Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Consulta de fisiatria

Hoje voltámos a acordar bem dispostos e a comer muito bem ao pequeno almoço.

A viagem de carro bem e voltámos a chegar à escolinha com um sorriso nos lábios.

Hoje de manhã, fui tomar café com uma das mamãs, que conheci por intermédio dos terapeutas da Liga e entre as mais diversas conversas perguntei-lhe se conhecia algum ortopedista e ela de imediata me disse que a fisiatra da Estefânia dava consultas às quartas-feiras na AFID, falei com o F. que de imediato ligou e conseguiu consulta para hoje de tarde.

Quando fui buscar o Afonsinho à escolinha a educadora disse-me que tinham estado a recortar números e que amanhã iam fazer colagens e fazer conjuntos. Disse que o Afonsinho não queria fazer mas depois conseguiu, com a ajuda ada auxiliar, que ele fizesse e ele acabou por gostar da actividade.

Depois do almoço mais uma sessão de fisioterapia. Muito trabalho de manipulação, hoje dos membros inferiores, bola, banco sueco, o Afonsinho continua a refiliar mas a terapeuta continua a ignorá-lo e a obrigá-lo a trabalhar.

Mal a terapia acabou corremos para a consulta.

A Drª esteve a ver o Afonsinho e disse-me que ele tem uma instabilidade no joelho, provavelmente devido a um problema no menisco.
Vai fazer uma ressonância magnética na Estefânia para percebermos a gravidade da lesão e estudarmos qual o melhor tratamento, que segundo ela me explicou não se afigura fácil, especialmente em caso de necessitar de ser operado, devido à distonia e à hiper-extensão, que hoje, nem de propósito, foi uma constante.

Finalmente encontrámos, neste caso até foi um reencontro, uma médica que nos ouviu e se preocupou com a situação da perna do Afonsinho mesmo que ele não tenha ou possa nunca a vir ter marcha...

No regresso a casa o Afonsinho manteve a hiper extensão e percebemos depois que estava cheio de fome...

Será que vai começar a utilizar o padrão também quando tem fome?

Chegou a casa foi à casa de banho, lanchou fruta cozida com cinco bolachas e um pastel de nata e está ali sentadinho no sofá calmo e tranquilo...

Este miúdo é uma verdadeira caixinha de surpresa...

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Consulta de saude infantil

Hoje acordámos cedinho, o Afonsinho não estava com muita vontade de ir para a escola.

Comeu muito bem ao pequeno almoço e a viagem no carro foi tranquila e chegámos à escolinha com um sorriso.

A manhã correu bem, hoje já não esteve mal disposto mas, claro que chorou na cadeira.

Depois do almoço, que comeu todo e rapidamente, o apetite já voltou e agora está sempre com vontade de comer, fomos ao centro de saúde à consulta de saúde infantil.

Nunca tínhamos ido a esta consulta mas, pouco a pouco fomos deixando de ir ao pediatra, porque felizmente o Afonsinho não tem tido grandes doenças e as constipações, varicela e otites, têm sido sempre diagnosticadas pela médica de família, que está sempre disponível para o observar e ajudar em tudo o que é preciso.

O Afonsinho pesa 12 quilos e mede 96,5 cm.

Já recuperou 200 gr das 600 que perdeu com a doença. Em relação aos quatro anos engordou 1,5 Kg e cresceu 6,5 cm, está agora com tamanho e peso de três anos.

Em relação ao joelho que tanto nos preocupa, não nos pode passar a ressonância magnética, nem enviar o Afonsinho para a consulta de ortopedia da Estefânia, só mesmo para o H. Fernando da Fonseca.

Vamos tentar marcar novamente consulta de ortopedia e esperar pela consulta de fisiatria na Estefânia, que está marcada para dia 22 de Março.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Regresso à escolinha...

Hoje, acordámos bem cedinho e depois de um duchinho, pequeno almoço, vestir, therthogs e dafos seguimos para a escolinha.

No carro algum queixume mas, diferente do que é habitual... mais baixinho e com pausas... chegámos à escola com um sorriso...

Foi recebido com alegria pela auxiliar, pela educadora e pelos amigos.

Estive a falar com a coordenadora por causa de iniciarmos o almoço no jardim de infância e pediu-me para esperar mais uns dias, para ver se a auxiliar "prometida" realmente vem dia 1 de Fevereiro e se tem condição efectiva  para acompanhar o Afonsinho e os outros meninos com nee.

O almoço continua a preocupar-me, porque para além de ser dificil dar comer ao Afonsinho, nunca poderá ser feito por uma pessoa que ele não conhece, porque juntamos à dificuldade de comer a dificuldade do toque e o facto de estranhar as pessoas...

Enfim, sem stress, vamos aguardar...

Quando o fui buscar já lhe tinham tirados os dafos, estava com um ar tristonho e tinha vomitado.

Atribuimos esta situação ao facto de ter estado duas semanas em casa mas a verdade é que durante a tarde sempre que lhe perguntámos se tinha gostado de ir à escola e se queria ir amanhã, respondeu sempre que não e quando lhe perguntámos se estava zangado com alguém, respondeu que sim, que estava zangado com a educadora, com a educadora de ensino especial e hoje nem a A., a auxiliar escapou, só sorria quando falávamos dos amiguinhos...

Estou a prever um dia dificil para amanhã...

De tarde não tivemos fisioterapia, porque a Rita não pode vir mas, a Sara passou por cá para colocar o kinesio taping, a perna não está melhor e a nossa preocupação é cada vez maior...

domingo, 22 de janeiro de 2012

Recomeçámos as terapias...

Durante a semana, continuámos em casa por opção.

O Afonsinho tem dormido muito bem,  voltou a comer bem, temos aproveitado para fazer lanches reforçados e fazer sestas depois do almoço.

Na quarta-feira iniciámos as terapias em casa, porque ainda não fomos à Liga.

Fisioterapia e sacro-craniana, voltámos ao standing, às talas, ao therathogs, à rampa, às bolas, à posição em pé, aos dafos, à oclusão... enfim, a todo o trabalho caseiro com excepção do treino na cadeira e continuámos com muito mas mesmo muito, mimo...

Ontem foi à acupunctura e à hidroterapia mas estava molinho e pouco participativo, agora vamos ter que recomeçar devagarinho...

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados