Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Pais especiais


Hoje o Afonsinho já dormiu melhor, após o pequeno almoço, fomos até à piscina, para os primeiros banhinhos e o primeiro mergulho. Estivemos pouquinho tempo dentro de água para não abusar.

O Afonsinho reagiu muito bem e como sempre estava super feliz, este bebé adora a água!!!

Continuámos a brincar com os brinquedos em azul e ele conseguiu identificar os objectos/brinquedos e voltou a conseguir dizer "azul".

Depois o almoço, que continua sem vontade de comer, com a ajuda da mana e dos livros com canções e brinquedos que saltam e emitem sons, lã conseguimos que almoçasse razoavelmente.

De tarde fomos para a praia e o Afonsinho esteve a brincar com as ondas, estava muito contente e não parava de dizer "é bom" e "água". Hoje começámos a ensinar-lhe as palavras onda e mar.

Depois do banho ligeiro e sem mergulhos, fomos dar-lhe o lanchinho, com muita birrise não comeu nem metade. Estava cheio de sono e uma vez mais fez uma enorme birra, tentámos adormecê-lo mas não conseguimos e acabámos por ir passear pela praia, continuou sem dormir...

Estávamos debaixo do chapéu, quando uma senhora se aproximou de nós e perguntou se ele era difícil para dormir.

Disse-lhe que no ano passado, adormecia sempre após o lanche mas, que este ano estava a ser difícil e pensava que também tinha a ver com os dentinhos.

A senhora, perguntou-me, a pergunta que se faz sempre, quanto anos tinha.

Quando me fazem esta pergunta, penso sempre em não dizer a verdade, dizer que tem um ano, porque já sei se disser que ele tem 2 anos, tenho que explicar toda a nossa história. Uma vez mais, e como sempre acontece, disse que ele tinha 2 anos e um atraso de desenvolvimento global e que tinha neste momento tamanho de 1 ano.

A senhora perguntou-me se era prematuro e eu expliquei-lhe que era um bebé de termo e que tinha tido uma asfixia grave no parto. Ela disse-me que tinha um neto com 22 meses, e que era prematuro de 36 semanas, que estava a olhar para o Afonso e como estava cheia de saudades dele decidiu ir conversar comigo.

Perguntou-me se estava na creche e que o neto dela também estava e que lhe custava muito, porque ficava sempre a chorar...

Disse-me com os olhos cheios de lágrimas, que a determinada altura não conseguiu conter, que o Afonso era muito lindo, muito perfeito, que não se notava nada, uma vez que parecia muito mais bebé mas, mesmo depois de saber a idade dele, apenas notava falta de equilíbrio, disse que éramos PAIS ESPECIAIS e que Deus nos tinha escolhido, para mais esta missão, porque sabia que nós estávamos à altura, para não desistirmos e continuarmos a lutar, porque o Afonso ia conseguir e um dia destes ainda nos voltaríamos a encontrar e ele ia brincar com o Simão, o neto dela...

É curiosos como estas conversas e estas histórias surgem, assim do nada mas, parecem tão apropriadas, tão cheias de significado..

O ano passado, pensava muito, mesmo muito, como iria ser este ano nas férias, na praia, na piscina, no parque...

Pensava que tinha um bebé, que não se notava nada mas que para o ano (este ano) iríamos sentir os olhares, os sussurros...

Afinal, não estou nem aí, esses receios estão completamente ultrapassados, como comentei ainda antes do inicio das férias com a minha amiga Cláudia mas, é curioso que estas conversas surjam, assim...

A senhora, Julieta, ali ficou um bom bocado à conversa, entretanto os miúdos e o F. chegaram e ela desejou-nos muitas felicidades e voltou a dizer« vocês são uns pais especiais...»

4 comentários:

Grilinha disse...

D.

Que maravilha. Nº 1: o Afonsinho reconhece as cores o que com esta idade te pode reforçar a tranquilidade quanto à capacidade de percepção dele. Olha que muitos meninos ditos "normais" não o fazem até aos 3 anos !!!
Curiosamente azul foi a primeira cor que o JP disse (porque gosta muito de azul)...que coincidência, ou então pq é mais fácil (não sei ao certo).

Quanto às conversas, são assim mesmo. Grande parte tem energia positiva para dar. Outras são mesmo de cortar os pulsos.
Na verdade esse tipo de carinho e atenção nunca tive medo. Mas muitas vezes prefiro estar sossegada.
Pais especiais ? Claro que sim, porque temos filhos muito especiais e cada vez mais percebo que nem todos lidam bem com a situação. Ou seja, há infelizmente ainda muita "rejeição" dos próprios pais.
Começo-me a aperceber há pouco tempo, mas é daquelas realidades tristes. E essas crianças nem serão felizes nem se desenvolverão como outras, mesmo tendo por vezes mais capacidades....

Uma beijoca

CláudiaMG disse...

"Pais Especiais"

Vocês são uns super pais mesmo, muito especiais, muito atentos, muito carinhosos, muito empenhados, muito especiais mesmo.

Como tu dizes é de onde menos se espera que vêm as grandes verdades.

Parabéns a uns pais muito, mas muito especiais mesmo.

Maria disse...

Pais, com muito amor e muita força, para lutar por todos os filhos, pois por todos eles temos que lutar, de formas diferentes mas sempre com muita luta e amor para caminharmos sempre ao lado deles ,como tu dizes minha querida; caminhas,... caminhando, e nós também!
(Eu costume dizer que á muitos divórcios, mas que dos filhos, mesmos quando já somos velhinhos, nós nunca nos divorciamos éh...éh...) Gostas do meu pensamento..lol
Bons mergulhos por ai!

Doces beijocas para todos vós
:)) M.M.G.

Dina disse...

Olá, olá

Então vocês não percebem que eles são todos do Belenenses, como eu? lol

Obrigada pelas palavras, pelo apoio...

Bejinhos para as mamãs coragem e para a avó do nosso coração

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados