Esta noite o Afonsinho só acordou uma vez e adormeceu de imediato. Parece que o tempo começa a arrefecer e que a temperatura dele começa finalmente a normalizar.
Acordou bem disposto e esteve a brincar no tapete, enquanto eu fazia o almoço e me despachava.
Hoje tivemos choradeira a caminho da escola. Quando chegámos já estavam a descer para a aula de ginástica. Perguntei se podia assistir e interferir. Disseram-me que sim mas, que eles ainda colaboravam pouco e tinham muito pouco tempo de concentração.
A P. estava com o Afonsinho, sentado no chão, depois ajudou-o a deitar-se e a levantar as pernas, de seguida a mexer as mãos e depois de gatas, foram em comboio para dentro de um túnel de lona, o Afonsinho ficou numa ponta do túnel enquanto os amiguinhos iam ter com ele.
Depois foi a vez da P. fazer o túnel com o Afonsinho (só consegue porque é mesmo muito magrinha).
Estive a falar com a A. e disse-lhe se podia levar a bola de Bobat e a piscina de bolas, para eles fazerem ginástica, uma vez que estão na garagem e são óptimos instrumentos de trabalho para todas as crianças. Sugeri ainda, fazerem alongamentos com os braços e com as pernas (altamente benéficos para o Afonsinho e também para os amiguinhos) e cantarem canções para os meninos estarem mais interessados.
Depois com um sorriso, disse que já tinha interferido para três meses e que me ia embora.
A P. perguntou-me a que horas o ia buscar e eu disse-lhe que não sabia que estava muito indecisa mas, que tinha que ir buscar a C. às 12h40. Combinámos então que ele me telefonaria quando o Afonsinho acordasse.
A P. ligou-me à uma e cinquenta. Quando o fui buscar estava na sala dos 5 anos?! com uma enorme birra.
Tinha encontrado a P. à entrada e ela disse-me que ele tinha comido muito bem mas, que tinha acordado ao meia dia e cinquenta. Ou seja, dormiu cerca de vinte minutos.
Disse-lhe que tinha que começar a dormir a sesta em casa, porque o sono é muito importante para o desenvolvimento dele. Se não dormir como pode suportar o esforços das terapias.
Está decidido amanhã e sexta vou buscá-lo às 12h30 e se dormir bem, vamos optar pela escolinha só em meio tempo.
3 comentários:
Segue teu coração..., não costumas falhar...
:)) Muitos Beij. Especiais
Acho, sinceramente que devias ponderar a contínuidade do Afonsinho ficar na escola a tempo inteiro... segundo percebo ela não dorme o que devia e que quando acorda ´é colocado noutras salas durante o tempo da sesta... Vantagens??? Se calhar há, mas para o colégio (sempre são mais um euros ao final do mês) ... Mais uma decisão que terão de tomar.
Bjinhos
Tia I
Bem minha amiga, segue o que te diz o coração, como diz a minha mãe não costumas falhar. Até à data todas as tuas opções têm sido as mais correctas.
Sei que vais escolher com a razão e com o coração.
Enviar um comentário