Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sexta-feira, 30 de março de 2012

A melhorar...

O Afonso hoje já não teve febre mas ainda vomitou.

Dormiu razoavelmente e já se alimentou melhor.

Penso que as nossas férias da Páscoa, mesmo com chuva, vão correr muito bem e com o Afonso já recuperado.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Ser feliz...

Hoje, foi mais um dia de partilha, onde o amor e a amizade caminham de mãos dadas...

Começámos de manhã com o que deveria ter sido um pequeno almoço tardio, tão tardio que os bolinhos de iogurte serviram de sobremesa ao almoço.

A Ritinha,  a Cláudia e os seus filhotes proporcionaram-nos como sempre e apesar do Afonso estar doentinho, uma excelente companhia.


Guilherme o fofinho
 



Como sempre, os temas não nos faltaram e como nem todos tem a sorte de ter a fisioterapeuta do filho, como amiga, que verdade seja dita também já é família, estivemos a ver e a trocar opiniões sobre vários assuntos, entre eles a comunicação, utilizando o ipad ou o SICAM, os jogos ludicos que proporcionam de forma divertida e estimulante o uso de várias capacidades utilizando o IPAD, os novos exercícios que a Rita vem desenvolvendo com o Afonso, as formas de cativar a criança dentro de água, enfim assuntos interessantes e importantes para os nossos meninos não faltaram, o que faltou foi mesmo o tempo e apesar de termos passado horas juntas, ainda muito havia para conversar...

Este pequeno almoço almoçarado correu tão bem que com toda a certeza vai começar a fazer parte das nossas rotinas semanais.

Ao jantar foi a vez da família, neste caso a materna, se juntar para festejar mais um aniversário do meu irmão mais velho, cinquenta e dois anos.


O jantar, como sempre, foi muito animado, apesar da ausência do G. que continua na sua semana de finalista e que felizmente continua a correr muito bem.




 É muito bom ter um dia assim, recheado de momentos felizes...

Novamente doentinho...

O Afonso continua doentinho. A febre e os vómitos chegaram na segunda feira de madrugada. Tem tido febres por volta dos 38o, que para ele não é muito, alguma tosse e muita mas mesmo muita expectoração.

As noites têm sido constantemente interrompidos, porque fica todo congestionado e acorda.

Hoje, dia em que se fosse uma virose, deveria começar a melhorar, esteve muito queixoso, disse que lhe doía o ouvido, novamente o direito e depois do almoço a febre subiu muito e tive que fazer arrefecimento, porque tinha tomado o Benuron apenas duas horas antes. Quatro horas após a toma do Benuron, consegui dar-lhe Brufen que ele simplesmente odeia e consequentemente deita fora, cospe, enfim tudo o que sirva para não o tomar...

Melhorou, conseguiu comer uma papa de nestun e adormeceu, vamos ver como corre hoje a noite e se amanhã não estiver melhor, temos que ir ao médico, ver o que se passa.

domingo, 25 de março de 2012

Tarde com amigos...

Se ontem passámos a tarde em família, hoje decidimos ir almoçar fora e dar um passeio, porque estávamos a sofrer do síndrome "falta o G."

Começámos com um belo almoço nos Arneiros dos Marinheiros, terra de férias da minha infância, dourada à bulhão pato, o Afonso ainda provou a  casquinha de sapateira mas não gostou, estava mal encaradinho e molito mas acabou por almoçar bastante bem.

Depois seguimos até às Azenhas do Mar, Praia da Maçãs, contornámos a bela serra de Sintra até chegar ao Guincho e depois Cascais, onde nos juntámos à minha querida amiga Cláudia e família, para um belo gelado na Santini.

O jantar em família, porque é disso que falamos, quando falo da Cláudia, a irmã que não tinha, foi como sempre muito divertido, bem como o serão muito agradável, onde temas de conversas nunca faltam, de tal forma que quando demos por nós já era outro dia...






O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados