Na Liga continuou a ser acompanhando nas áreas de fisioterapia, terapia da fala e terapia ocupacional.
Na terapia da fala, os objectivos, foram sendo sucessivamente atingidos e alterados.
Começou por trabalhar a hipersensibilidade e depois de ter tido alta, começou a trabalhar a parte respiratória para a produção de sons e palavras.
Na fisioterapia e na terapia ocupacional, melhorou na colaboração, executa os exercícios de forma empenhada e interessada.
Mudámos em Junho de fisioterapeuta e iniciámos uma nova forma de trabalho, novos exercícios para atingir os objectivos já traçados.
Neste momento temos a nossa Equipa Maravilha e esperamos continuar com eles até ao fim do Programa de Intervenção Precoce.
Neste momento as festinhas e os beijos, deixaram de ser um problema para o Afonsinho e já começa a demonstrar prazer e a gostar do colinho e dos miminhos.
Melhorou na alimentação, já consegue comer com a família e está a comer pequenos sólidos (ainda muito pequeninos) consegue mastigar, não se engasga, demonstra prazer em comer, distingue o que gosta e o que não gosta, sabe pedir comer, ainda mantém uma postura incorrecta para comer e não consegue comer sentado numa cadeira.
Já consegue dizer algumas palavras, de forma correcta e intencional:
Mamã, mano, mão, cão, ão,ão, sim, não, gato, miau, macaco, banana, água, nove, é bom, na qué, ajuda, mais, gordo, bábá (bebé), colelo (coelho), má, Ana, benado (Bernardo), olá, bom di (bom dia), sapato, gorro, bola, eu, sou eu, boa, nadar...
O Afonsinho, já consegue rolar sozinho, melhoria do controlo do tronco e da cabeça, melhoria de postura, já consegue manter-se sentado sozinho fazendo apoio com as mãos para não cair (durante alguns períodos), consegue ficar sentado com as pernas à chinês, melhoria do tónus muscular, já consegue fazer uma melhor abertura da pernas e consegue esticar, com maior facilidade as pernas.
C0nsegue manter-se lateralmente, quer à esquerda quer à direita, posição dorsal e ventral, consegue manter o tronco levantado com a força dos braços, tenta colocar-se de joelhos, conseguindo manter a posição com ajuda, arrasta-se e movimenta-se de barriga para cima e para baixo, tem mais forças nas pernas e consegue ficar em pé e levantar-se com ajuda.
Melhorou a coordenação dos braços, direcciona de forma correcta e muito mais rápida o que pretende agarrar, maior abertura das mãos, já mexe com as mãos uma na outra, leva as mãos à boca, agarra-se, demonstrando medo e noção que pode cair, já consegue agarrar os objectos, por vezes ainda com alguma reacção, identifica tudo com o olhar e sabe identificar o objecto/brinquedo que lhe pedimos apontando, mesmo quando estão mais de três objectos, consegue desencaixar as peças dos puzzles e sabe derrubar os cubos, consegue accionar os brinquedos de causa/efeito, sabendo onde tem que carregar para os fazer tocar ou ter luz, por exemplo. Tem brinquedos preferidos e movimenta-se de forma activa, até conseguir chegar ao brinquedo que quer, identifica a família, os animais, alguns frutos, sabe as rotinas, como lavar as mãos, mudar a fralda, comer. ..
É extremamente interessado em tudo o que o rodeia (cusco mesmo), reagindo de forma rápida, movimento activo e espontâneo. Conhece o nome dele e dos irmãos, responde ao nome, sorri, ri, dobra o riso e dá gargalhadas, demonstra prazer, tem dor, fica magoado e triste com as pessoas, amua, faz beicinho, faz birra, acompanha as brincadeiras, as gracinhas, os movimentos, os objectos, as pessoas, interage com os meninos da sua idade e gosta de brincar. Gosta de livros, de histórias, de desenhos animados, conseguindo estar atento durante bastante tempo.
1 comentário:
"Em jeito de balanço final II - Liga"
Bem isso é que foram competências adquiridas. Grande balanço final minha amiga.
É engraçado como nós só quando escrevemos ou lemos é que nos apercebemos da quantidade de coisas que os nossos meninos conseguem fazer.
Já agora ele estão tão bem, mas tão bem que aqui a Tia Cláudia consegui-lhe dar meio prato de papa de fruta.....IUPPPIIIII.
A próxima vez dou-lhe a refeição completa vais ver!
Beijinhos e efectivamente essa é mesmo a Equipa maravilha.
Enviar um comentário