Hoje, o Afonsinho acordou muito bem disposto, comeu muito bem, enquanto víamos o burrinho trotro, que ele tanto gosta.
Enquanto lhe dou a papa, vou repetindo "É a papa; o Afonso está a papar a papa; a papa, é bom" por mais que me esforce a única coisa que ele faz é sorrir e dizer "é bom!", eu digo sim é bom, a papa e ele responde sorridente "é bom!".
Vou continuar a repetir "papa", algum dia há-de de conseguir dizer!
A caminho da escolinha, o choro do costume.
O Afonsinho é ao contrário das outras crianças, só pára de chorar quando entra na escolinha. Quando começamos a subir a escada começa logo a sorrir e quando vai para o colinho da P. já nem se lembra que vinha a chorar.
Hoje estiveram a pintar, a P. disse-me que o Afonsinho pintou com o pé (penso que todos os meninos pintam com os pés porque ainda são muito pequeninos), almoçou bem, sem birra e cada vez faz menos hiper-extensão.
A P. acha que ele evoluiu bastante neste mês e meio que está na escolinha, brinca, manipula com mais facilidade os objectos, já consegue estar de barriga para cima (posição dorsal) e já suporta por bons períodos a cadeirinha.
Disse-lhe que já tinha marcado reunião com o Conselho Executivo e que a Mj não ia mais. Se conseguíssemos trocar de educadora também, iria trabalhar com o Afonsinho primeiro em casa e só voltaria à escolinha após um período de adaptação e conhecimento. Ela disse-me que não seria necessário e que estava disponível para trabalhar com a educadora de IP mas, realmente a Mj não tinha vocação para o trabalho que era necessário desenvolver com o Afonsinho.
Contou-me que ontem o Afonsinho bolsou e ela entrou "pânico", que ele não estava bem, que me tinha que telefonar, ao que a Directora lhe respondeu que eram só uma calças e uma camisola sujas...
Após uma sestinha tivemos mais uma sessão de hipoterapia. Hoje correu tudo bem com o guia terapêutico e a fisioterapeuta. O Afonsinho portou-se muito bem e colaborou nos exercícios. Adorou fazer festinhas ao cavalo, puxou-lhe a crina e até pôs a boca junto do cavalo (viva!!!), sorrindo e vocalizando.
Depois da sessão, esteve a fazer festinhas num cão (pequeninho e meiguinho), esteve mais de 10 minutos em pé. Estava tão atento e interessado no cão que nem se apercebeu que estava em pé.
A fisioterapeuta, disse que ele nem parece o mesmo bebé. Quando ali chegou tinha imensa hiper-sensibilidade e era incapaz de tocar no cavalo. Acha que ele tem evoluído muito bem.
Muito bem, só boas noticias!
Continuamos o nosso caminho, evoluindo, devagarinho mas sempre, sempre para a frente...
5 comentários:
Devagar se vai ao Longe.
Parabéns por mais uma etapa ultrapassada.
Acredito que sim, que mais dia menos dia o teu Afonso estará a fazer corridas com o Guilherme ou a acompanhá-lo a fazer cambalhotas (como quando o vi na reportagem da TVI!).
Beijos
D.
Que belas novidades nos conta do Afonsinho! Fico muito feliz por todas essas novas conquistas do teu pequenino!
Beijos,
Carol
Só boas notícias "d", na Escola uma adaptação fantástica, nos Cavalinhos uma óptima evolução..."devagar se vai ai longe".
É interessante verificar como as crianças são todas diferentes, por exemplo o Guilherme sempre detestou estar de barriga para baixo....fazia cada birra e chorava tanto que chegámos a trocar de sala de fisioterapia para não inomodar os outros meninos. Quanto a tocar nos cavalos era outra situação que ele detestava e por isso eu também acabei por não insistir muito, porque também os horários eram complicados.
Assim só vejo que esse menino está cheio de coisas boas e por esse andar acredito cada vez mais que em breve iremos ter grandes surpresas.
Beijinhos
Boa meu pequeno héroi,tenho razão mamã Dina, eu disse que sou bruxinha boa EH.EH.EH...mas como somos pequenos têm que nos dar tempo,mesmo assim temos dado passos de gigante,até já fazemos festas aos cachorros e ficamos em pé VIVA...VIVA...O G. só faz gato sapato com a minha cadela labradora que é enorme mas ele é quem manda nela,nos cães pequenos grita,chora e foge a tremer de mêdo, claro fica com o tónus aumentado do lado direito,mas com umas beijocas e massagens passa rapidinho.Fiquei muito feliz com as noticias do Afonsinho que bom. Beijinhos com muito carinho para o Afonsinho e todos vós
Gosto de começar o dia assim, a ler que o Afonsinho está a evoluir tão bem. Então ficou em pé só para fazer festinhas a um cão? sabes uma coisa eu acho que os animais fazem milagres com as crianças, aumentam a sua auto-estima, estimulam o seu desenvolvimento motor e emocional. Eu tenho um gato em casa e confesso que o animal era um pouco martirizado pelo meu terrorista até há bem pouco tempo, mas aos poucos a relação do meu filho com o gato foi evoluindo de tal forma que acho que neste momento ele não tem duvidas que o gato é um membro da família, aprendeu a fazer festas como o gato gosta e a respeitar o gato, etc... acho que o gato que tenho em casa é por si só uma terapia para o meu bebé. Ele que não diz quase nada que se entenda aprendeu esta semana a dizer na perfeição GATO!
Beijinhos
Cristina
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos
Enviar um comentário