VIVA!!!!
A terapia correu muito bem. Hoje esteve imenso tempo a fazer massagem na garganta (que aflição!!!) com uma óptima reacção do Afonsinho, neste momento já reage de forma positiva em quase todas as situações a testa (frontal) continua a ser a área mais difícil para trabalhar e em que ele se queixa e reage mais.
Esteve também a fazer exercício de fisioterapia na posição de joelhos, continuando o trabalho que está a ser desenvolvido na Liga e mostrando um óptimo progresso para quem só agora iniciou esta etapa.
Depois da terapia o Standing frame.
Hoje foi simplesmente horrível.
O Afonsinho chora tanto mas, tanto que me parte o coração. Deixei-o ficar durante quarenta minutos, quando o fui buscar estava completamente ENCHARCADO, de tal maneira que tive que lhe mudar a roupa, porque estava toda molhada. Quando lhe fui mudar a fralda, queixou-se com dores nas pernas, fiz-lhe uma massagem e passado um bocadinho já tinha recuperado.
Esta etapa está a ser muito difícil mas, a verdade é que as pernas estão melhores, menos hipertónicas, tem mais força e quando dá uns passinho, apesar de ainda se queixar muito e birrar, já consegue mover a perna direita sem a arrastar.
O Afonsinho ainda não apresenta padrão de marcha e estes passinhos, são ainda isso mesmo passinhos muito tímidos e muito ténues, esta etapa ainda está muito longe de ser atingida...
Como diz o terapeuta ocupacional só com trabalho e mais trabalho poderemos superar os obstáculos e não será por falta de empenho, dedicação e muita força de vontade que o Afonsinho não irá conseguir...
3 comentários:
D.
Sempre tive a ideia que essa terapia baseava-se muito na "libertação". Chorar é libertar. Que se liberte ao máximo, para que relaxe. Que maravilha achares que contribui para o desenvolvimento do teu pequenino. Eu sempre achei bom...mas tive receio de me meter em mais coisas. Vamos ver se um destes dias o JP experimenta...quem sabe ? Ou se calhar até eu (e quem sabe preciso mais?) !!! Tive 24 horas para nascer. Talvez precise também de relaxar destes stress todos que acumulo ! Agora vinda de Cuba, ainda não...
Olha, quanto ao desenvolvimento do Afonsinho, é verdade que se nota grande diferença. Já não o via há mais de 6 meses e está muito mais forte, gordito e crescido. O aumento de altura também me parece um óptimo indicador. Apesar da altura não ser sinónimo de desenvolvimento, o facto de ter dado "um pulo" parece-me muito positivo no caso dele. Nutrientes não lhe faltam. A boa alimentação é super importante ! E o seu crescimento mostra isso claramente.
Como sabes a paciência e perserverança é a nossa sina, mas dá frutos muito doces !!!
Beijinhos para toda a familia
Beijoca
Bem amiga, o Standing frame está para o Afonsinho, como a Terapia Sacro-craniana está para o Guilherme....o berreiro total. Eu sei o quanto é desesperante, infelizmente sei o que é ter de deixá-los chorar, por mais que tentemos nos abstrair é dificil, pois coração de mãe é mesmo assim.
Tu sabes que é para o bem dele e que esse tipo de trabalho lhe irá proporcionar um rol de coisas boas para que ele possa adquirir a marcha.
Eu sei que tu és muito forte e portanto apesar de todas as dificuldades tu vais conseguindo ultrapassá-las uma a uma.
Beijinhos especiais
VIVA 1º o rapaz já está com os gémeos muito musculados, agora temos que dar tempo para a caminhada seguinte.
É preciso tempo...mas sei que é dificil mas vamos lá.
Beij. com muito carinho :)
Maria
Enviar um comentário