Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Sobre nós, sobre as férias...

Iniciámos mais um período de férias.

Desde que somos pais, sempre primámos por ter tempo de qualidade com os nossos filhos. As nossas férias foram sempre divididas em vários períodos: uns em que estamos todos reunidos, outros em que apenas está presente um de nós.

Com o nascimento do Afonso esta situação não foi alterada e continuamos a fazer férias sem o pai, como acontece neste mês de agosto, em que o pai está a trabalhar, proporcionando aos miúdos um período de férias bastante alargado.

Os dias tem corrido muito bem, o tempo tem estado muito bom.

No primeiro dia na piscina, o Afonso estava delirante... "andou", mergulhou, nadou, saltou com os irmãos, brincou com a bola, estava sorridente e não parava de gritar de felicidade, estava cheio de saudades...
Agora já consegue estar mais tempo dentro de água porque já não tem tanto frio e depois de secar volta para a piscina.
 

Está a comer muitíssimo bem.

Finalmente conseguimos que coma de tudo e várias vezes ao dia, sem que fique mal disposto ou bolse.
Agora toma o pequeno almoço, que continua a ser nestum, por volta das 11h30, come uma fruta, a preferida neste momento é a ameixa, almoça, lancha, iogurte, pão, fruta, pastel de nata, todos os dias vamos variando, janta e ao jantar consigo que coma sopa e antes de dormir ainda come nestum.
Ao longo do tempo fomos tentando introduzir os mais variados alimentos mas o estômago do Afonso recusava-se a colaborar em especial com os produtos lácteos mas agora tudo começa a correr bem e ele tem uma alimentação adequado à sua idade, a paciência e a perseverança deram resultado.

Temos trabalhado muito pouco e descansado muito. Vamos fazendo  as mobilizações, therathogs, talas nas pernas e nos braços, dafos, standing, alguns jogos e pouco mais...
O Afonso tem mantido uma excelente postura e mantém-se imenso tempo sentado com apoio dos braços, hoje já só utilizámos os calções do therathogs e as talas de braços durante algum tempo e depois de tirarmos conseguiu manter o bom controlo.

Está tranquilo e muito feliz, praticamente não faz hiper-extensão e mesmo a comer mantém uma postura muito boa, apesar de ainda comer ao colo.

Mantém um excelente controlo dos esfincteres, de dia e de noite, mesmo quando dorme até às  9h ou 10h.
Está a dormir maravilhosamente, adormece sozinho na cama por volta das 22h e está a acordar depois das 8h e que bem que sabe, ter um despertador assim, tão tardio...

Temos que voltar ao treino na cadeira de rodas e no computador,bem como à tábua de equilíbrio e à bola de bobath,  o que irá acontecer já a partir de amanhã, agora que o pai já conseguiu trazer todos os produtos de apoio, sim, porque precisávamos de uma carrinha de mudanças para conseguir trazer tudo de uma vez...

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Consulta de homeopatia/osteopatia

Continuamos preocupados com o joelho do Afonso...

Nesta altura já sabemos que a lesão, a rutura e o cruzamento dos ligamentos, está curada mas a perna direita continua com uma rotação exagerada e uma postura incorreta, que se nota de forma acentuada quando está em pé e quando se movimenta.

As opiniões, dos terapeutas e médicos, continuam a ser as mais variadas, o terapeuta cubano é o que está mais preocupado e está constantemente a dizer que a perna não está bem, também a Rita se mostra preocupada e pensa que o caminho é o fortalecimento da zona do joelho com exercícios acessórios, o standing, a electroestimulação o uso dos dafos e das talas de barbas. A Sara continua a fazer manipulação o que coloca o joelho na posição correta mas que rapidamente volta à posição inicial, para os restantes, está tudo bem com a perna...

Assim, decidimos procurar, uma vez mais, ajuda e fomos a uma consulta com um médico osteopata e homeopata.

Encontrámos, a nível humano, um médico fantástico, disponível, tranquilo, que tratou o Afonso com uma doçura e um carinho como nunca tínhamos visto, que encheu o Afonso de beijinhos, conquistou-o de tal forma que teve direito a beijinhos e a um abraço.

A opinião dele é que o Afonso tem um escorregamento da tíbia e que precisa de exercícios simples, os que a Rita já faz e muita paciência, uma vez que este tipo de situação demora cerca de um ano para recuperar. Ensinou-me a fazer os exercícios  e disse-me que tinham que ser feitos nos dois joelhos, para evitar que venha a  acontecer também no joelho esquerdo. o que acontece com frequência.

Disse-nos que não podia ser manipulado, porque a manipulação poderia voltar a provocar lesões, deveria fazer mobilização, os exercícios que já fazemos diariamente mais os que nos ensinou.

Quer voltar a avaliar o Afonso daqui a dois meses.

Ficou muito interessado no Afonso e pediu-nos todos os exames e a ressonância magnética, que não temos, para avaliar a situação do Afonso, porque acha que ele tem imenso potencial, falando-nos que ele tem um controlo cervical excelente, que com tratamento homeopático podem ajudá-lo a ter a posição de pé, perguntando-me porque é que eu achava que ele não ia andar. Eu disse-lhe que não era uma questão de achar ou não achar mas que na realidade, ele ainda não tinha controlo da cabeça e só recentemente tinha começado a ter movimento de marcha, que nunca tinha tido força nas pernas...

Ele disse-nos que tínhamos que fazer mais por ele e que com a nossa autorização gostaria de fazer um tratamento homeopático de regeneração das células cerebrais mas que precisava de uma ressonância magnética atual para poder avaliar a verdadeira localização e extensão das lesões, uma vez que a RM, as cinco linhas do relatório, que temos foi feita quando o Afonso tinha 19 dias.

Ficámos interessados, ficamos sempre que nos falam de tratamentos alternativos mas como sempre vamos informarmo-nos muito, muito bem, ponderar, avaliar, voltar a ponderar  e depois logo decidimos.

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados