Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

GRANDES ...


Depois de uma bela sestinha, rumámos em direcção à piscina.
O Afonsinho, hoje esteve bastante mais colaborante e praticamente não o ouvimos.

A R. já sabe lidar bem com ele e lá foi intercalando o trabalho com a brincadeira.

Hoje, esteve a "apanhar" cubos com frutos (laranja, banana, uvas), fez muitos exercícios para o controlo da cabeça, já conseguindo manter uma postura mais normalizada e durante maiores períodos de tempo mas, o que ele gosta mesmo é de pôr a cabeça e as bochechas na água.


Gostei muito de o ver na posição dorsal (barriga para cima), que hoje em alguns momentos, foi aceitando, com um ar feliz e sem fazer hiper-extensão.



Eu e a terapeuta continuamos a cantar muito, o que SÓ o Afonsinho parece gostar. He, he, he...

O que ele também começa a gostar são as bolhinhas que a R. faz com a boca, hoje conseguiu "arrancar-lhe" sorrisos e algumas vocalizações.


Contámos-lhe a história do livro de fotografias e conseguimos que se mostrasse atento e interessado.




Esteve sentado e em pé na escada, como estava dentro de água e distraído pelas nossas canções, não se queixou nem refilou.

A melhor parte, pelo menos para mim, quer pela aceitação do Afonsinho quer pelos benefícios que lhe trouxe foi a jacuzzi.

O jacto fortíssimo foi direccionado para as pernas, as mãos, as costas com a ajuda PRECIOSA da terapeuta.

O Afonsinho conseguiu um excelente relaxamento dos músculos, com o tónus a baixar e ficar bastante normalizado.

Na zona das pernas, onde existe um maior encurtamento e hipertonia, consegui fazer, com as pernas esticadas, um óptimo alongamento e abertura de pernas, sem o Afonsinho mostrar qualquer desconforto ou dor. Uma posição que até hoje não tinha conseguido obter, nem mesmo na hidroterapia diária que fazemos na banheira.

Foi uma aula excelente, o Afonsinho demonstra após, APENAS, três aulas de contacto com a terapeuta e após praticamente três meses sem fazer piscina uma óptima adaptação à piscina, à temperatura e muito mas, muito importante à R. com quem já está a estabelecer uma óptima relação.

Viva!!!!

Nós, estamos ainda mais empenhados e cada vez mais, contamos com GRANDES aliados.

GRANDES terapeutas, GRANDES cuidadores, GRANDES amigos, porque se empenham, porque nos apoiam, porque acreditam no Afonsinho, porque lutam por ele, porque querem fazer DIFERENÇA na vida deste menino!!!

GRANDES porque têm um coração ENORME, porque trabalham com alegria e transmitem felicidade por conviver com o Afonsinho.

GRANDES, porque, eu apenas lhe pedi uma coisa:

"Apaixonem-se pelo Afonsinho!"

E eles APAIXONARAM-SE....

4 comentários:

CláudiaMG disse...

Como fiquei feliz e deliciada ao ler este teu post sobre a piscina....até parece que estou a imaginá-lo lá com a AR a fazer tudo isso e sempre a rir e bem disposto.
Fico feliz por estarem a dar-se bem e por o Afonsinho estar a reagir muito bem à AR.

Devagar´, vamos longe e o Afonsinho irá muito longe, porque tem uma família fantástica, porque tem uns irmãos espectaculares, essencialmente porque tem muito amor à sua volta e nada como o amor para superar todas as bareiras.

FORÇA Afonfinho!!!!

Beijinhos

Grilinha disse...

Esse Jacuzzi é um espectáculo. O JP passa o tempo à gragalhada. Acho que nem chega a relaxar, ams diverte-se muito.

Agora, quanto ao resto: Sim, rodeia-te sempre de gente grande.
É muito fácil apaixonarem-se pelo Afonsinho !
E pela vida fora ele será rodeado de boa gente, boas terapias, boa familia. Um dia irá conhecer as coisas menos boas da vida, como todas as crianças (é inevitável ) e será um menino mais forte para lidar com isso.

Bons dias, meus amigos.
Bjs

Maria disse...

Boa Afonsinho, estou muito feliz por teres gostado da AR. eu também gostei imenso dela quando a vi a trabalha com o "G" e tenho imensa pena de ele não poder para já, continuar a fazer o que tu estás a fazer, pois ajuda-vos muito, AR acheio um amor como pessoa e muto preocupada com todos os seus meninos e creio que te vai ajudar a ultrapassar mais uma étapa. beijocas e parabéns! M.M.G.

Maria disse...

Com amor e carinho temos meio caminho andado,depois é dar o tempo que o AFONSINHO vai precisar sim, porque cada criança tem o seu tempo,uns mais rápido numas coisas e mais lentos noutras barreiras, mas no seu tempo e com todas as limitações que todos temos, chegaremos onde quisermos chegar,os pequenos dependem da força dos papás e da queles que os amam sinceramente. Vão chegar onde os outros chegam, dentro dos seus limites e forças.

beij. com muito carinho para todos e muita força.

M.M.G.

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados