Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Não se enforca, o enforcado !!!


Hoje voltámos a acordar muito cedinho e despachámos-nos rapidamente, pois tinha uma consulta de rotina.

O pequeno almoço foi tomado enquanto víamos a Ilha das Cores, na RTP2, esta nova série não é tão engraçada como a anterior mas, o Afonsinho continua a gostar e depois fomos para a escolinha.

Hoje, não tivemos choro.

Quando o fui buscar, já tinha feito uma sestinha, tinha almoçado muito bem e fomos directamente para a Liga.

Desta vez, o caminho voltou a ser feito sem choro, muito bem sentadinho e caladinho, na sua cadeirinha. Vai tão sossegada, que até me "aflige" é uma sensação muito estranha...

Hoje tivemos terapia ocupacional e terapia da fala.

A nova fisioterapeuta esteve presente e estivemos a falar sobre as alterações de horários, os objectivos.

Só agora fiquei esclarecida em relação a alguns pontos, um deles o trabalho respiratório, que só ontem percebi que devia ser feito pela fisioterapeuta e não pela terapeuta da fala.

Em relação aos objectivos, que falei, há bem pouco tempo, com a C., percebi também que afinal estes ainda eram os objectivos iniciais.

Esta parte dos objectivos, faz-me alguma confusão, uma vez que não estão escritos mas está a ser desenvolvido um trabalho, quase diário, com o Afonsinho, que é o que realmente me importa.

Voltei a frisar, que não me interessa o que escrevem, APENAS me interessa o que me dizem e especialmente o trabalho que desenvolvem com o Afonsinho.

Percebi, que a questão dos objectivos, os que inicialmente a C. me apresentou, geraram uma enorme confusão. Ela apenas me apresentou os objectivos da fisioterapia, quando como responsável de caso, deveria ter apresentado os objectivos da equipa.

A minha mãe sempre me ensinou que "Não se enforca o enforcado!" ou seja, se a pessoa está na mó de baixo, não a vamos pôr ainda mais para baixo.

Eu já disse à própria C. que gostava muito que a A. trabalhasse com o Afonsinho mas, também já lhe disse que se ela tivesse horário, nunca mudaria de fisioterapeuta, aliás, se me tivessem dado oportunidade de falar com a Directora do Programa, o que teria proposto seria a C. continuar até que entrassem novos meninos e aí, antes de preencher o horário da A., nem que fosse no dia a seguir, o Afonsinho mudava de terapeuta. Teria sido uma passagem menos difícil, para a fisioterapeuta e todo este processo, que agora não passa, de questões entre colegas e que já não são do nosso foro mas, que obviamente são extremamente perceptíveis para nós, seriam, de certeza, menos complicados.

Entretanto e como o meu instinto não augura nada de bom para a conversa de quinta-feira voltei a perguntar se era mesmo necessário a passagem de caso, na fisioterapia, ser feita na minha presença, se não seria possível ser feito entre as fisioterapeutas. A A., disse-me que eu é que decidia e se não achava necessário, podia ser feito entre elas.

Óptimo, menos um problema !!!

A minha única e exclusiva preocupação é o bem estar do Afonsinho e por mais que goste de todos os terapeutas, neste momento são quatro, os que estão envolvidos neste processo de mudança, quero que o mês de Maio acabe rapidamente, para que tudo volte à normalidade...

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Osteopatia Sacro-Craniana


Em termos bastantes simplificados, a terapia sacro-craniana permite regular o ritmo dos movimentos conjuntos dos ossos do crânio e do sacro, num sistema que também inclui o cérebro, a medula e a coluna vertebral.

Com esta terapia conseguimos nutrir o liquido cefalo-raquídeo, que envolve, alimenta e protege o cérebro e a medula, regulando também o seu fluxo.

Ao trabalhar o fluxo deste liquido, estimulamos a sua produção e reabsorção, "alimentando" as células cerebrais e da medula muito importantes para o desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo-intelectual do bebé/criança/adulto.

Em complemento com a Sacro-Craniana, com a Osteopatia Visceral, é possível tratar órgãos e vísceras, normalizar a sua actividade, libertando-os de aderências e devolvendo-lhes a mobilidade e irrigação necessárias a um funcionamento óptimo.

Em consequência da realização destas terapias, é suposto e normal desencadear reacções fisiológicas no organismo, bem como uma sensação de calma, tranquilidade e relaxamento evidentes, que em seguida permitem uma melhor predisposição para um melhor desempenho das tarefas pedidas, bem como melhorar o controlo do corpo e das suas funções (exemplos: segurar a baba; não se engasgar a comer, a beber ou na piscina; maior facilidade e empenho na fisioterapia, terapia ocupacional e na terapia da fala).


Este texto foi escrito pela terapeuta que está a acompanhar o Afonsinho, podem contactá-la para pedir informações, esclarecimentos ou tirar duvidas

Nova responsável de caso

Hoje acordámos muito bem dispostos e acordámos também o prédio. O despertador começou a "tocar" perto das 8h30...

Mais uma batalha, mais um obstáculo para vencer...

O Afonsinho detesta o standing frame, berra e birra, birra e berra, enfim...

A caminho da escolinha, choro e mais choro.

A escolinha continua a correr muito bem, o Afonsinho está completamente integrado. Agora já anda ao colo de outras educadoras, que também já o aceitam sem qualquer receio, uma vez que já não faz hiper-extensão com elas, está muito bem disposto e alegre, gosta de beijinhos, das festinhas, de mimos...

Continuam os ensaios para o arraial e já se sabe, festa é com ele!!!

Continua a comer muito bem ao almoço e fazemos um bocadinho de "batota" e vou buscá-lo mais tarde e assim ele pode dormir e depois seguimos directamente para a Liga.

Hoje tivemos fisioterapia.

A terapeuta mantém um semblante carregado e triste mas, continua sem falar sobre o assunto.

Hoje disse-me que tinha que fazer a passagem do caso (uma vez que é responsável de caso do Afonsinho) e também de fisioterapia e que tinha que escolher o novo(a) responsável de caso.

Disse-lhe que não queria escolher, que escolhessem eles mas, ela disse-me que se eu não escolhesse, seria feita uma escolha aleatória mas, a nova fisioterapeuta do Afonsinho disse que seria o terapeuta com menor numero de casos (responsável de casos) que ficaria. A terapeuta da fala disse-me a brincar que tinha dois segundos para decidir...

E decidi !!!

A nova responsável de caso, é a R., a terapeuta da fala.

A escolha foi fácil, é a única terapeuta que está com o Afonsinho desde o primeiro dia, é a terapeuta com quem tenho maior empatia e como costumo, e vou continuar, falar com todos eles, esta figura de "responsável de caso" para mim não tem muita importância

Ficou combinado que na próxima quinta-feira será feita a passagem "formal" do caso.

Não me agrada esta "solenidade" e perguntei se era necessário uma vez que a R. está presente desde o 1º minuto.

Ficou então combinado que será só feita a passagem dos objectivos de fisioterapia.

Menos mal mas, uma vez mais o meu instinto diz-me que devo evitar esta conversa...

Céu estrelado (29 meses)


Muitos parabéns bebé lindo!


Que todas as estrelas do céu te continuem a iluminar e a fortalecer todas as tuas energias!


É com muita felicidade que ficamos cada vez que estamos contigo, pois cada vez mais, sentimos, que o nosso Afonsinho, é um bebé feliz e está a crescer cada vez mais rápido e com surpresas diária maravilhosas, deixa-nos revitalizados com o teu simples olhar...


Vives nos nossos corações, tu e todos vocês, amigos lindos!


Dos tios babados, beijinhos estrelados!


Paula e Pedro
(21 de maio de 2009)

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Nova linguagem - Afonsês


Hoje começámos o dia um bocadinho mais tarde, pois ainda não consegui recuperar das insónias e tenho muito mas, mesmo muito sono de manhã...

Depois do pequeno almoço mal tivemos tempo para nos vestir e já estava na hora de mais uma sessão de terapia sacro craniana.

Hoje o Afonsinho fez imenso trabalho respiratório, para além da massagem craniana.
Aceitou melhor a massagem na garganta e apesar de ainda ter "reclamado" um bocadinho também reagiu melhor à massagem na testa.

Esteve sempre bem disposto e brindou a S. com várias palavras e muito falatório.

Nunca o tínhamos visto assim, esteve sempre a falar, Afonsês, na maior parte do tempo é verdade mas, sempre, sempre a emitir sons.

Depois da terapia, a S. estava com imensa pena que hoje o Afonsinho não tivesse terapia da fala para continuar de tarde o trabalho que tinha desenvolvido de manhã. Para a semana em principio, vamos começar a fazer à sexta-feira e assim coordenar com a TF.

Não dormiu depois da terapia e almoçou muito bem. Sopinha de feijão verde, lasanha de carne, que ele adooora e frutinha.

Depois deitei-o na caminha, mas rebolou de um lado para o outro, reclamou, falou e falou e nada de dormir.

Passou a tarde a brincar com a irmã, que estava deliciada com esta nova fase e passou a tarde inteira a "puxar" por ele, assim para além do AFONSÊS, o vocabulário utilizado, hoje, pelo Afonsinho foi riquíssimo.

Claro que a palavra mais importante e que foi repetida imensa vezes foi:

MAMÃ!!!

Nem mais, uma, duas, três, quatro, cinco ....

Foram muitas as palavras que ouvimos hoje: "Não", "boa", "olá", "cão", "au,au", "gato", "miau", "Aina" (mais ou menos, para dizer C.), "é bom", Beeeado (o menino que vive no nosso prédio, a minha vizinha nem queria acreditar e o menino, que tem 7 anos, não cabia em si de contente e só dizia ele disse Bernardo, ele disse Bernardo!!!!)

Neste dia fantabolástico (como diz o Pedro Granger), aconteceram situações simplesmente inacreditáveis...

A C. estava a brincar com ele e dizia "sim" e ele respondia "Não".

Eu estava no quarto do G. e perguntei à C. se tinha limpo a mesa da sala e eis que a resposta foi "Não!" e quem respondeu? O Afonsinho claro!!! Eu fui até ao quarto e disse-lhe mas, eu não estava a falar consigo... Não dá para descrever a cara de admirado que ele fez...

No jantar de aniversário do pai, disse "olá" à tia quando ela lhe pegou ao colo e fartou-se de falar em Afonsês.

É oficial, a partir de hoje existem duas línguas cá em casa: Português e Afonsês

A nossa felicidade não pode ser medida...

FELIZES...

MUITO FELIZES...


FELIZES, FELIZES, FELIZES, FELIZES....

Hoje é dia de festa - Papá F.

Hoje, o papá fez anos e nós prepararmos-lhe uma festa surpresa!!!

O F. entrou no restaurante e começaram a cantar-lhe os parabéns!!

Foi um aniversário alegre e divertido rodeado de amigos e da família.

Hoje é dia de Festa - Avó Maria


A "nossa" querida avó Maria faz hoje anos, desejamos-lhe que tenha um dia muito feliz, na companhia dos seus amores.
 
Nós, apesar de hoje não podermos partilhar o dia com ela, festejamos com alegria mais um aniversário.
 

Fotografia de Dina
Não sei... se a vida é curta...
Não sei...
Não sei...se a vida é curta ou longa demais para nós.
Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo: é o que dá sentido à vida.É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira e pura... enquanto durar.

Cora Coralina

terça-feira, 19 de maio de 2009

A falar, falar e falar...


Hoje, após uma noite em que dormimos um bocadinho melhor, acordámos cedinhos e o Afonsinho estava muito bem disposto.

Estivemos a ver uns desenhos animados, que o Afonsinho achou muita piada (eu não acho piada nenhuma)" Vila Moleza" na RTP2 enquanto tomava o pequeno almoço.


Imagem retirade de www.multicanalty.com

A caminho da escola fomos a ouvir o CD da Ilhas das Cores que a tia I. nos ofereceu na semana passada, agora a musica favorita é a "Quinta do Tio Manel" e assim, todo contente e SEM chorar, lá seguimos o nosso caminho.

A P. esteve a falar comigo sobre as festas do mês de Junho. No dia 4 de Junho é dia de Arraial, e cada sala, os pais dos meninos de cada sala é que têm que preparar tudo: A barraquinha, a decoração, "os comes e bebes"...


Tudo bem mas, o tema da barraquinha é o tema da sala, no nosso caso "A Bela adormecida". Disse À P. que podia contar comigo para cozinhar e que ia tentar pensar em algumas ideias mas que era péssima (não sei se existe algum adjectivo pior) para desenhar e pintar...

Na quinta-feira vamos ter reunião com os outro pais, para delinearmos estratégias...

A outra festa é a do final do ano lectivo e realiza-se a 23 de Junho.

Quando fui buscar o Afonsinho, estava a dormir. A P. disse que tinha estado no recreio, até a educadora de IP chegar e também tinham estado a ensaiar as marchas.

Disse que hoje tinha estado, mais uma vez, muito bem com a E., colaborando e que tinha dito "ão, ão" e "miau". Escusado será dizer a imensa FELICIDADE que me invadiu a mim e à C.

Pedi autorização à Directora para o Afonsinho ficar a dormir e fui almoçar com a C.

A C. a minha menina linda, recebeu hoje o segundo teste deste 3º período. No primeiro teste, que recebeu de História e Geografia de Portugal, teve CEM POR CENTO e hoje recebeu o teste de Língua Portuguesa e teve NOVENTA E SETE POR CENTO...

Fantástico !!!

Depois do almoço fui buscar o Afonsinho e seguimos para a Liga, hoje tínhamos fisioterapia e terapia da fala, uma vez mais, ele não chorou e foi muito quietinho e sossegadinho na sua cadeira.

Quando o tirei da carro, achei que estava um bocadinho quente, fui tirar-lhe a febre, o termómetro da Liga é daqueles de vidro, do tempo da minha avó e só consegui tirar até aos 37,5 mas deu para perceber que vinha lá um pico de febre e pus-lhe logo um supositório.

Enquanto estava a tirar a febre a D. M., que é uma senhora fantástica, muito carinhosa e meiga com o Afonsinho, sempre disponível para ajudar, estava a brincar com ele com um cão. ´
O Afonsino disse "cão" várias vezes e "ão, ão". O terapeuta ocupacional chegou a tempo de ainda ouvir e ficou muito contente.

Depois seguimos para a fisioterapia e voltámos a conversar sobre os horário com toda a equipa.
Uma vez mais, confirmaram-me que não podiam reservar o horário da outra fisioterapeuta a A. e que teria que mudar agora para ficar com o horário que pretendia e que estavam à espera da minha resposta.

Voltei a dizer a C. que NUNCA mudaria de terapeuta se não fosse por causa do horário, apesar de gostar muito da A. e de gostar que ela trabalhasse com o Afonsinho, ela voltou-me dizer que percebia e que não tinha problema nenhum.

Disse-lhe que tinha ficado triste, por ela na 6ª feira não ter ido à sala cumprimentar-nos. Respondeu-me que não tinha sido intencional mas, que tinha um assunto que precisava de acompanhar.

Disse-lhe que a conhecia melhor do que ela pensava e que tinha estado imenso tempo na Liga e que estava triste com ela...
A decisão estava já tomada, como tinha dito à fisioterapeuta na 5ª feira e chamaram a A. para combinar o horário da fisioterapia.

Assim à terça-feira mantém-se o horário e à 5ª feira, alterámos já para as 15h30, que é o horário pretendido para Setembro.

Perguntaram-me quando queria começar com a nova terapeuta, a A., disse que na próxima terça não podia estar com o Afonsinho porque tinha reunião na escola e a C. perguntou-me o que queria.

Respondi-lhe meio a brincar, que queria que o Afonsinho tivesse fisioterapia e que se concordassem até ao fim do mês mantinha-se com a C. e começava em Junho com a A.

Ambas concordaram e ficou assim combinado.
Fiquei triste com e por a C., porque obviamente e ainda bem, ela não estava contente com a situação.

Gostava que ela me tivesse dito o que sentia, porque eu sei, que apesar de perceber a alteração e a mudança de terapeuta, está triste porque vai deixar de trabalhar com o Afonsinho, o que já acontece há mais de um ano...

Durante a "reunião" a terapeuta da fala estava a brincar com o Afonsinho e disse-lhe que ele estava gordo e "batia-lhe" carinhosamente na barriga e voltava a dizer "gordo" e de repente o Afonsinho começou a repetir a palavra "gordo"...

Mais um momento fantástico !!!

Não foi uma tarde fácil, a determinada altura até sugeri, ficar com a C. à terça feira e com a A. à quinta mas, a vida é assim feita de escolhas e o tempo irá demonstrar se tomámos a melhor decisão para o desenvolvimento do Afonsinho.

Na terapia da fala esteve a fazer exercicios respiratórios e identificação dos animais (cubos). Hoje trabalhámos com o cão e com o gato. Identificou sempre correctamente o animal, mesmo quando troquei a cabeça e o corpo (cabeça de cão e corpo de gato). Voltou a dizer "cão"...

No regresso a casa fomos buscar a mana, ainda veio um bocadinho calado mas depois começou a chorar e hoje chorava mesmo com imensas lágrimas!!

Será possível que ele conheça o caminho? Que saiba que vamos buscar a irmã?

Lanchou muito bem mas está com tosse e um bocadinho murchinho.

Entretanto o pai chegou e fui levar o G. ao treino e depois fui às compras, amanha é dia do papá, que faz anos.

Quando liguei para saber do Afonsinho, o F.. disse-me que ele tinha acordado logo depois de eu sair e que não parava de falar, disse que tinha dito "eu".

Depois falei com a C. e perguntei-lhe o que o que é que ele estava a dizer e ela respondeu-me:

"Sei lá, está a falar na linguagem dele, só sei que não se cala!!!"

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Comunicação oral

O Afonsinho, já demonstra capacidades para falar, ou seja, para desenvolver comunicação oral.

O que era inicialmente uma incerteza, já era para nós algum tempo uma forte possibilidade, é agora uma certeza não só para nós, como para os médicos e terapeutas que acompanham o Afonsinho.
O Afonsinho consegue falar!!!
Aos poucos e poucos, a coordenação tem vindo a melhorar, assim como a articulação, ainda mantém as dificuldades respiratórias, ou seja, respira muito em baixo, junto do umbigo em vez de ser no tórax o que provoca grande dificuldade para emitir os sons.
O seu vocabulário tem vindo a aumentar e conseguimos perceber algumas palavras, mesmo quando não emite som. Ainda não junta as palavras e algumas, pensamos que nem sequer sabe o seu significado mas, a maioria é correctamente usada e com intenção.

Nova vitória!!!


Hoje, depois da noite de insónia, o Afonsinho não foi à escolinha, a C. não teve aulas de manhã, por causa das provas de aferição, assim após o pequeno almoço tardio e depois de arranjar as coisas necessárias fomos almoçar com a minha prima A.

O Afonsinho almoçou muito bem e não dormiu até ser hora de ir para a piscina.

Fomos para a natação e o Afonsinho NÃO CHOROU, no carro!!!

A aula correu, muito mas, mesmo muito bem!

O Afonsinho, hoje e PELA PRIMEIRA VEZ, ajudou R. a levar o baldinho dos bonecos e uma maraca para a piscina. O baldinho na MÃO ESQUERDA (com ajuda da R. porque é pesado para ele) e a maraca na MÃO DIREITA.

Sentámos o Afonsinho na borda da piscina e ele continuou com os objectos nas mãos, até os largar, uma vez mais, com o movimento correcto das mãos. Abriu os dedos e largou os objectos.

Foi a PRIMEIRA VEZ que o Afonsinho conseguiu MANTER dois objectos nas mãos AO MESMO TEMPO, sem ajuda e de forma tranquila e sem qualquer tipo de irritabilidade ou reclamação!!!!

VIVA, VIVA, VIVA !!!

A R. começou a aula com lateralizações e hoje fez um novo exercício. O Afonsinho "nadava" para a frente (com a ajuda dela) com a cabeça bem levantada e segura depois virava-o de costas com a cabeça na água, o que ele ADOOORA!!!

Os gritinhos de prazer, o riso e sorriso fizeram-se logo ouvir, estava incrivelmente feliz!!!

A R. foi aumentando o percurso, até fazer a piscina toda de costas e depois voltar até mim a "nadar". Hoje teve um controlo de cabeça, que nunca tínhamos visto e um bom controlo da respiração, punha a cabeça de baixo de água, fazia bolhinhas com a boca e com o nariz e "engolia" a água e deitava a fora num ENOOORME repuxo...

Foi INCRÍVEL !!!

Esteve deitado no tapete e andou a "nadar" com o flutuador, também aqui manteve um melhor controlo de cabeça e durante bastante tempo.

Fez os seus mergulhinhos que agora são mergulhos médios, diz a R., para mim são tamanho XL e mergulhos longos (nestes vai até ao fundo com ela) ou seja XXL...

Acabámos a aula com o relaxamento na jacuzzi que o Afonsinho adora, cada vez delira mais com esta parte da aula e hoje disse-me imensa vezes "é bom" para além dos seus já famosos e deliciosos gritinhos de prazer...
Enquanto o estávamos a vestir disse imensa vezes "olá", está cada vez mais falador, ainda só diz palavras isoladas mas, está com outro olhar, com outra postura e outro controlo de cabeça, as mãos estão mais relaxadas e muito mais coordenadas, percebe tudo o que dizemos, inclusive, para abrir as mãos ou engolir a saliva, assim de repente, houve mais um salto e o Afonsinho está menos bebé, está mais crescido...

Como são bons estes períodos, estes pequenos progressos, que nos dão força para continuar a trabalhar e a lutar, que nos dizem que estamos no caminho certo...

Simplesmente não consigo...


Uma vez mais não segui os conselhos do meu marido e o resultado foi uma bela insónia...

Às 3h50 da manhã o Afonsinho achou que me devia fazer companhia e assim estivemos os dois na sala, até às 6h00!!!

Quando o meu marido me veio acordar, às 6h30, fui deitar-me na cama, eu e o Afonsinho e pedi-lhe para cancelar a terapia ocupacional, porque precisava de dormir pelo menos 1 ou 2 horas...

Esta insónia foi provocada, pela minha falta de sensatez e por querer sempre tomar as atitudes mais correctas mas, por vezes há imprevistos, parece que o destino conspira contra nós e quanto mais nós tentamos emendar as situações, mais confusões criamos...

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados