Os dias têm passado e ainda não conseguimos voltar às nossas rotinas.
O Afonsinho continua a comer muito bem, a fazer birra na cadeira e as noites vão intercalando, uma boas, em que dorme a noite toda, umas razoáveis, em que só acorda uma vez e outras em que acorda, duas e três vezes ou acorda e só volta a adormecer de madrugada.
Foram poucos, muito poucos os dias em que conseguimos ir à Liga, à hipoterapia e à hidroterapia, a única terapia que temos conseguido cumprir tem sido a acunpuctura, porque é ao sábado e contamos com a ajuda, preciosa, do papá.
A educadora de intervenção precoce, continua a trabalhar de forma eficaz e com a colaboração do Afonsinho e já chegaram ao numero dez, passando por uma revisão pelas cores, pelos animais e começaram agora com os sentidos.
Na terapia da fala iniciámos os exercícios para a língua, sendo que já a consegue por fora da boca e continuamos com as histórias, com acções e conceitos.
Na terapia ocupacional continua a brincar e a trabalhar o controlo de tronco, que apresenta melhorias fantásticas e da cabeça, que também continua a evoluir, ainda que lentamente, de forma bastante favorável.
Na fisioterapia é o caos!!! Não faz nada, não colabora, não participa, de tal maneira que na semana passada a terapeuta lhe disse que ia dar-lhe alta!!!
Na hipoterapia, participámos numa reportagem que passou no programa da RTP1 "Portugal no coração".
Na piscina as coisas têm corrido melhor e mesmo não fazendo as três aulas semanais, temos conseguido fazer duas. Continuamos a trabalhar o sentar, o gatinhar, o controlo respiratório, a oralidade e o controlo de cabeça, sempre com excelente colaboração e muita alegria por parte do Afonsinho.
Em casa centramos o nosso trabalho na condição física, com muito trabalho com talas, agora temos talas para tudo: braços, mãos, dedos e pernas e brevemente para os pés, uma vez que já fizemos as provas finais das talas moldáveis. O Afonsinho apresenta um tónus cada vez mais normalizado, menos hiper-extensão e raramente utiliza o reflexo assimétrico. Continuamos a fazer muitas massagens e muitos exercicios para a boa manutenção dos músculos, tendões e articulações que se mantém em excelente estado, sem qualquer encurtamento ou assimetrias.
Na semana passada aproveitámos o calor que o fim de semana nos trouxe e fomos ao Jardim Zoológico no sábado. O Afonsinho gostou muito da quitinha e esteve a fazer festinhas em cabras e ovelhas, identificou muito bem os animais e consegui dizer coelho, com imensa facilidade.


No domingo fomos passear a Belém e pela primeira vez, vimos o Afonsinho a dar gargalhadas sentado na sua cadeira, para que este verdadeiro milagre acontecesse, contámos com a ajuda da tia A., que ia de mão dada com ele e do primo M., que à nossa frente ia batendo com a bola, fazendo as delicias do Afonsinho. Esteve sentado, na relva, a brincar e a jogar à bola com o pai e o irmão, dando gritinhos de prazer sempre que chutava, com a ajuda do pai, a bola.

Na terça-feira, torci o pé e o joelho e lá parámos tudo outra vez...
Contudo, ontem fomos à festinha do nosso amiguinho Guilherme, que fez quatro anos. O Afonsinho esteve a "pular" no insuflável com o papá e os outros meninos, entre os quais o nosso amiguinho JP. Foi o momento alto da festa ver os nossos meninos, a pularem de alegria e contentamento, com sorrisos que nos enchem o coração.