Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sábado, 11 de dezembro de 2010

Mensagem

Fotografia de Patricia Azevedo

"A qualquer distância, em qualquer instante, é possível abrirmos os olhos para dentro, sintonizar o coração e enviar um sorriso de amor."

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Aniversário

Hoje é o meu dia de aniversário, faço 42 anos.
 

Ao longo do dia fui recebendo telefonemas e mensagens de muitos e queridos amigos. A tónica era os quarentas…

Eu, contrariamente à maioria mas, eu sou mesmo fora do normal, adoro pertencer ao clube dos quarentas.

Finalmente, o corpo e a cabeça estão em sintonia.

Sei o que quero, já tenho alguma experiência de vida e a vida ensinou-me que podemos ser tudo o que quisermos, onde e quando quisermos, basta, valorizar o que temos e aproveitar ao máximo cada momento de felicidade.

Os últimos anos não foram fáceis e a magia de fazer anos, um dia que sempre adorei, foi-se perdendo, entre a dor, a perda, a tristeza…

Contudo, este ano voltei a sentir esta magia. Vivi este dia com emoção, com felicidade, com imensa alegria, porque voltei a sentir o amor, o carinho, a amizade que tantos me dedicam.

Senti-me e sinto-me privilegiada por ter na minha vida pessoas tão bonitas, tão generosas, que partilham a sua vida comigo todos os dias. Pessoas que se entristecem com a minha tristeza, que sofrem com a minha dor, que ficam felizes com a minha felicidade, que vibram com as minhas conquistas, que caminham comigo de mãos dadas, braços apertados, corações cheios de amor…

Obrigada por partilharem a minha vida e me deixarem partilhar a vossa, vocês sabem quem são…

Finalmente!

Após mais de duas semanas em casa, o Afonsinho está finalmente bem e hoje já teve alta médica, assim segunda-feira já pode voltar à escolinha e às terapias.

As noites voltaram a ser tranquilas e a alimentação já está a correr melhor, ainda não recuperou totalmente o apetite mas, já deixou de vomitar.

Agora, só falta mesmo pô-lo na ordem, uma vez que está excessivamente mimado e está sempre a reclamar atenção.
De tarde seguimos rumo a sul, para passar o fim de semana, que esperamos seja calmo e tranquilo, na nossa terra de eleição, Vila Nova de Mil Fontes.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

No circo...

Hoje, apesar de ainda estar meio doentinho, fomos ao circo.

O Afonsinho gostou e houve alguns números que até lhe provocaram algumas gargalhadas mas, o circo já não é o que era e a magia perdeu-se no tempo.
A maioria dos números não é adequado à idade dele e mesmo os irmãos não se mostraram muito interessados.

O ponto alto aconteceu quando o Afonsinho tirou uma fotografia com um leão bebé.

Lembro-me da magia de ir ao circo, os leões, os elefantes, os palhaços…

Hoje o espectáculo continua, porque tem que continuar mas, a magia perdeu-se…

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A febre voltou...

Hoje acordou muito cedo e muito agitado, a febre voltou...

Vomitou parte do pequeno almoço, por causa da expectoração mas, como ainda estávamos no inicio consegui que acabasse de o comer.

Agora, adormeceu.

Já marquei consulta para hoje à tarde, porque não percebo donde vem esta febre e este exagero de vómito, vamos ver...
Já fomos à consulta e aparentemente está tudo bem, vai ficar em casa até sexta-feira, quando será novamente re-avaliado, entretanto vai fazer três dias de Brufen.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Carta para o pai natal...

Após uma semana em casa a recuperar, hoje voltámos à escolinha.

A viagem de carro foi feita tranquilamente.

Foi recebido com muita alegria por parte das auxiliares, hoje as educadoras não estavam e pelos amiguinhos que de imediato se acercaram dele, a falar com ele e a dar-lhe beijinhos.

Hoje foi dia da visita ao correios para entregarem a carta ao pai natal. Ele foi na cadeira mas, como já se adivinhava não correu nada bem e chorou durante todo o caminho, uns bons quarenta minutos ente ir e voltar.

Quando o fui buscar estava completamente ensopado, o cabelo estava tudo molhado, com a temperatura corporal elevada, muito agitado, sempre a fazer hiper-extensão e muitíssimo zangado comigo.

Voltou a vomitar o almoço e de tarde, que passámos em consultas esteve sempre muito agitado e a fazer hiper-extensão.

A médica de gastro achou-o bem, esteve a auscultá-lo e disse-me que apesar de ainda ter muita expectoração, que o faz vomitar, é a nível da garganta e nariz, os pulmões estão limpos.

Estivemos ainda com o neuro-pediatra, que o achou muito agitado mas, já não conseguimos fazer o EEG, aguardamos agora que nos telefonem, para saber quando o poderemos fazer.

A tarde acabou na consulta de nutrição. A médica achou-o muito melhor, ficou estupefacta com o facto de já não usar fralda e disse-nos que em sete anos que trabalha com crianças com necessidades especiais, na sua maioria com paralisia cerebral, nunca tinha visto uma evolução tão favorável como a do Afonsinho, uma vez que para além das melhorias a nível motor, apresenta um desenvolvimento excelente da massa muscular.

Deu-nos indicação para lhes darmos mais alimentos lácteos, o que continua a ser difícil, uma vez que não são muitos bem tolerados por ele.

Perdeu algum peso na ultima semana mas, mesmo assim apresenta ganhos em relação a Setembro. Neste momento pesa 10,500 kg e mede 90 cm, mais quatro cm do em Setembro.

Entretanto acalmou-se com o pai e passou o fim de tarde mais tranquilo, apesar de ter voltado a vomitar parte do jantar e da papa da noite.

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados