Por aqui continua a correr tudo bem.
O Afonso tem estado bem disposto, come bem e as noites têm sido calmas e tranquilas, apesar de acordar muito cedo. Está, ainda mais, mimado e temos que lhe fazer todas as vontades, ver os programas que ele quer ver, ouvir as músicas que quer ouvir mas, também pouco mais pode fazer para além de ver televisão e ouvir música.
As suturas estão a cicatrizar bem mas as da frente estão muito "assanhadas" com um enorme vermelhão em redor, pior no pé direito que ainda está inchado e negro, o que nos tem causado alguma preocupação, também tem tido febre ao fim da tarde sem qualquer explicação aparente.
Tiramos fotografias e falamos com o Professor, que nos explicou que naquela zona há pouca pele e pouco músculo e que os pontos interiores e exteriores estão muitos próximos, provocando problemas de circulação.
Assim, nos próximos dias vamos ter que fazer massagem para melhorar a circulação, duas vezes por dia, o que significa que temos que fazer os pensos diariamente, ou seja tenho que ser eu a fazer o penso, com todo o cuidado uma vez que não se pode colocar creme nas cicatrizes, que têm que se manter secas, sem qualquer humidade.
Com muita paciência, seguindo as instruções que me foram dadas, lá consegui cumprir a tarefa, não foi nada fácil mas consegui!
Vamos voltar a fazer gelo, tem que ter os pés levantados o maior período de tempo que for possível e retomamos o antibiótico, para prevenir algum risco de infeção.
Na segunda-feira tive reunião no Colégio para definirmos, com base nas Metas Curriculares, as necessidades para o acesso ao computador. Testámos também os produtos de apoio que vão ser utilizados na sala de aulas, o computador e o Easystand para ver o espaço que ocupam e a posição em que terá que ficar sentado para ter acesso fácil.
Uma vez que o Colégio, utiliza o Movimento da Escola Moderna (MEM) e as Metas curriculares são bastante complexas o Afonso vai ter que rapidamente deixar de utilizar o GRID como programa base com células pré-progamadas, para usar o Office (Word e Excel).
Assim, para a semana e após a consulta de pós-operatório em Coimbra e a aprovação do Professor para que o Afonso possa utilizar a cadeira de posicionamento, iremos começar a avaliação para saber que teclado (virtual e com acesso pelo olhar) que o Afonso irá utilizar, depois de escolhido o teclado iremos iniciar o treino intensivo para a utilização dos programas necessários.
Também iremos fazer avaliação para a utilização de um iPad com varrimento. Este equipamento será para ser utilizado em todos os espaços do colégio, exceto na sala de aula, permitindo-lhe comunicar com todas as pessoas e em especial com os colegas, para que esteja em todos os momentos incluindo, com a maior autonomia possível em termos de comunicação.
Confesso que fiquei surpreendida com esta sugestão.
Quando começámos as avaliações, há alguns anos atrás, para a comunicação aumentativa, o acesso com o olhar foi, de imediato, o escolhido, mesmo sendo o mais difícil e mais complexo, uma vez que, desde de sempre, o Afonso comunica com o olhar, uma forma de comunicação inata, logo fácil e natural, para ele.
Contudo a Sara explicou-me que os miúdos aceitam muito bem este tipo de acesso e que pensa que o Afonso vai aprender rapidamente a utilizá-lo, mesmo sendo necessário mais passos e a comunicação ser mais demorada.
Assim, o que eu pensava que iria ser um período "calmo" de recuperação e imobilização, com as férias possíveis, vai-se transformar num período de trabalho intensivo, para que em setembro o Afonso esteja o mais apto possível para utilizar as novas ferramentas e o iPad.
Continuamos a caminhar...