Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sábado, 17 de janeiro de 2009

Os seguidores

Há pouco tempo, surgiu, para os bloguistas uma nova ferramenta, que nos permite seguir os blogues que mais gostamos, recebendo os post's logo que são publicados.

Desde que entrei neste "novo Mundo", descobri alguns blogues que estão na listas dos "meus" meninos especiais e que acompanho com regularidade.

Fotografia de Paulo Ferreira



O primeiro blogue que descobri, foi o Grilices. Este blogue fala de um menino com paralisia cerebral, um termo que na altura ainda estava a descobrir e fiquei fã do blogue e do JP, um menino fantástico, com uns olhos castanhos, lindos, que aquecem qualquer coração e que já tive o ENORME privilégio de conhecer.

Através deste blogue, conheci muitos outros mas, os que mais me chamaram à atenção foram os que retratavam a história de meninos com paralisia cerebral, entre eles, houve dois, que de imediato me tocaram o coração.

O Principezinho era um menino saudável, até ao dia que uma "simples" bronquiolite o levou ao hospital (perdi a conta às vezes que o G. teve bronquiolites e às vezes que estivemos no hospital), por ironia do destino esteve em contacto com uma criança que tinha o Adeno virus. O Principezinho para além de ter ficado com paralisia cerebral, sofre de uma doença, chamada "Bronquiolite obliterante" que lhe provoca infecções respiratórias recorrentes e muito complicadas.

Desde que li a sua história que fiquei completamente apaixonada por ele.

A mãe, é para mim um EXEMPLO, de coragem, de espirito de sacrifício, de superar os limites fisicos e emocionais. Apesar da situação do seu querido filho, está sempre disponível para ajudar e apoiar, é solidária e tem o coração cheio de amor.
Admiro-a muito!!!

O Baunilha, o "meu" outro anjinho, de quem tanto gooosto, foi para mim desde o principio, a esperança, a excepção, mostrou-me que é possível contrariar os maus diagnósticos.
A mãe, a minha querida amiga Cláudia, é simplesmente fantástica. Tem uma postura super optimista perante a vida e é uma lutadora nata. Está sempre disponível para ajudar e tem sempre uma palavra de apoio e incentivo.
Tenho muito orgulho em que me chames de AMIGA!!!


A mãe Sofia conta-nos, com muita coragem e de forma realista as dificuldades do seu filho João, que é autista, os seus medos, os seus receios e mostra-nos a sua enorme força para lutar.
Adoro as ideias desta mãe e admiro-a porque para além de trabalhar muito no desenvolvimento do João, é uma mãe que põe em prática as teorias.

É solidária e muito disponível, nunca se esquecendo de partilhar as actividades que vai desenvolvendo com o João a quem lê o blogue.

Adoro o seu espírito de partilha!



Viver devagar é o blogue da mamã Cristina.

Identifico-me muito com este blogue. Tal como a minha, a gravidez foi planeada minuciosamente, tudo estava previsto, os nossos menino são praticamente da mesma idade e ambos têm epilepsia mioclónica.

Tal como eu, a Cristina vive um dia de cada vez, com esperança e optimismo mas, de forma realista e empenhada. Está decidida a vencer os maus prognósticos e em controlar as crises do seu menino.

Penso que o nosso lema de vida, também pode ser o mesmo:


"A vida não é para ser planeada é para ser vivida."


O blogue do Afonsinho, Anjo da Luz, também tem seguidores, pessoas que conheço e pessoas que não conheço, familiares de crianças com necessidade especiais ou não, em Portugal ou em qualquer outro ponto do planeta, pessoas amigas que nos amam e a quem nós amamos...
Acompanham-nos nesta caminhada, com generosidade, coração puro e cheio de amor, de mãos dadas com o Afonsinho...

3 comentários:

Maria disse...

E como poderia ser diferente, depois de ver a cara deste boneco.
Mas todos os que já conheço como JP.ficamos apaixonadas,o Principezinho é outro boneco porquem me apaixenei, mais a Biatriz mais os meus pequenotes do Porto e muitos mais........ Claro o "B" é muito especial para mim!... Não quero nmeenosprezar as Mães especiais,mas Mãe "SISA" é uma lutadora nata e tem e vai ter muita força para todas as lutas que lhe apareçam, não são poucas nem fáceis, mas ela tem muito amor e vai saber como ultrapasar os obstáculos, nós estamos caminhando a seu lado,creio que ela sabe!

Para todos muitos beij com todo o carinho e amor do mundo.

M.M.G.

Mãe Sisa disse...

Obrigada por mais esta manifestação de carinho e empatia!

A nossa caminhada torna-se menos penosa quando a podemos partilhar (mesmo que "virtualmente") e quando sabemos que encontramos alguma empatia de quem nos ouve/lê.

Abraço

CláudiaMG disse...

E é mesmo assim minha amiga, todos nós estamos de mãos dadas umas com as outras mesmo que por vezes de uma forma virtual a acompanhar os nossos meninos.
Partilhamos os bons e os maus momentos e muitas vezes sabemos que existem muitos maus momentos, partilhamos as conquistas, os novos devenvolvimentos, partilhamos as nossas dúvidas e ansiedades as nossas alegrias e os nossos desesperos.
E como diz a mãe Sisa, esta longa caminhada torna-se bem mais fácil quando é partilhada com pessoas que nos entendem.

Um grande beijinho à Mãe Dina e a todas as outras mamãs que nos permitem partilhar um pouquinho do seu dia-a-dia.

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados