Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Reunião final 2º periodo

Esta semana, foi semana de reuniões, na Liga, da C. e hoje do Afonso.

A C. continua a ser uma excelente aluna e as notas são o reflexo disso.

A reunião do Afonso, foi generalista mas, hoje, pela primeira vez recebi uma avaliação intercalar desde que ele está no jardim de infância. A avaliação já tinha sido feita no primeiro período mas como não fui à reunião não ma tinha entregado e recebi-a hoje também.

Na Área de Formação Pessoal e Social todos os objectivos já foram atingidos a excepção de "dizer o seu nome completo" que ainda não foi trabalhado. 

Conhecimento de si - Identificar alguns membros da família; Identificar partes do corpo em si e nos outros
Autonomia - Ser responsável por uma tarefa diária ou semanal com ajuda do adulto
Relação com os outros - Escolher os amigos para trabalhar, jogar e brincar através dos símbolos de SPC.

Área de Expressão e Comunicação - Todos os objectivos foram atingidos excepto o sentar na cadeira que se "encontra em aquisição" e na expressão musical e a utilização da tabela para comunicar, que ainda não foram trabalhados

Expressão Motora - Permanecer em pé com a ajuda do standing frame
Expressão Dramática - Participar na dramatização de uma história
Expressão Plástica - Colar diferentes materiais num espaço previamente delimitado; modelar com a ajuda das mãos
Linguagem Oral - Relatar experiências diárias com a ajuda do adulto e dos símbolos de SPC
Linguagem Escrita - Participar nos registos escritos, fazer contornos com o adulto utilizando objetos
Matemática - Formar conjuntos, ordenar sequências de imagens

Área do conhecimento do Meio

Do Meio Próximo - Conhecer diferentes profissões - Em aquisição
Outros Meios/Culturais - Conhecer os meios de transporte da sua comunidade e fora dela - Em aquisição
 Das Ciências - Identificar as modificações que se operam na natureza nas diferentes estações do ano - Adquirido

Síntese descritiva dos progressos e/ou dificuldades demonstrado pelo aluno

1º Período
O Afonso manifesta agrado na interação com os seus pares, sendo muito acarinhado e popular no grupo/turma. É uma criança que expressa interesse pelo processo ensino aprendizagem.
Ao nível da expressão plástica nem sempre adere com entusiasmo, embora seja possível observar evolução. O Afonso continua pouco recetivo mas já consegue, embora por curtos períodos, manter-se sentado mas a posição em pé é do se agrado.
Gosta de participar nas atividades de grande grupo/turma, está muito atento a diálogos resultantes das diferentes vivências do grupo/turma bem como ouvir/visualizar histórias e ouvir/cantar canções. No domínio da matemática faz contagens, ordena segundo uma sequência e agrupa de acordo com determinado critério previamente definido.
Ao longo deste período foi possível observar evolução relativamente aos vários domínios, nomeadamente ao nível da comunicação e comportamental.

2º Período
O Afonso continua a ser uma criança muito bem aceite pelo grupo/turma. Revela prazer nas interações que estabelece com os seus pares, de forma mais envolvente.
Ao nível da expressão plástica manifestou maior interessante na execução das tarefas propostas, nomeadamente ao nível do desempenho do desenho, pintura e modelagem. A utilização do standing frame, revelou-se de extrema importância no desempenho do Afonso em contexto escolar, quer no espaço interior como exterior.
Participa entusiasticamente nas atividades de grande grupo/turma. Na matemática as actividades de cálculo e contagem (por ordem crescente e decrescente são as suas preferidas.
Verificou-se uma evolução significativa ao nível comportamental, a intensidade e o numero de birras diminuíram, o que se refletiu na comunicação.
O Afonso passou a permanecer mais tempo no ji (almoço, o que estreitou a sua relação com o grupo/turma. Assim, ao participar em todas as rotinas do ji, sentiu-se mais feliz e plenamente integrado no grupo.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Reunião na Liga

O dia começou cedinho como já é habitual e depois de deixar o Afonso no Jardim de Infância, tivemos reunião na Liga.

Esta reunião foi solicitado por nós e o objectivo era fazer um balanço até a este momento.

A reunião foi muito produtiva.

Manifestámos à equipa as nossas preocupações em relação ao comportamento e informámos que vamos marcar consulta com a psicóloga de desenvolvimento especialista em comportamento, falámos do desenvolvimento motor e das alterações do padrão e da distonia. A equipa acha que o Afonso continua a apresentar melhorias, especialmente no sentar, no controlo de cabeça e de tronco, na hiper-extensão, nós continuamos a achar que ele precisa de re-aprender os movimentos de rolar, esfinge, carga nos membros superiores, equilíbrio... A equipa levou em contas as nossas preocupações, bem como a sugestão de termos mais uma hora de fisioterapia.

Falámos bastante sobre a escola, as visitas de estudo, a viagem de final de ano, a preocupação constante pelo facto de ele não aceitar a cadeira, as melhorias que apresenta desde que usa o standing na escola, almoça e fica praticamente até ao fim. A equipa deu-nos conselhos importantes e que até coincidem com as nossas ideias e opiniões, o grande problema é pô-las em prática, uma vez que não conseguimos perceber a vantagem de o Afonso participar nas visitas de estudo, se chora na cadeira e na viagem de final de ano, uma vez que eles são da opinião que os pais não devem ir, o que nós concordamos mas, vai chorar durante uma hora e meia de viagem, chegar todo molhado, com uma irritabilidade do tamanho do mundo, valerá mesmo a pena? O que é que ele vai aproveitar?

Outro grande tema foi a comunicação e a urgência de delinearmos um caminho. Nesse sentido enquanto aguardamos a marcação da avaliação do CEYE, decidimos conhecer o SICAM e pedir avaliação do mesmo. Assim vou marcar reunião com a Anditec para conhecer melhor o SICAM e fornecer as grelhas para a avaliação do Afonso.
Também já me inscrevi num Workshop da Anditec, sobre comunicação e pedi às educadoras do Afonso para se inscreverem também e poderem para além de conhecer os dois produtos de apoio, tirarem duvidas que lhes possam surgir.

A reunião prolongou-se por mais tempo que o previsto e acabei por ir buscar o Afonso ao JI só às 15h00 e já não fizemos terapia.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Regresso ao trabalho...

Custou tanto acordar hoje....

O Afonso acordou bem disposto e sorridente, hoje não acordou de noite para ir à casa de banho, cheio de vontade de ir para a escola e ver os amigos.

Comeu bem ao pequeno almoço, escolheu a roupa e lá seguimos para mais um dia de trabalho.

Quando o fui buscar estava ainda no standing. Almoçou razoavelmente e esteve bem para um primeiro dia após as férias.

A caminho da Liga a birra do costume.

Na terapia da fala não esteve muito participativo, estava com um ar muito ensonado mas nas terapia ocupacional e na fisioterapia, esteve, apesar de se notar o cansaço, bastante bem.

No regresso fomos cortar o cabelo e depois viemos para casa.

Adormeceu sem jantar e ainda dorme..

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Férias de Páscoa

E hoje com um dia maravilhoso de sol e céu azul, lá se acabou mais um maravilhoso período de férias...

O objectivo destas férias era descansar, em especial o papá, que há cinco anos e uns meses, acorda todas as noites para tratar do Afonso, inicialmente para lhe dar comer e agora para o ir pôr a fazer xixi.

O Afonso colaborou com a mamã, que esteve duas semanas a dormir muito mal e só acordou em três noites, nas restantes dormiu toda a noite e só foi à casa de banho de manhã.

Os dias estiveram frios, cinzentos e ventosos, alguns chuvosos e com trovoada (trovoada vinda do mar, daquelas que assusta mesmo) mas o sol também chegou e permitiu-nos alguns passeios e caminhadas fantásticas.

O Afonso esteve muito bem, adaptou-se rapidamente aos novos horários, houve um dia em que acordou às 10h15, comeu relativamente bem, brincou, algum trabalho mas muito pouco, só mesmo de manutenção.














Foram dias maravilhosos e agora voltamos ao trabalho, mais descansados, com mais vontade de fazer ainda mais e melhor nesta nossa caminhada diária pela reabilitação do Afonso, porque o nosso caminho é um caminho que se faz caminhando...

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados