Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sábado, 14 de março de 2009

O nosso amor...

Hoje iniciámos o nosso dia bem cedinho, depois de conseguirmos despachar a família toda (o que demora o seu tempo...), seguimos em direcção à acunpuctura.

Hoje, o Afonsinho foi sentado na cadeirinha do carro, pela primeira vez!

Quem reage pior a esta situação, para além do próprio é a C. e curiosamente o pai mas, entre alguma birrise e chorinho sem lágrimas, sempre a ouvir e a cantar musica portuguesa (o rapaz gosta de perceber o que ouve!) lá fomos bem mais tranquilos do que imaginávamos.

A sessão correu muito bem e o Afonsinho colaborou excepto num ponto, na garganta, em que ele reage menos bem. Perguntei ao Dr. para que era aquele ponto. É para a fala!

Pensava que era por causa da hipotonia do pescoço. Será a acunpuctura a responsável pelo progresso inexplicável do Afonsinho em relação à fala e às palavras que consegue dizer?

Depois seguimos para a natação, aqui o Afonsinho portou-se bem pior na cadeirinha e chorou mesmo mas, só o tirámos quando chegámos.

Hoje, a aula foi feita em família, só o pai é que ficou fora de água. O fotógrafo de serviço.
O G. esteve a ajudar a R., no trabalho com o Afonsinho, que como sempre esteve sempre muito participativo e cooperante, andou imenso tempo a "nadar " com o irmão, depois comigo e com a C., com o chouriço flutuador, a fazer lateralizações.
Hoje tivemos uma aula voltada para a diversão, uma aula (ainda mais) alegre e divertida.



Depois chegou o momento que todos esperavam os mergulhos da dupla "R. e Afonsinho - Os magníficos!!!".

Uma situação é eu contar, outra é o pai e os irmãos verem, assistirem e sentirem...

É simplesmente fantástico!!!

Estavam todos espantados, orgulhosos, felizes, ninguém sabia bem o que dizer ou como expressar os sentimentos...

Acabámos a aula com o relaxamento na jacuzzi, que o Afonsinho adora.

Foi uma aula fantástica, uma experiência de partilha única, tenho a certeza que a nossa felicidade e o nosso amor, hoje, contagiaram todos os que por aquela piscina passaram, os que almoçaram perto de nós, o que partilharam o mesmo elevador, a mesma rua...

Um amor como o nosso é realmente um dom, um dom maravilhoso que temos que agradecer, diariamente e não temos dúvidas, que é por ter o Afonsinho nas nossas vidas, porque sem ele nenhum de nós, seria o que é hoje.

Obrigada, meu bebé, anjo da luz, que à nossa vida, trouxeste um caminho de luz, de amor, de felicidade...

7 comentários:

Carol Timm disse...

Dina,

Confesso que achei inacreditável o trechinho da piscina que gravaste.

Não posso mesmo imaginar a reação de todos...

São mesmo muito lindas as lições de amor, dedicação e perseverança.

Que Deus ilumine a sua força com o sorriso do Afonsinho para sempre!

Beijos e bom final de semana!
Carol

Grilinha disse...

Que lindo post, Dina.

Não encaro ter um filho com problemas uma benção, mas torna-nos sem dúvida mais sensíveis e despertos para muitas coisas nesta vida. Para o esencial. Conseguimos saber exactamente o significado de amar incondicionalmente. Algumas de nós conseguem viver um dia, o mais feliz possível, de cada vez. E no fundo acho que todos (pais, filhos, seres humanos) deviam viver mais assim. Em função de aproveitar bem cada dia. Amar sem expectativas. Abrir o coração e deixar-nos levar por tudo de bom que temos e não nos concentrarmos no mau.

Fico feliz de ler este relato.
O Afonsinho tem toda uma familia que o apoia, ama e só isso fará muito por ele.

Quanto à acunpuntura , acredito que o que mais desenvolve é mesmo a fala. Se tivesse tempo e mais possíbilidades faria mais vezes no JP, porque acredito muito nessa terapia.

Continuem a disfrutar de fins de semana fabulosos em familia.


Um beijo grande

Maria disse...

Meus queridos adorei as fotos e o video, Parabéns ao meu guerreiro e como ele mergulha tão bem e não fica assustado,boa Afonsinho estás um espectáculo,a avó ficou muito feliz com todas estas novas etapas vencidas,e a mana ficou como a mamã que fica sem respirar? eh...eh..os meus netos todos, são especiais, são uns grandes homens e umas grandes mulheres lol...
Beij. com muitas saudades de voçês todos...M.M.G.
São as minhas estrelas cadentes agora estou mais rica, pois ganhei mais 5 estrêlas cadentes para o meu arco íris...........

Anónimo disse...

Devo dizer que fiquei sem palavras, pelo vídeo e pelo que escreveste.

Beijinhos
Cristina
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos

Anónimo disse...

Bem, devo dizer que estou muito triste porque ninguém gaba as competências da terapeuta, nem que fosse para dizer que sou LOUCA.
Mas, pronto, eu perdoo... :)
Muitos beijinhos com saudades
R.

Dina disse...

Olá, olá

Primeiro, obrigada pelos comentários e por continuarem a caminharem de mãos dadas com o Afonsinho...

Querida Rita

Como já lhe disse, já houve quem achasse que era realmente "louca" mas, uma loucura saudável... he,he,he...

Não preciso de fazer nenhum comentário sobre si e a sua magnifica atitude de luta no trabalho que desenvolve com o Afonsinho, porque já sabe o que eu sinto, o que o afonsinho sente, o que todos nós, amigos e familia sentimos...

Mas deixo aqui uma pergunta.

Quantas crianças de 2 anos, sem dificuldades, conseguem fazer o que o Afonsinho faz, apenas com DOIS MESES E MEIO de aulas?

Beijinhos grandes para todas e um especialissimo (as outras que me perdoem) para a querida avó Maria, a querida Carol e claro a queridissima R.

Anónimo disse...

Iuppi.....finalmente consegui ter NET e vir aqui espreitar o video do "sereio".
Estou maravilhada com tamanha destreza do nosso Afonsinho. Sim senhor, temos aqui um verdadeiro nadador, daqui nada está a nadar que nem um golfinho.

Para vós um grande beijinho carregado de muito de carinho.

Cláudia

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados