Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Avaliação da cadeira

Fotografia retirada de www.permobil.com


Hoje foi o dia em que começámos a avaliação da cadeira de rodas eléctrica para o Afonsinho.

Antes de sairmos de casa expliquei-lhe o que íamos fazer, o que era a cadeira, como é que ele a podia conduzir e disse-lhe que ele ia conseguir, recebi um sonoro "não" como resposta...

A avaliação demorou mais de uma hora, com muitas paragens para ir fazendo as adaptações necessárias. O Afonsinho foi demonstrando algum desconforto mas, não tivemos birra.

Aprendeu rapidamente a manobrar a cadeira, percebendo como parar, virar e andar para a frente, a equipa de terapeutas, que o estavam a acompanhar ficaram muito contentes com o resultado e acharam que ele não ia ter dificuldades para manobrar a cadeira.

Nós gostámos mas, não fiquei assim tão certa, quando à capacidade de manobrar, uma vez que ele ainda demonstrou muito desconforto e consequentemente movimentos mais bruscos com os braços, não sei, vamos ver...

Hoje, percebeu de imediato onde era o manipulo, quando o encaminhámos para ir contra uma pilha de colchões, na segunda tentativa, já conseguiu parar a cadeira, aceitou o cinto de tronco, o que nunca tinha acontecido, após dez minutos com o braço esquerdo "preso", conseguiu manter um controlo eficaz do mesmo...

A equipa, composta pela fisioterapeuta, o terapeuta ocupacional, o terapeuta da fala e pela Sara, que também é fisioterapeuta e ainda por mais dois terapeutas ocupacionais que não trabalham com o Afonsinho, acharam que ele teve uma reacção fantástica.

Na primeira semana de Janeiro iremos fazer avaliações diárias, já com a cadeira adaptada às necessidades do Afonsinho e esperamos no final dessa semana, já ter ideias bem definidas sobre a aquisição da cadeira.

Esta é uma situação que tem que ser muito ponderada, não só pelo investimento da própria cadeira mas, por tudo o que acarreta: novo carro, casa adaptada...

Queremos continuar a fazer mais e mais e se conseguirmos autonomia e funcionalidade aos quatros anos, não vamos hesitar em lhas proporcionar.

Continuamos a caminhar...

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

EEG

Hoje, o Afonsinho foi acordado às quatro da manhã, por causa do EEC.

Comeu muito bem ao pequeno almoço e depois de deixar os manos na escola, seguimos para o hospital.

O exame correu bem mas, não conseguimos fazer com ele a dormir, simplesmente porque não queria dormir. Fez um exame com luzes que piscava a uma velocidade impressionante e enquanto eu, que nem estava a olhar directamente para a luz, fiquei mal disposta ele não só reagiu muito bem, como se ria à gargalhada...

Aguardamos agora o resultado do exame para saber se será necessário fazer a parte do sono.

Adormeceu enquanto lhe preparava o banho mas, por pouco tempo. Almoçou muito bem e voltou a adormecer...

Acordei-o para ir para as terapias na Liga, o caminho foi feito com o "som em off" como diz a fisioterapeuta. A sessão de fisioterapia correu bem e não tivemos terapia da fala, porque a filha do terapeuta estava com febre e ele teve que se ir embora.

Janeiro já está praticamente aí e voltamos a ter a nossa querida terapeuta de volta...

O regresso foi feito com birra, não se consegue fazer duas viagens iguais...

Lanchou muito bem e dormiu mais um soninho...

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

De regresso...

Hoje, após uma noite bem dormida, o Afonsinho voltou à escolinha.

As viagens nos carro correram de forma tranquila e na escolinha esteve muito bem. Com a educadora de ensino especial estiveram a recordar o dia que é hoje, segunda-feira que ele já identifica com facilidade, assim como a roupa que tinha vestida, fazendo escolhas acertadas de tudo o que lhe foi perguntado.
Na sala esteve sentado na cadeira, com a birra, que infelizmente já é costumeira. Sexta-feira vamos começar as avaliações para a cadeira de rodas eléctrica e quem sabe, não estará aqui a solução para quebrar este mal estar constante que tem nas variadas cadeiras. Talvez com autonomia de movimentos consiga finalmente aceitar a posição de sentado...

Ao almoço voltou a comer tudo, o que já não acontecia há mais de duas semanas, esperamos que recupere rapidamente o apetite para dar continuidade ao excelente desenvolvimento que vem fazendo em termos de peso e estatura.

Dormiu uma sestinha pequena e às três começou mais uma sessão de sacro-craniana com a Sara. A sessão correu muito bem e para além da sacro ainda teve sessão de fisioterapia. Já não conseguimos ir à piscina mas estivemos a fazer mais de uma hora com o novo therathogs, que hoje já fomos buscar.

A postura com o theratogs é fantástica.

Hoje pela primeira vez conseguiu estar sentado com as pernas quase esticadas, sem qualquer apoio de braços e conseguiu um excelente controlo de cabeça.

Já jantou e agora vamos dormir, porque amanhã temos que acordar às quatro da manhã, porque vai fazer o EEG e tem que dormir durante o exame.

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados