlando a posição e ajudamos se começar a virar-se e também a ficar mais tempo debaixo de água.

Depois destes mergulhos e mais... mergulhos!!!

Da Rita para mim, sozinho...

De mim para a Rita, sozinho....

Primeiro mergulhos médios (com pouca profundidade), depois mais fundo, mais tempo... e o Afonsinho lá vai uma, outra e outra vez, sempre a tentar nadar, a mexer os braços e as pernas e por mais INCRÍVEL que parece, SEM ENGOLIR ÁGUA!!!!


A aula passa tão rápido, muito rápido, entre VIVA, MUITO BEM, a nossa felicidade é imensa e pulamos, saltamos, batemos palmas...

O Afonsinho contagia-nos com o seu sorriso, lindo...

Os seus olhos de felicidade invade o nosso coração e sentimos que estamos no caminho certo...

No caminho em que tudo é possível, no caminho que nos mostra que o AMOR é o caminho para a felicidade...

terça-feira, 9 de junho de 2009

Bailarico


«Ó-i-ó-ai, fui comprar um manjerico
Ó-i-ó-ai, vou daqui pró bailarico...»

quadra popular


E lá fomos nós...

Chouriço, caldo verde, sardinha assada...

O Afonsinho estava super contente, musica e festa é com ele. Os irmãos também, cada um com o seu grupinho de amigos...


Estava uma noite fria mas, o calor da amizade, não nos deixou ter frio e aqueceu-nos a alma e o coração...

Exercicio respiratório

Hoje foi dia de fisioterapia e terapia da fala.

A terapeuta da fala entregou-me o livro do Afonsinho, onde escreveram como lhe tinha pedido a informação relativa ao seu desenvolvimento.

Estivemos a organizar o PII (Plano Individual de Intervenção) e a R., responsável de caso, agora, ficou admirada com as alterações que escrevi.

Não foram assim tantas mas, realmente, a diferença entre Setembro, período em começámos a fazer o PII e a definição de objectivos e iniciámos este ano lectivo são muitas e relevantes.

Nunca escrevi sobre o PII, de forma mais pormenorizada, porque nunca tive a pasta (a nossa, que é igual à que fica na Liga) em nosso poder, irei fazê-lo brevemente quando acabar o ano lectivo.

A sessão de fisioterapia foi baseada nos novos exercícios de joelhos e no sentar. O Afonsinho não dormiu e inicialmente não estava muito colaborante, ao longo da sessão foi melhorando.

Na terapia da fala mantêm-se o trabalho respiratório, comunicação oral e cognição desenvolvido com os animais.

Hoje, a AM., esteve a ensinar-me a fazer ginástica respiratória. É extremamente complicado e difícil realizar todos aqueles procedimentos contudo, a AM acabou por me explicar uma forma simples de conseguir este procedimento. Na posição ventral (barriga para baixo), colocar a mão por baixo do diafragma. Funciona e é extremamente fácil.

Obrigada!!! É que do outro procedimento não percebi meeesmo nada...

Agora vamos de mini-férias das terapias da Liga e só voltamos 2ª feira.

A nossa Educadora de IP


O Afonsinho continua a dormir a noite toda.

Depois de tomar o pequeno almoço, seguimos para a escolinha. Hoje fomos um bocadinho mais tarde (a P. não está) e passado 40 minutos estava de volta para assistir e falar com a Educadora de ensino especial.

A E. estava a trabalhar com ele e ficou muito contente de me ver.

Esteve a dizer que a evolução e os progressos são enormes e que o Afonsinho tem tido aquisições notáveis.

Identifica todos os brinquedos/objectos que lhe são pedidos com o olhar, consegue escolher entre três objectos APONTANDO, identifica os animais, vocaliza e consegue dizer algumas palavras, quando não consegue emitir som, percebe-se a palavra ou o som que está a fazer.

Fica muito tempo sentado sem cair, brinca com as colegas e zanga-se se lhe tiram os brinquedos, continua a adorar tudo o que é movimento, como o barco que faz com ela (sentado ela puxa para um lado e ela tem que puxar para outro).

Está muito atento e concentrado e consegue ouvir uma história até ao fim.

Costuma vir com ele para o recreio. O Afonsinho continua a não gostar muito do baloiço mas, ela anda com ele ao colo dela (que mimo!!!) e adora o escorrega. Já consegue que ele aceite o triciclo e apesar de ainda mostrar alguma reactividade, já consegue que ele ande.

Marcámos reunião para o dia 24 de Junho, para a avaliação final e ela informou-me que para o ano não vai ficar com o Afonsinho, porque TEM que mudar de agrupamento, porque só pode fazer um destacamento (4 anos) e já fez em regime de excepcionalidade, dois destacamentos. Contudo, vai voltar a concorrer para o nosso agrupamento e quem sabe, pode ser que entretanto a lei volte a mudar...

Em Setembro, logo saberemos como será a situação, sendo que a E. gostaria de passar o caso pessoalmente para a educadora que irá trabalhar com o Afonsinho.

Obviamente, que esta é uma situação que não me agrada mas, como a E. me disse tenho que pensar positivo e receber a próxima educadora, como a recebi a ela, de coração aberto e tudo vai correr bem.

O coração continua aberto, sempre mas, gostei imenso da atitude da E. desde o primeiro momento, que nunca se deixou influenciar, pelo que a colega lhe foi transmitido, sendo sempre isenta e altamente profissional.

Desenvolveu um excelente trabalho com o Afonsinho. Foi nos ajudando, especialmente em termos cognitivos, dando imensas ideias para a construção e adaptação de materiais.

Obrigada, por ter caminhado connosco, de coração, com amor e muito carinho, o nosso caminho foi mais fácil, graças à sua dedicação e partilha.

Continue com o Afonsinho, continue a caminhar connosco, neste nosso caminho o AMOR faz a DIFERENÇA...

segunda-feira, 8 de junho de 2009

VAMOS AJUDAR O DINIS!!!


O Dinis, tem 15 meses e graves lesões cerebrais (que ocorreram ainda durante a gravidez) cuja causa é ainda desconhecida. O Dinis tem uma doença neurológica grave de que padecem apenas 20 pessoas em todo o mundo (nenhum caso em Portugal).

Após dezenas de exames, foi-lhe diagnosticada uma doença raríssima que está ainda em a ser estudada, cujo nome é designado por “leucoencefalopatia com calcificações e quistos cerebrais” e que está a associado a um síndrome de "COATS".




N.º de Conta: 36471370.10.001 / Banco Português de Negócios
NIB: 0079 0000 3647 1370 10 146
IBAN: PT50007900003647137010146

Um braço, o outro braço...


Vamos nadar, começa devagar...
Depois começar, não podes mais parar!
Um braço, o outro braço
A perna, a outra perna
Um braço, o outro braço....

Esta canção foi a R. que nos ensinou e serve de incentivo ao Afonsinho para nadar!!!!

Hoje a aula começou dentro de água. De forma calma e tranquila (estamos a ficar muito agitados, lol) começámos a aula com lateralizações.

Combinámos fazer uma aula mais ligeira (não sei bem o que é que isso significa!), porque o Afonsinho está um bocadinho ranhosito e temos mais uma aulitas pela frente (terça, quarta, quinta, sexta... ufa!) não dava jeito nenhum o rapaz adoecer agora.

Assim, estivemos a nadar, com a cabeça bem (às vezes) levantada e de costas a tentar que o Afonsinho perceba que se puser a cabeça (muito) dentro de água, entra água pelo nariz, pois é!!!

Ou ele não percebe, ou não quer perceber, ou o que ele gosta mesmo é mergulhar a cabeça debaixo de água (pelo menos tal parece, pelos gritos de prazer e pelos sorrisos que vai dando) e pronto... lá deixou a aula de ser ligeira, com a R. sempre exigeeeente, a dizer com ar "zangado", "vês, assim engoles água...", "vês, eu já te expliquei..."

Desta vez NÃO FUI EU!!!!

A R. bem explica mas, ele o que quer mesmo é molhar o cabelo e pôr a cabeça debaixo de água e tentou, tentou e voltou a tentar mas, como sempre, lá foi levando a água ao seu moinho (neste caso ao seu nariz...).

A aula terminou com o relaxamento na jacuzzi, amanhã continuamos, se eu me conseguir mexer, sim porque o Afonsinho está na maior.
Para a semana quando formos às consultas, a médica de gastro, a diestista mas, em especial o nosso "querido" neuro-pediatra não o vão conhecer...

Em pânico...


Hoje acordámos, muito cedinho.

Depois do pequeno-almoço, seguimos em direcção à Liga e a mais uma sessão de Terapia Ocupacional.

Deixámos a C. na escola e então depois fomos para a Liga, sentadinho na cadeira, já devidamente rectificada (enchemos a costas da cadeira), quietinho e sem choro.

Chegámos bastante cedo e ainda fomos tomar um café. Agora o Afonsinho quer beber café, assim, passou o tempo a dizer "é bom" para que eu lhe desse. Por fim lá lhe dei uma colher "suja" com café e ele ficou todo contente.

Na terapia ocupacional mantêm-se os exercícios e também a colaboração total do Afonsinho.

Depois da TO seguimos para a escolinha, a viagem correu bem, com o Afonsinho a colaborar.

Quando chegámos a P. não estava, fiquei então a saber que tinha tirado esta semana de férias!?

Fiquei logo em estado de choque, ainda por cima tinha levado massinha com peixe para o almoço e que obviamente é um comer que o Afonsinho tem que mastigar e tem que haver bastante cuidado e supervisão. Perguntei à auxiliar que ia ficar na sala, quem ia dar comer ao Afonso e se alguma vez já lhe tinham dado comer ou tinham visto a P. dar. Uma delas (a que ia ficar na sala no dia seguinte), disse-me com um ar enjoado, que a P. lhe tinha dito que ele comia ao colo.
Sim, e...?
Disse-lhe que não era fácil dar-lhe comer, não tanto por ele mas, por quem lhe está a dar que tem que estar confiante, não pode demonstrar insegurança ou receio, porque ele reage muito mal.

Até hoje, o Afonsinho, nunca se engasgou mas, e se tal acontecer, estarão elas preparadas para resolver a situação?

Pedi autorização para entrar na sala e dar a papa da manhã ao Afonsinho e disse que ele tinha que comer ao meio dia, porque ia para a piscina mas, que eu ia buscá-lo antes do almoço.

Saí de lá num verdadeiro estado de pânico e sem perceber porque não tinha a P. me informado.

Antes do meio-dia, já lá estava mas, para grande espanto, meu, a V. já estava a dar o almoço ao Afonsinho, de forma muito calma e tranquila, com óptima aceitação por parte dele.

Claro que quando me viu, começou logo a refiliar e fui eu que tive que acabar de lhe dar o almoço.

Fiquei contente com atitude da V. e feliz pelo Afonsinho conseguir comer com outra pessoa que não a P. mas, continuo intranquila em relação ao facto de poder ocorrer algum problema e elas não estarem à altura de o resolverem. Assim, amanhã vai à escolinha na mesma, até porque tem a educadora de ensino especial mas, não vou levar almoço.

domingo, 7 de junho de 2009

Com forma de peixe...

Hoje, depois de mais uma noite bem dormida, fomos para a piscina.

Encontrámos-nos com a Cláudia , a avó Maria e o Baunilha e tomámos um café, depois seguimos para a piscina.

Hoje a aula foi, ainda, mais divertida e animada.

A R. estava muito contente por ver o Baunilha, que está enorme e muito mas, muito melhor.

Em relação à motricidade grossa, andar, correr, saltar, pular... está ÓPTIMO e NÃO se nota nenhuma alteração (a hemiparésia, já era!). Em relação à cognição, comportamento e comunicação oral, também há GRANDES desenvolvimentos e PROGRESSOS. Em relação ao aspecto físico, está LIIIINDO, com o seu cabelo loirinho, os seus enormes olhos azuis e o seu sorriso LUMINOSO, TRANQUINAS e FELIZ!!!

Enfim, FANTÁÁÁÁSTICO!!!!

O Afonsinho não gostou muito de partilhar a sua Ritinha e cada vez que ela estava com o Guilherme e depois voltava, ficava muito agarradinho a ela, com uma cara muito séria e com ciumes.... MUITOS CIUMES, tantos que até lhe deu beijnhos!?

Então e eu?

Sim, menino Afonsinho e eu?

Andaram a nadar com os chouriços, a fazer de flutuador, a brincar com a bola, em cima do tapete, a "nadar" e fazer corridas e claro, não podiam faltar, os já famosos mergulhos.


Como sempre o tempo passou a correr e num instante já era hora de nos despedirmos.

Nós amanhã voltamos para mais uma aula.

Como diz a C. estamos a ficar com escamas dérmicas e forma fusiforme...

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados