Afonso
sábado, 6 de junho de 2009
Vamos à piscina!!!!
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Mais obstáculos...
Obstáculos...
VIVA!!!!
A terapia correu muito bem. Hoje esteve imenso tempo a fazer massagem na garganta (que aflição!!!) com uma óptima reacção do Afonsinho, neste momento já reage de forma positiva em quase todas as situações a testa (frontal) continua a ser a área mais difícil para trabalhar e em que ele se queixa e reage mais.
Esteve também a fazer exercício de fisioterapia na posição de joelhos, continuando o trabalho que está a ser desenvolvido na Liga e mostrando um óptimo progresso para quem só agora iniciou esta etapa.
Depois da terapia o Standing frame.
Hoje foi simplesmente horrível.
O Afonsinho chora tanto mas, tanto que me parte o coração. Deixei-o ficar durante quarenta minutos, quando o fui buscar estava completamente ENCHARCADO, de tal maneira que tive que lhe mudar a roupa, porque estava toda molhada. Quando lhe fui mudar a fralda, queixou-se com dores nas pernas, fiz-lhe uma massagem e passado um bocadinho já tinha recuperado.
Esta etapa está a ser muito difícil mas, a verdade é que as pernas estão melhores, menos hipertónicas, tem mais força e quando dá uns passinho, apesar de ainda se queixar muito e birrar, já consegue mover a perna direita sem a arrastar.
O Afonsinho ainda não apresenta padrão de marcha e estes passinhos, são ainda isso mesmo passinhos muito tímidos e muito ténues, esta etapa ainda está muito longe de ser atingida...
Como diz o terapeuta ocupacional só com trabalho e mais trabalho poderemos superar os obstáculos e não será por falta de empenho, dedicação e muita força de vontade que o Afonsinho não irá conseguir...
O Arraial
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Natação Intensiva
Acordou cedinho e bem disposto, tomámos o pequeno-almoço e fomos para a escolinha.
A viagem foi feita de forma tranquila e sem chorar.
Na escolinha continuam a preparar o Arraial que é já amanhã. O Afonsinho continua bem integrado e agora tem uma amiguinha por quem já se interessa e começa a tentar imitá-la nas brincadeiras. Já consegue com “relativa” facilidade levantar o tronco com as mãos apoiadas no chão.
Continua a comer muito bem, penso que quando for à dietista, em vez da dieta de calorias que está a fazer vai começar a ficar mesmo em dieta. He, he, he…
Depois de ir buscar a C. à escola, seguimos para a piscina.
Até 15 de Junho estamos com NATAÇÃO INTENSIVA. Assim, o Afonsinho tem aulas à segunda, quarta, sábado e domingo e para a semana diariamente.
Estas aulas continuam a ser do agrado do Afonsinho, que adora água e adooora a R.
Hoje iniciámos a aula de forma diferente com relaxamento no jacuzzi, depois a aula manteve a estrutura habitual, com lateralizações, controlo de cabeça na posição de “nadar”, mergulhos, colchão e novamente relaxamento na jacuzzi.
Este trabalho já tem resultados visíveis quer a nível físico, quer a nível cognitivo e comportamental.
O Afonsinho tenta verbalizar o nome dos animais e de todos os objectos que utilizamos nas aulas, mantém um óptimo relacionamento com a R. e com as pessoas com quem nos cruzamos na piscina, aceitando muito bem as festinhas e sorrindo com os cumprimentos e atenção que lhe dedicam.
O grande desenvolvimento e o mais notório é a nível físico. O Afonsinho apresenta uma excelente massa muscular, com um enorme desenvolvimento nas barrigas das pernas (gémeos) e nas coxas, uma melhor postura do tronco e do controlo da cabeça, mãos mais abertas e maior normalização (durante grandes períodos de tempo) do tónus muscular e menor hiper-extensão.
Continuamos, a caminhar, neste caso a nadar em direcção ao nosso futuro, sorridentes e confiantes…
Petição Publica
terça-feira, 2 de junho de 2009
O post SEISCENTOS
Seiscentos, foi os textos que já escreviuns são meus, outros de amigas que conheci...Neste mundo virtualDescobri, pessoas que caminham com as mãos nas nossas mãosCom amor e amizade,que nos dedicam de forma tão especial!São mães, são mulheres, são amigas,Lutadoras, guerreiras, com uma coragem sem fimSão MULHERES que já descobriram,Que amar, é simplesmente, assim...
A nossa cadeira voltou !!!!
A nova fisioterapeuta
Na escolinha, em ambiente de festa
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Dia Mundial da Criança
Um menino diferente (um excerto)
«Com o passar do tempo, todos já se tinham apercebido de que o Afonso era um rapaz diferente, como dizia a mãe, especial, como dizia o pai... e ninguém parecia importar-se muito com isso! A vida encarrega-se destas coisas e o amor não conhece palavras difíceis, nem diferentes nem especiais, por isso todos amavam o Afonso da mesma forma: o bebé, o irmão mais novo, o filho querido... »
Um menino diferente

Pirolito atrás de pirolito...
domingo, 31 de maio de 2009
Fim de semana cheio de actividades
A Festa

Concebido e Produzido por The templar Company plc.
Ilustrações de Derek Mattews
Editora: Ambar
Fotografia retirada de www.bucknet.pt
ELMER e o grande dia

ELMER e o grande dia
Autor: David Mckee
Editora: Editorial Caminho
O que é paralisia cerebral?
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."
Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...
Dina
Ana Jácomo
Dalai Lama
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.
Ana Jácomo
Ana Jácomo
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem
Ana Jácomo
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.
Ana Jácomo