Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ensino Especial ou Integração?


Esta noite, talvez por causa do calor o Afonsinho não dormiu tão bem, esteve agitado, virava-se de um lado para o outro, até que por volta das quatro da manhã, acabou mesmo por acordar e beber o seu leitinho.

De manhã, como temos terapia ocupacional logo às 9h00, tive que o acordar. Não me lembro de ter que o acordar, normalmente, deixo-o sempre dormir e foi muito engraçado, parece que temos uma fotocópia do G. Virava-se para um lado, virava-se para o outro, espreguiçava-se... e lá consegui a muito custo que acordasse.

O pequeno almoço correu no mesmo tom, a espreguiçar-se, a bocejar e com tudo isto demorou o dobro do tempo para comer.

A caminho da Liga portou-se muito bem, NÃO CHOROU!!!

Estávamos nós à espera do terapeuta, quando a porta se abriu e ouvimos um bom dia cheio de alegria e vimos um sorriso aberto e cheio de felicidade. O Afonsinho olhou admirado mas, de imediato sorriu reconhecendo a "sua" Ritinha, que durante duas semanas vai estar na Liga a fazer estágio na Neurologia.

A sessão de TO correu, como sempre, muito, muito bem.

Hoje, tivemos um estagiário da fisioterapeuta C. ( a antiga fisio) a assistir?!

Hoje, depois da TO fui tomar um café, enquanto o Afonsinho foi passear com a terapeuta da fala.

Estive a conversar com ela e só hoje percebi a quantidade de Programas que existem na Liga.

Assim, para além do Programa de Intervenção Precoce dos 0 aos 6 anos, existe o Ensino Especial dos 6 aos 16. Este programa é feito em coordenação com o Ministério da Educação e para além do ensino conjuga uma série de actividades adaptadas às necessidades de cada criança - fisioterapia, terapia da fala, terapia ocupacional, hidroterapia, hipoterapia, remo...

Existe ainda o CAO, a partir dos 16 anos e ainda uma série de serviços, para além das terapias (fisio, fala e ocupacional), como piscina, ginásio, clube sénior...

A Fundação Liga é uma instituição pouco divulgada e pouco conhecida mas, é uma instituição que em, praticamente, todos os sectores trabalham pessoas com deficiência ou necessidades especiais, estão INTEGRADOS de forma efectiva.

O programa de Ensino Especial corre o risco de desaparecer porque a nova Lei de Inclusão, prevê o fim do Ensino Especial, o que deverá acontecer, se a lei entretanto não for alterada em 2012.

Aqui entra a discussão.

Ensino Especial? Sim ou não?

Integração? sim ou não?

O Afonsinho ainda é muito pequenino, a nossa experiência, apenas leva 2 anos de existência, o diagnóstico é muito reservado e não sabemos o que o futuro nos reserva.

Contudo, sabemos que a probabilidade de o Afonsinho com 6 anos, ainda ter grandes dificuldades, é altíssima, necessitando de manter todas as terapias que actualmente já fazemos.

Eu sou a favor da integração mas, no nosso caso, não descarto a hipótese de ter um ensino mais direccionado nos primeiros anos e ser integrado mais tarde já com uma maior autonomia, uma vez, que no sistema actual e apesar de a Lei dizer o contrário não estão criadas as condições adequadas e necessários para uma integração efectiva.

Por isso espero que esta Lei sofra algumas alterações e que não deixe de existir o Ensino Especial mas, que também se faça um esforço na Integração, sendo que cada caso terá que ser analisado de forma individual e encaminhado em cada altura de acordo com a necessidades reais de cada criança e de cada família.

Depois seguimos para a escolinha, a viagem foi bem menos tranquila e o Afonsinho chorou o caminho todo.

Hoje, foi o papá que foi buscar o Afonsinho à escolinha e veio todo contente na cadeirinha e claro, SEM CHORAR!!!

Quem é que entende este miúdo???

2 comentários:

CláudiaMG disse...

Bem sobre este tema á falámos algumas vezes, inclusivé tive a oportunidade de há pouco tempo ter contribuído para um trabalho de fim de curso onde o tema era este mesmo asunto.
Partilho da mesma opinião que tu, sou sim a favor da integração, até porque como já te disse na turma da Madalena existem 2 meninos com NEE´s e até hoje só tenho a dizer que quer os meninos, quer os restantes alunos onde incluo a minha filha só têm vindo a beneficiar desta situação, eles por estarem integrados na turma e partilharem assim as mesmas experiências e as mesmas vivências e os outros meninos por conviverem com meninos especiais o que de alguma forma os vai fazendo ver que apesar de diferentes, são todos iguais, permitindo assim a que crianças como a Madalena cresçam num ambiente saudável onde a diferença não é sinónimo de descriminação.
No entanto e como tu também dizes, considero que essa integração deverá ser feita com muita atenção e muito cuidado, caso a caso, criança a criança.

Quanto ao Afonsinho, só o futuro o dirá...sendo que se olhares para o passado vês o lindo percurso que já percorreram.

Beijinhos Especiais

Maria disse...

Li com muita atenção tudo quanto descrevem, mas atenção Claudia
não te esqueças que a Madalena para além de estar protegida num colégio, assim como os outros meninos, trata-se de um colégio particular, com caracteristas famíliares e muito pequeno.
E como é nas escolas públicas???
E nos colégios maiores???
E os casos nas escolas públicas, onde áh agressões a toda a gente e não á segurança para ninguém.
Para crinças sem problemas, já é dificíl, emagina as com problemas.
É um assunto que tem que voltar a ser pensado não achas?
Beijocas gordas :) Para todos

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

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