Hoje começámos o dia na nova escolinha do Afonsinho numa reunião, que durou cerca de duas horas e onde estiveram presentes uma directora do agrupamento, a coordenadora do JI e as educadoras que o vão acompanhar.
Falámos brevemente, muito brevemente, sobre a história do Afonsinho, uma vez que ele já não suporta ouvir a história.
Falámos sobre as dificuldades, o sentar na cadeira, que levámos, a alimentação, as necessidades e sobre comunicação. As educadoras não conhecem o SPC mas, especialmente a de ensino especial mostrou-se muito interessada e empenhada em aprender rapidamente, chegando mesmo a dizer que iria fazer uma formação.
Falámos sobre as dificuldades, o sentar na cadeira, que levámos, a alimentação, as necessidades e sobre comunicação. As educadoras não conhecem o SPC mas, especialmente a de ensino especial mostrou-se muito interessada e empenhada em aprender rapidamente, chegando mesmo a dizer que iria fazer uma formação.
Fui convidada a estar presente na sala o tempo que achasse necessário. Claro que fiquei muito mais tranquila uma vez, que pretendemos fazer um integração parcial e com muita calma, para que as situações do passado não se voltem a repetir e estava com algum receio, que não me permitissem acompanhar o Afonsinho nesta fase inicial, afinal estamos a falar de o JI da rede pública.
Na próxima semana o Afonsinho vai ficar só de manhã, até ao meio dia e eu irei estar presente todos os dias. Se a integração for boa, iremos de seguida começar a deixá-lo ficar, ainda só de manhã mas, sem a presença da mãe. A alimentação será a terceira etapa mas, serei eu que lhe irei dar o almoço até que sinta confiança, eu e ele, para que a auxiliar lhe possa dar a refeição.
Este processo vai demorar o tempo necessário, uma semana, um mês...
Devido às terapias o Afonsinho vai frequentar o JI de segunda a quinta feira e sairá depois do almoço. Sendo que há dias em que sairá às 14h15, à terça e à quinta, às 13h30 às quartas, as 14h00 às sextas e às 15h00 na segunda.
A sala do Afonso tem vinte meninos, com quatro e cinco anos e apesar de existirem mais dois casos de nee, cada um foi colocado numa sala, tendo em consideração as suas dificuldades.
A sala é grande e está relativamente bem equipada. A educadora de ensino especial irá estar quatro horas por semana com ele, tem uma auxiliar de acção educativa na sala e estão a aguardar a vinda de outra auxiliar para dar apoio especifico ao Afonsinho e à outra menina que também tem pc.
A primeira impressão foi excelente, aguardamos agora por segunda feira, dia em que se inicia o novo ano lectivo, para vermos como tudo vai correr...
De tarde mais uma sessão de terapia ocupacional e fisioterapia. O Afonsinho esteve muito bem. Hoje colaborou e esteve muito participativo nas duas terapias.