Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Espectáculo...

Hoje, dissemos até logo, à técnica de intervenção precoce, que está com o Afonso desde de Fevereiro. As férias estão a chegar e a bebé da S. também. Ficamos de nos encontrar lá para Dezembro.

A ela, desejamos tudo o que de melhor há do MUNDO e agradecemos por pertencer ao grupo das pessoas que se APAIXONARAM pelo Afonsinho.


Mais uma sessão de terapia da fala. Pensei, como não tinha dormido e estava imenso calor, que não iria colaborar mas, já devia saber que com ele não há padrões nem normas. Portou-se lindamente, colaborou, fez massagens na face e nas mãos, e quando a terapeuta lhe mostrou a compressa, que serve para a massagem dentro da boca, reagiu de imediato, mostrando que já sabia o que ia acontecer. A terapeuta colocou mel na compressa e eu tentei (com pouco jeito) fazer a massagem de pressão dentro da boca, e então, a surpresa, o Afonsinho não chorou, não fugiu, não fez hiper-extensão, nada, de nada e ainda chupou e mordeu durante bastante tempo a compressa para grande espanto nosso.

ESTE MIUDO É UM ESPECTÁCULO, como diz a terapeuta.

De seguida ia ter fisioterapia enquanto preparavam a sala o Afonsinho mergulhou na enorme piscina de bolas com a mana.
A sessão correu muito bem, com a total colaboração do Afonsinho.
Finalmente trouxemos o plano inclinado para casa após ter sido colocado à altura do Afonso.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Vontade de vencer...

Hoje tivemos mais uma sessão de hipoterapia. Como não dormiu, fartou-se de rabujar mas, a terapeuta não cedeu e impôs ritmo de trabalho.

A caminho do Centro Equestre apanhámos uma fila enorme, polícia, carros de polícia, até perceber que tudo se devia à enorme fila para uma bomba de gasolina. Será possível? Onde está aquele belo país, de extensos areais, águas límpidas e azuis, que fica naquele cantinho pacifico no fim da Europa?
Eu sei, que neste momento da minha vida, não há espaço para dramas, nem para sofrer por antecipação mas, parece-me que tudo isto está ser levado um bocadinho longe de mais.

Vamos ao que importa, mais um jogo, mais uma vitória...
Também como a selecção de Portugal, a NOSSA VIDA É MOVIDA A VONTADE DE VENCER !!!

Pai

Ao longo destes, longos meses, tenho encontrado 4 géneros de pessoas:
  • As fatalistas - Nada vale a pena, é assim, vai ser assim.
  • As pessimistas - Fazer "os mínimos" só para dizer que não se faz nada mas, é um caso perdido.
  • As realistas optimistas - Lutar contra a adversidade, mesmo que de futuro hajam limitações, fazer o melhor em cada momento.
  • As optimistas - que acreditam profundamente que tudo vai ficar bem.

No grupo do optimistas, tenho um grande amigo, um companheiro de todos os dias, que sorri, quando eu sorrio, que chora quando eu choro, que me apoio incondicionalmente, que está SEMPRE ao meu lado, o meu QUERIDO PAI.

Para ele gostava que todos olhassem, o seu rosto gorducho com rugas, cada uma com uma história para contar, o seu cabelo encaracolado branco, como lã, a sua paciência, infinita paciência, para ser pai e mãe, avô e avó... a ele companheiro de todos os dias, não tenho palavras, para lhe dedicar, a não ser um amor, um amor profundo que transborda do meu peito, apesar de poucas vezes transbordar da minha boca.

Pai, meu querido pai, amo-te...

terça-feira, 10 de junho de 2008

Caminha

Caminha placidamente entre o ruído e a pressa. Lembra-te de que a paz pode residir no silêncio.
Sem renunciares a ti mesmo, esforça-te por seres amigo de todos.
Diz a tua verdade quietamente, claramente.
Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes; cada um deles tem também uma vida que contar.
Evita os ruidosos e os agressivos, porque eles denigrem o espírito.
Se te comparares com os outros, podes converter-te num homem vão e amargurado: sempre haverá perto de ti alguém melhor ou pior do que tu.
Alegra-te tanto com as tuas realizações como com os teus projectos.
Ama o teu trabalho, mesmo que ele seja humilde; pois é o tesouro da tua vida.
Sê prudente nos teus negócios, porque no mundo abundam pessoas sem escrúpulos.
Mas que esta convicção não te impeça de reconhecer a virtude; há muitas pessoas que lutam por ideais formosos e, em toda a parte, a vida está cheia de heroísmo.
Sê tu mesmo. Sobretudo, não pretendas dissimular as tuas inclinações. Não sejas cínico no amor, porque quando aparecem a aridez e o desencanto no rosto, isso converte-se em algo tão perene como a erva.
Aceita com serenidade o cortejo dos anos, e renuncia sem reservas aos dons da juventude.
Fortalece o teu espírito, para que não te destruam desgraças inesperadas.
Mas não inventes falsos infortúnios.
Muitas vezes o medo é resultado da fadiga e da solidão.
Sem esqueceres uma justa disciplina, sê benigno para ti mesmo. Não és mais do que uma criatura no universo, mas não és menos que as árvores ou as estrelas: tens direito a estar aqui.
Vive em paz com Deus, seja como for que O imagines; entre os teus trabalhos e aspirações, mantém-te em paz com a tua alma, apesar da ruidosa confusão da vida.
Apesar das tuas falsidades, das tuas lutas penosas e dos sonhos arruinados, a Terra continua a ser bela.
Sê cuidadoso.
Luta por seres feliz.

Inscrição datada do ano de 1692. Foi encontrada numa sepultura, na velha igreja de S. Paulo de Baltimore

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Trabalho de equipa

Hoje, tivemos mais uma sessão de hidroterapia.
Começámos da melhor maneira, com uma grande felicidade e gritinhos de prazer logo no duche.

Comecei eu o trabalho da sequência motora mas, devagarinho fui passando o Afonsinho à fisioterapeuta. Embora ainda com alguma luta, conseguimos que fosse trabalhando e apresentou uma grande melhoria em relação às sessões anteriores.

Aqui HÁ, efectivamente, um trabalho de equipa em benefício do Afonso.

domingo, 8 de junho de 2008

Vocalizar

O Afonsinho, começa devagarinho, muito devagarinho a emitir sons, sozinho e em resposta aos nossos estimulos.

É verdade, também já dá gritinhos de prazer!!!

MARAVILHA!!!

A quem me ouve...

Obrigada...
Por me darem força, por serem minhas amigas, por me ouvirem..
Por ouvirem as minhas histórias, que têm principio, meio mas, não têm fim...
Obrigada, vocês sabem quem são...

Fim-de-semana

No sábado após mais uma sessão de acupunctura, fomos tirar o Bilhete de Identidade do Afonsinho. Um dia muito importante, fiquei emocionada com a colocação do dedinho para tirar as impressões digitais, tão pequenino...
Como era dia de futebol, e o Afonsinho está constipadinho "baldámos-nos" à natação. Soube bem almoçar às duas da tarde sem pressa, nem pressões, há quanto tempo não íamos todos, em família, tomar um café depois do almoço?
Claro, a tarde foi passada, após um ligeiro soninho de 15 minutos, na brincadeira com os irmãos, o primo e os tios e à noite o grande jogo de Portugal. O Afonsinho estava vestido a rigor de vermelho e verde, com o seu mini cachecol e uma bandeira pintada na cara. Um Espectáculo!!!


No domingo decidimos ir à praia. O Afonsinho adorou a areia e brincou numa pocinha de água com o seu mini-baldinho, mini-ancinho e mini-pazinha, e claro não faltaram, os carrinhos de que tanto gosta. Não levou o colete mas, conseguiu manter-se sentado sozinho e bastante direitinho durante alguns periodos.
Os irmãos jogaram à bola, o G. continua a deliciar-se, quando me finta e me faz correr atrás dele e da bola mas, de vez em quando ainda o consigo fintar. A C. joga melhor à bola. Enquanto o Afonsinho fazia uma sestinha, foram para o banho com o pai e um amigo, enquanto eu, que definitivamente preciso de fazer dieta, porque o biquíni é para 58 kg e eu tenho 74 kg, fui tomar um café com uma amiga.





PORTUGAL, PORTUGAL, PORTUGAL!!!

Santos populares

Já comprámos o nosso manjerico e que bem que cheira...
Fomos, como habitualmente, ao bailarico, comer caldo verde e sardinhas. O nosso grupo é composto por amigos e conhecidos com quem ultimamente lidamos mais. Pessoas que estão habituadas a conviver connosco como uma família de 5 pessoas, ou seja, de forma natural e normal.

No bailarico, encontrámos imensos amigos, que agora estão um pouco mais afastados, mais por nossa culpa do que deles. Nos primeiros meses, foi muito difícil lidar com a nova situação, especialmente por causa da alimentação e fomos recusando quase todos os convites ou então o F. ia com a C. e G. e eu ficava em casa com o Afonso.

Todos querem pegar no Afonsinho ao colo, tocam-lhe nas mãos e na cara. Verdadeiro suplicio para ele mas, a vida segue e estes momentos são importantes para os irmãos, para nós, para a família e o que hoje parece ser, por vezes, difícil para ele, acreditamos que será bastante benéfico no futuro.



Coisas simples...

Esta 6ª feira, eu e a C. estivemos a fazer um tapete com várias texturas, algodão, esfregão da loiça, espuma, esfregão verde, esponja áspera, luva de sisal entre outros e preparámos também várias caixas com feijão, grão, massa e arroz. Vamos utilizar estes "instrumentos" na dessensibilização da face e das mãos do Afonsinho.
O Afonso já utilizou o tapete e as caixas e reagiu de forma positiva, muito curioso e interessado, mexendo no feijão e grão e conseguindo mesmo agarrar.
Pergunto-me. Porque é que no Centro de Paralisia, afinal estivemos lá 6 meses, nunca me falaram neste tipo de coisas?
Coisas simples...tão simples.

Terapia Ocupacional

Na sexta-feira o Afonsinho começou a ter Terapia Ocupacional (TO) com um novo terapeuta. O terapeuta anterior era óptimo mas, curiosamente, dos três terapeutas que acompanham o Afonso na Liga, foi aquele com quem estabeleceu uma relação mais difícil, reclamava, fazia hiper-extensão. Nesta sessão, ao contrário, do que eu esperava mas, o Afonsinho é uma verdadeira caixinha de surpresas, reagiu de forma muito positiva.
Claro que fiquei muito contente com mais este passinho...

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados