Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Terapeutas

Hoje recebi a visita (no blogue) da técnica de intervenção precoce que acompanhou oAfonsinho de Fevereiro a Junho, e de quem muito gostamos.
Já várias vezes tenho pensado, que as terapeutas que acompanharam o Afonsinho, nunca mais deram noticias ou se interessaram por saber dele. Eu sei que este é um trabalho difícil, duro que mexe com as emoções mas, também são estes os motivos que deveriam levar a escolha desta profissão. Ajudar, ser solidário, amigo, fazer a diferença, acrescentar algo à vida de uma criança, ajudá-la a sorrir...
O Afonso já foi acompanhado, para além dos terapeutas que o acompanham actualmente, por 5 fisioterapeutas, 1 terapeuta da fala, 1 médico de acunpuctura, 1 técnica de intervenção precoce, 1 assistente social e apesar de esporadicamente lhes mandar mensagens, no Natal por exemplo, NUNCA recebi nenhuma em troca.
Talvez seja eu, pois nunca poderia ser o Afonsinho ou talvez sejam elas....

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

É nisto que somos bons!

Uma bandeira de ESPERANÇA ...
Vale a pena ver!

http://www.youtube.com/watch?v=byB2q3b_eiI

O Centro Equestre João Cardiga está situado em Leceia (Barcarena) e recebe meninos com necessidades especiais - Hipoterapia e Equitação Adaptada.
O Afonsinho é o aluno mais novo, de sempre, do Centro Equestre.
Somos uma grande familia, aqui não há diferenças, há esforço e dedicação!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Esperar o melhor!

O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo.
Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior.

Alfred Montapert

Piscina no meio dos pinheiros

Hoje fomos até Magoito, na zona de Sintra, visitar família.
O dia estava bom, o ar é fantástico, no meio dos pinheiros e ainda por cima, com a nova paixão do Afonsinho, uma piscina.

Os irmãos divertiram-se com os mergulhos, as "bombas", os saltos com os primos, para dentro da piscina, jogaram matraquilhos, à bola, andaram de baloiço passaram um dia em cheio.

O Afonsinho descobriu que tem uma priminha pequenina, que fez hoje 5 meses. Uma verdadeira boneca, com os seus lindos olhos azuis. Brincou com a priminha, fez-lhe festinhas (com algum receio meu que a magoasse, pois às vezes, as festinhas, tranformam-se em arranhões) e descobriu que tinha ciumes, quando a mana estava a brincar com a priminha, uma ternura.

Mais um dia de férias, sem correrias, sem stresse, com calma e boa disposição.

Dentro de água, como uma enguia...

Pois é, o Afonsinho parece uma enguia, e escorregadia...
Alterámos a hora de banho, para que o pai, que durante todo o dia está fora, o possa acompanhar. Assim agora damos-lhe banho por voltas das 10h00 da noite e é um verdadeiro espectáculo.
Vocaliza, ri, dobra o riso, dá gritos de prazer, engatinha, dobra e estende as pernas, bate com os braços, chapinha, vira-se, vira-se e torna a virar-se, uma verdadeira enguia. Não o conseguimos lavar, porque para ele o banho é sinónimo de brincadeira, muita brincadeira.
É impressionante.
Já sabíamos que a água ajuda a normalizar o tónus e permite fazer algumas coisas que não consegue fazer fora de água. Mas, neste momento, o Afonsinho, mexe-se de forma autónoma e activa, e tão rápida mas, tão rápida que temos dificuldade em segurá-lo.
Estamos tão felizes, que queremos pensar numa maneira de ele estar 24 h por dia dentro de água, assim resolveríamos o seu problema de tónus alterado, não era?
Agora a sério, estamos a pensar (e já começámos a procurar) numa piscina, onde possamos ir todos os dias fazer um bocadinho de relaxamento (lazer) com o Afonsinho. Pensamos que era importante e o iria ajudar a melhorar e a normalizar o tónus.
Este ano (lectivo), vamos tentar proporcionar ao Afonsinho o maior numero de horas possíveis de terapia. Vamos continuar a apostar, ainda mais, na sua reabilitação.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

De regresso...


Pois é, os filhotes já regressaram e na bagagem traziam, presentes, novas histórias e novas vivências, vinham muito mais ricos!

A força de viver

Anjo da luz com pezinhos,
Foi ele que nos guiara
O menino que marcou o vosso caminho
Nos nossos corações caminhara
Sobre o seu ninho
O meu apoio receberá.
 
Agora podes correr
Levo-te no meu coração,
Volta e não te deixes abater
Enquanto choro de alegria, poderão
Sentir a força do Afonso viver.
Filipa

domingo, 10 de agosto de 2008


"Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível."



Charles Chaplin

“A alegria da alma constitui os belos dias da vida, seja qual for a época.”

Sócrates

Renascer na alegria

É o que nos tem acontecido nestas última semanas.
O Afonsinho está sorridente, simpático, falador. Agora já não precisa ser estimulado para falar ou sorrir. De forma espontânea, damos com ele a sorrir e a falar. Quando o provocamos com as brincadeiras e as gracinhas, e tudo tem gracinha, tem uma reacção imediata de querer falar, cada vez de forma mais rápida, mais repetida, mais alta, com novos sons.
Começamos a acreditar, que não é imaginação nossa, e que já ouvimos sons muito parecidos com palavras e com o som certo para a palavra certa (lá, olá, bábá - bebé, qué - quer, ão - não, om - bom, - mãe, ato - gato, um - mu).
Vamos devagar, sem euforias mas, pensamos que está finalmente a conseguir vocalizar (para além do falo eu, falas tu) e com algum sentido.
Agora, os dias são repletos de "conversas" e de sorrisos, dele e nossos, que andamos tão felizes e babados com o nosso bebé.

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados