Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dia de trabalho duro!

Hoje iniciámos o dia com mais uma sessão de terapia ocupacional e terapia da fala.

Na terapia ocupacional esteve a fazer integração sensorial na tábua elevada com total colaboração e participação.

Na terapia da fala esteve fazer associação de quantidades com os números e correu de forma razoável. O Afonsinho mostrou algum interesse e foi colaborando mas, pouco. Quando chegou ao numero seis, o terapeuta colocou também o sete para ele escolher mas, eu troquei pelo nove para lhe dificultar a escolha. O Afonsinho não teve qualquer duvida e escolheu de forma correcta.

Depois do almoço, que comeu muito bem, tivemos mais uma sessão de sacro-craniana. A Sara continua a fazer exercícios dentro da boca e na língua e o Afonsinho sofreu imenso nesta sessão de hoje.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Reunião de terapeutas

A noite correu de forma tranquila e o Afonsinho comeu bem ao pequeno almoço e seguimos para a escolinha.

A manhã correu muito bem, entre o trabalho com a educadora de e.e. e cerca de vinte minutos a birrar na cadeira e mais alguns na cadeira de conforto.

Hoje recuperou o ânimo e esteve mais bem disposto.

Depois do almoço seguimos para a Liga, para mais uma sessão de terapia ocupacional e fisioterapia.

Hoje a fisioterapeuta da hipoterapia esteve presente, para apresentar o relatório de avaliação do ano passado e conversar com os terapeutas sobre os objectivos para este ano, que coincidem na íntegra.

A R. gostou muito de ver o Afonsinho no tapete e especialmente do comportamento com o TO e os exercícios com os membro superiores, que vai tentar introduzir, se o Afonsinho colaborar, na hipoterapia.

Na fisioterapia tivemos um menino mais refilião, como de costume e a R. pode então ver o menino que normalmente acompanha, uma vez que o comportamento é muito idêntico ao que tem na hipoterapia, apesar de ter melhorado bastante nas ultimas sessões antes das férias.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Excelentes noticias!

Deitar cedo e cedo erguer, cansaço a valer...

Hoje o Afonsinho acordou às TRÊS da manhã, para jantar ou cear, não sei bem...

Depois de ir à casa de banho e de comer só voltou a adormecer às seis, para voltar a acordar às sete.

Comeu muito mal ao pequeno almoço e a manhã na escola foi passada sem nenhuma energia, estava cansadissimo.

À quarta-feira a educadora de e.e., não acompanha o Afonsinho e por isso, hoje recebeu mais atenção por parte da educadora.

No bom dia, muitos meninos fizeram-me perguntas sobre o Afonsinho: Porque é que não gosta da cadeira, porque é que não anda, porque é que não fala...

Todos os dias, a educadora tem falado sobre ele, incentivando os meninos a colaborar, a brincar com ele, a ajudá-lo, o que vai deixar de ser necessário uma vez que praticamente todos já brincam e inter-agem com ele

A educadora é muito doce e muito querida, já conta com trinta anos no ensino mas, derrete-se com o seu príncipe e cada vez que tem que o sentar na cadeira, fica com o coração partido, hoje já pudemos assistir ao charme do senhor Afonso, enquanto ela rodopiava com ele pela sala, dançando e cantando, era só sorrisos.

A coordenadora informou-me hoje, que como a assistente de sala vai ser operada, vai ser colocada outra assistente do agrupamento e que já foi aprovada a auxiliar de acção educativa para acompanhar o Afonsinho.

Viva, viva, viva!!!

Tudo se encaminha para que o Afonsinho faça uma verdadeira integração no jardim de infância.

Estou verdadeiramente surpreendida, pelo empenho que tem sido demonstrado, quer pela coordenadora, quer pelo agrupamento, tentando criar todas as condições necessárias, para o correcto desenvolvimento do Afonsinho.

Apesar de o JI ter boas condições, não existe duvida nenhuma, que são as pessoas que fazem os lugares e que fazem a diferença!

Continuo, um pouco apreensiva mas, no JI tudo têm feito para me mostrar que estão ali, por ele e como diz a coordenadora:

"Para defender o supremo interesse das crianças!"

O Afonsinho chegou a casa exausto e não fomos à hidroterapia, passou a tarde a dormitar e espero que já consiga normalizar o sono esta noite.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Atitudes maravilhosas!!

O Afonsinho acordou muito bem disposto e foi com um sorriso enorme que recebeu a noticia que íamos para a escolinha, depois do pequeno almoço. A viagem, mini-viagem foi feita com som de fundo... um dia ele vai conseguir...
Hoje, ficou a fazer o bom dia com a S., a educadora de e.e., enquanto fui ao carro buscar o resto da "mobília" e aproveitei para tomar um café e respirar durante cinco minutos.

Hoje o bom dia foi sobre as regras da sala.

A manhã do Afonsinho começou com a educadora de e.e., neste momento está a conhece-lo, a aprender a comunicar com ele, a manipulá-lo, a sentá-lo no tapete e na cadeira, que continua a rejeitar.

Hoje mais coleguinhas se aproximaram dele, sendo que o F. e a V., são já os grandes amiguinhos. Estiveram a fazer um loto e o Afonsinho conseguiu, com sucesso, identificar todas as peças correctamente e depois estiveram a fazer um desenho. Escolheu de forma correcta o azul, para o céu, o amarelo para o sol e o verde para árvores, utilizando o spc para fazer as escolhas. Consegue colocar os dedos em "pinça" e agarrar de forma correcta nos lápis e hoje já conseguiu fazer alguns riscos, sem ajuda.

A educadora disse-me que ele já tem a lateralidade definida, a mão direita.

Enquanto arrumavam a sala a educadora sentou o Afonsinho na cadeira de conforto. Claro que começou logo a birrar, os coleguinhas aproximaram-se dele e começaram todos a dizer: "Afonso não chores" e depois começaram a cantar e o que é que o "espertalhaço" fez? Parou de chorar!

Se há alguém neste mundo que vai conseguir que ele deixe de birrar na cadeira, serão, com toda a certeza, estas crianças!!!

Depois foram para o recreio e na hora de dar a mão ao Afonsinho, todos lhe queriam dar, vamos ter que arranjar uma escala para "a mão dada"!

No recreio esteve sentadinho e contou com a companhia de vários coleguinhas mas, a C., uma menina de cinco anos com uma maturidade muito acima da idade, ficou durante todo o recreio com ele e disse-me a mim e à educadora, que tinha muito tempo para brincar e ajudar o Afonsinho, porque só vai para a escola para o ano.

Simplesmente maravilhoso!!!

A reacção de todas docentes e assistentes tem sido excelente mas, a reacção das crianças, que eu sabia que iria ser, com o tempo, muito boa tem sido FANTÁSTICA!

Foi à casa de banho com os amiguinhos e regressámos a casa para almoçar, depois de almoço seguimos para a Liga, para mais uma sessão de fisioterapia e terapia da fala.

A terapia da fala correu bem melhor mas, o tema "as cores" não despertou grande interesse no Afonsinho, que já as sabe de cor. De qualquer forma tivemos melhorias, por parte do terapeuta em relação às outras sessões.

Este terapeuta é bastante estranho. Recomendou-me três livros que se vendem na Cercica e que também estão escritos em spc, disponibilizou-se para nos dar em suporte informático, várias historias e canções em spc, deu-me ideias fantásticas para construir-mos o quadro de actividades mas, em sessão é outra pessoa: distante, sonolenta, sem ideias...

Depois do lanche, estivemos a fazer carga e exercícios para a amplitude dos movimentos, que agora têm que ser feito ao fim do dia, porque não há disponibilidade para fazer de manhã.

O Afonsinho estava muito cansado e acabou por adormecer às oito da noite, sem comer...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Primeiro dia no JI

Hoje iniciámos o dia bem cedinho, já não estava habituada a acordar às sete...

O Afonsinho dormiu muito bem, acordou bem disposto e depois de ir à casa de banho, fomos tomar o pequeno almoço e ver um bocadinho de desenhos animados.

Seguimos para a escolinha, que agora fica a quatro minutos de casa mas, mesmo assim lá tivemos a birra do costume...

Quando chegámos já lá estava a educadora de ensino especial. Os meninos sentaram-se no tapete para o "bom dia" e apresentarem-se dizendo o nome e a idade. A maioria da sala já tem cinco anos e é finalista e os restantes têm quatro anos.

Quando chegou a vez do Afonsinho, a educadora apresentou-o e explicou que ele era um menino especial e que precisava da ajuda de todos os meninos para crescer e eu expliquei-lhes que ele não andava, tinha dificuldades para falar mas, que percebia tudo e que queria brincar com eles.

De imediato, o F. que tem cinco anos disse:"Eu não quero brincar com o Afonso e não me interessa se ele é especial!"

Claro, que o menino que passou a manhã a brincar com o Afonsinho, foi ele!

Foi buscar jogos e estiveram a contar, estiveram a fazer um puzzle com animais, nesta altura já com a V. a brincar com eles e depois o Afonsinho e a V., foram fazer um desenho.

Foi à casa de banho fazer xixi, acompanhando os amiguinhos.

Na hora do almoço, apesar de o Afonsinho ainda não almoçar, decidi acompanhar o comboio até ao refeitório.

O primeiro menino da fila o GN. perguntou se lhe podia dar a mão e porque é que ele não andava, expliquei-lhe que ele ainda não andava e por isso é que tinha de se sentar na cadeirinha, onde como sempre esteve a"birrar", ele olhou para mim e perguntou-me: "Mas posso dar-lhe a mão?" e lá foram os dois de mãos dadas.

Quando chegámos ao refeitório, o GN. disse para a mãe que trabalha lá: "mamã, mamã, este menino é o Afonso. É tão querido, ainda é bebé!"

Aqui está uma excelente explicação sobre o que é ser um menino especial para crianças de quatro e cinco anos.

As educadoras mostraram-se extremamente atentas, preocupadas em fazer tudo da melhor forma possível, estavam ansiosas mas, acolheram o Afonsinho de uma forma fantástica.

A coordenadora foi ter comigo três vezes à sala, para saber se estava tudo a correr bem, se estava a gostar...

A preocupação e os receios ainda não me abandonaram mas, o primeiro dia correu muito bem.

O Afonsinho almoçou muitíssimo bem, acho que nunca o vi comer tanto mas, estava cansado e não fomos à hidroterapia, porque acabou por adormecer e não nos despachámos a tempo.

domingo, 12 de setembro de 2010

Novo ano lectivo

No sábado iniciámos o dia com mais uma sessão de acupunctura, que não correu muito bem, uma vez que o médico que acompanha o Afonsinho está férias e ele não colaborou com este médico.

Depois seguimos para a piscina, para mais uma sessão de hidroterapia com o papá dentro de água. O Afonsinho estava muito sonolento e molinho, quase que ia adormecendo dentro de água.

Há já algum tempo que é o papá que o leva às terapias ao sábado. Esta situação, para além de me proporcionar alguns momentos para mim, tão fundamentais, veio fortalecer e criar laços, ainda mais especiais com o papá.

Depois do almoço e de um soninho mini-mini, esteve a fazer carga e a jogar a bola.

O resto do fim de semana foi gasto em preparativos para a escola. Preparar a bata, forrar os livros dos manos, preparar as cadeiras, as talas, a tabela de comunicação, os símbolos... Enfim, a mobília como costumo dizer e que todos os dias tenho que transportar...

Já temos definidos os horários para o ano lectivo.

O Afonsinho irá à escolinha de segunda a quinta feira e vai sair depois do almoço, variando o horário de acordo com as terapias que tem de tarde e será acompanhado pela educadora de ensino especial quatro horas por semana.

Fisioterapia - terça e quinta

Terapia ocupacional - quinta e sexta de manhã

Terapia da fala - terça e sexta de manhã

Hidroterapia - segunda, quarta e sábado

Hipoterapia - quarta e sexta

Sacro-craniana - sexta

Acupunctura - sábado

Vai ser um ano de muito trabalho, um ano em que iremos investir, ainda mais, na reabilitação do nosso príncipe.

Acreditamos que este vai ser um ano extremamente importante para o desenvolvimento e a obtenção de competência fundamentais para o Afonsinho.

ACREDITAMOS!!!

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados