Esta semana, foi semana de reuniões, na Liga, da C. e hoje do Afonso.
A C. continua a ser uma excelente aluna e as notas são o reflexo disso.
A reunião do Afonso, foi generalista mas, hoje, pela primeira vez recebi uma avaliação intercalar desde que ele está no jardim de infância. A avaliação já tinha sido feita no primeiro período mas como não fui à reunião não ma tinha entregado e recebi-a hoje também.
Na Área de Formação Pessoal e Social todos os objectivos já foram atingidos a excepção de "dizer o seu nome completo" que ainda não foi trabalhado.
Conhecimento de si - Identificar alguns membros da família; Identificar partes do corpo em si e nos outros
Autonomia - Ser responsável por uma tarefa diária ou semanal com ajuda do adulto
Relação com os outros - Escolher os amigos para trabalhar, jogar e brincar através dos símbolos de SPC.
Área de Expressão e Comunicação - Todos os objectivos foram atingidos excepto o sentar na cadeira que se "encontra em aquisição" e na expressão musical e a utilização da tabela para comunicar, que ainda não foram trabalhados
Expressão Motora - Permanecer em pé com a ajuda do standing frame
Expressão Dramática - Participar na dramatização de uma história
Expressão Plástica - Colar diferentes materiais num espaço previamente delimitado; modelar com a ajuda das mãos
Linguagem Oral - Relatar experiências diárias com a ajuda do adulto e dos símbolos de SPC
Linguagem Escrita - Participar nos registos escritos, fazer contornos com o adulto utilizando objetos
Matemática - Formar conjuntos, ordenar sequências de imagens
Área do conhecimento do Meio
Do Meio Próximo - Conhecer diferentes profissões - Em aquisição
Outros Meios/Culturais - Conhecer os meios de transporte da sua comunidade e fora dela - Em aquisição
Das Ciências - Identificar as modificações que se operam na natureza nas diferentes estações do ano - Adquirido
Síntese descritiva dos progressos e/ou dificuldades demonstrado pelo aluno
1º Período
O Afonso manifesta agrado na interação com os seus pares, sendo muito acarinhado e popular no grupo/turma. É uma criança que expressa interesse pelo processo ensino aprendizagem.
Ao nível da expressão plástica nem sempre adere com entusiasmo, embora seja possível observar evolução. O Afonso continua pouco recetivo mas já consegue, embora por curtos períodos, manter-se sentado mas a posição em pé é do se agrado.
Gosta de participar nas atividades de grande grupo/turma, está muito atento a diálogos resultantes das diferentes vivências do grupo/turma bem como ouvir/visualizar histórias e ouvir/cantar canções. No domínio da matemática faz contagens, ordena segundo uma sequência e agrupa de acordo com determinado critério previamente definido.
Ao longo deste período foi possível observar evolução relativamente aos vários domínios, nomeadamente ao nível da comunicação e comportamental.
2º Período
O Afonso continua a ser uma criança muito bem aceite pelo grupo/turma. Revela prazer nas interações que estabelece com os seus pares, de forma mais envolvente.
Ao nível da expressão plástica manifestou maior interessante na execução das tarefas propostas, nomeadamente ao nível do desempenho do desenho, pintura e modelagem. A utilização do standing frame, revelou-se de extrema importância no desempenho do Afonso em contexto escolar, quer no espaço interior como exterior.
Participa entusiasticamente nas atividades de grande grupo/turma. Na matemática as actividades de cálculo e contagem (por ordem crescente e decrescente são as suas preferidas.
Verificou-se uma evolução significativa ao nível comportamental, a intensidade e o numero de birras diminuíram, o que se refletiu na comunicação.
O Afonso passou a permanecer mais tempo no ji (almoço, o que estreitou a sua relação com o grupo/turma. Assim, ao participar em todas as rotinas do ji, sentiu-se mais feliz e plenamente integrado no grupo.