Na terapia ocupacional esteve sentado, no bloco de espuma, a fazer força com os braços. Esteve também a brincar com o telefone mas, estava menos activo do que o costume.
Esteve a fazer integração sensorial ma tábua elevada e espuma com as mãos e os braços, reagindo muito bem a todos os exercícios.
No fim da sessão, recebemos a visita da minha amiga Cláudia e do "meu" outro anjinho o Baunilha.
Entrou devagarinho, meio tímido mas, de repente já estava a explorar tudo à sua volta.
Esteve a falar comigo ao telefone, e quando lhe perguntei quem era, respondeu de forma sorridente e clara "o bebé", perguntei-lhe com quem queria falar e respondeu-me "com o pai", como se chama o pai e para grande espanto da Cláudia, que nunca o tinha ouvido dizer o nome do pai, respondeu de forma clara e correcta o nome do pai.
A Cláudia estava tão incrédula, que lhe voltei a perguntar o nome do pai e voltei a receber uma resposta clara e correcta.
Pois é, há momentos assim!!!!
Depois despedi-me dele e ele respondeu-me "adeus" .
Parece-me mamã, Cláudia, que a única que acha que o G. "não" fala é mesmo a mamã.
Tirou a bola da caixa, quando a terapeuta da fala lhe pediu, foi buscar um carro, mexeu no computador, quando colocou a chucha na boca e o terapeuta ocupacional lhe perguntou se tinha sono, respondeu-lhe "sim", o terapeuta disse-lhe para se deitar no colchão ao pé das almofadas e ele foi mas, arrependeu-se e foi antes jogar à bola.
Mandou a bola para o Afonsinho, que estava sentadinho no chão, com uma postura muito boa, a cabeça bem direitinha e sozinho. De vez em quanto deixava cair a cabeça para a frente mas levantava-a rapidamente, enquanto o G. lhe chamava "bebé".
Depois estiveram a brincar com o carro, o G. disse que era "o popó do pai", que "não tinha chaves" e apontando para o local das mudanças, disse "não há", mandou o carro para o Afonso incentivando o a brincar com ele.
O Afonsinho colocou a mão direita no carro, sentado sozinho e com a mão esquerda apoiada no chão, tentava empurrar o carro. O carro era grandinho e pesadito para o Afonsinho. Os terapeutas olhavam deliciados para o Afonsinho e as suas "grandes" conquistas.
A Cláudia esteve a falar com os terapeutas que acharam o G. muito desenvolvido e muito bem, dentro do seu quadro.
Falaram-lhe sobre o Programa de Intervenção Precoce da Liga e a existência de uma verdadeira equipa multidisciplinar, que comunica, que partilha o mesmo espaço, que trabalham em conjunto para um objectivo comum.
Entretanto chegaram a Directora do programa de IP e a Assistente Social e apresentei-lhes a Cláudia, fazendo referência que era a minha amiga, que já lhes tinha falado, quando travou, a enorme batalha, para que fossem colocadas o número de educadoras de ensino especial para que os meninos com n.e.e. do agrupamento da Alapraia tivessem apoio de intervenção Precoce.
A directora disse-lhe que a estava a reconhecer e que tinha visto as entrevistas na televisão. A Cláudia disse-lhes que, infelizmente, neste paÍs, nada se faz sem muita luta, a Directora deu-lhe os parabéns pela a sua iniciativa e disse-lhe que estava disponível para o que precisasse.
A Cláudia e o Baunilha, foram recebidos como se fizessem parte desta grande família e eu fiquei , muito orgulhosa.
Orgulhosa, por ter tido a coragem de tirar o Afonsinho de Centro de Paralisia e levá-lo para a Liga.
Orgulhosa, dos "meus" terapeutas.
Orgulhosa, de toda a equipa de Intervenção Precoce, Directora, Assistente Social, Terapeutas e auxiliares pela forma carinhosa, amiga e humana como receberam os meus amigos.
Orgulhosa, do Afonsinho frequentar uma Instituição, onde as crianças contam, as famílias contam, onde somos tão amados.
Orgulhosa, das evoluções e progressos deste dois meninos tão especiais.
Orgulhosa, de nesta tarde, ter tantos e verdadeiros amigos a rodearem-me.
A todos, MUITO OBRIGADA!!!!
2 comentários:
Parabéns por mais esta "Segunda Escolha", acho que o Afonsinho e vocês não poderiam estar mais bem entregues.
Gostei bastante do espaço, da diversidade dos esquipamentos que dispõem, dos brinquedos, dos Terapeutas que nos receberam de braços abertos, da Directora, das Auxiliares e principalmente do carinho que nos transmitiram. Gostei do espírito de Equipa que me foi transmitido pelos Terapeutas, espirito esse que não encontro no Centro de Reabilitação de Alcoitão, gostei bastante de sentir que ali existe uma preocupação, que são eles, os nossos tesouros, gostei de perceber que todos se interessam, todos se preocupam.
Parabéns Dina, é um sítio fantástico onde se vê que o Afonsinho é rodeado de muito amor e de muito carinho.
Fiquei seriamente a equacionar a nossa "mudança", só tenho de conseguir "limar umas arestas".
Já agora aproveito para dizer que considero que a Liga está a desenvolver um excelente trabalho com o Afonsinho e realmente isso só se consegue quando existe o amor e o espírito de inter ajuda que ontem vi.
Dina, tens todos e mais alguns motivos parar estares orgulhosa.
Beijinhos Especiais
ORGULHOSA !
Como mãe e avó, estou muito orgulhosa de termos encontrado uns amigos como voçês, não vos conheço pessoalmente mas estão no meu coração no meu báu especial!
Sabe "D" creio que compreende o que lhe vou dizer, como mãe, ficamos muito felizes quando os nossos filhos encontram bons amigos, isso acalma-nos o nossso coração, porque quando eu não andar por cá, acredito que a "D" vai estar ao lado da minha estrêla e segurar-lhe a mão quando for preciso, sinto isso no meu coração!
DE todas as coisas que a sabedoria
oferece para uma vida totalmente feliz,a maior de todas é a posse de da amizade.
(EPICURO,-341-270 A.C.)
(EU ACRESCENTE A FAMÍLIA NÃO ESCOLHEMOS, OS AMIGOS SIM, PODEMOS ESCOLHER!)...VIVA OS VERDADEIROS AMIGOS!.
BEIJOS COM MUITO CARINHO POR SEREM COMO SÃO!
M.M.G.
M.M.G.
Enviar um comentário