Ontem a escolinha correu muito bem. O Afonsinho almoçou tudo e a P. sente cada vez menos dificuldades para lhe dar o comer.
Quando cheguei estava a vesti-lo em cima do tapete, de barriga para cima, vestiu o Afonsinho sem qualquer dificuldade, birra ou hiper-extensão. Há uns tempos atrás, era simplesmente impossível vestir o Afonsinho nesta posição, até para mim.
De tarde tivemos fisioterapia e terapia da fala.
Na fisioterapia o Afonsinho fez todos os exercícios com colaboração total. Faz tudo o que lhe é solicitado, sempre muito atento e a coscuvilhar o que se passa à sua volta.
Na terapia da fala reagiu bem aos exercícios. Ontem levei algumas frutas (banana, pera e clementina) para a terapeuta tentar perceber se ele faz "sucção" ou "mastigação". Não conseguimos perceber. Ao colo da terapeuta e com ela a colocar os pedaços de fruta na boca reagiu muito mal, quando veio para o meu colo, comeu de imediato as frutas e não chegámos a perceber o que realmente fazia.
Para a semana voltámos a tentar mas, desta vez, com papa de fruta com bolacha.
Em relação aos exercícios para combater a hiper-sensibilidade foram alterados, passámos da pressão "forte", para estímulos muito, muito suaves. Mais uma fase ultrapassada.
Dentro da boca (intra-oral) há grandes melhorias mas, eu acho que após o inicio da língua ainda há muita sensibilidade. A terapeuta começou agora a focar o trabalho na língua. No resto da boca, por agora, é impossivel avançar no trabalho uma vez que o Afonsinho tem os dentinhos todos a "rebentar" e tem as gengivas inchadas e muito inflamadas.
2 comentários:
O rapaz está na maior,(como diz a minha Chocolate) gosta de tudo o que é novo viva...Afonsinho quando eu poder por os 2 pés no chão, estás tu a andar e vamos todos ao parque jogar a bola.Beijinhos para todos
Olá "d"
Com que então a Educadora P. está a fazer um excelente trabalho. Isso é que é em menos de 2 meses já consegue dar o almoço na perfeição ao Afonsinho, assim como vesti-lo. Daqui nada estamos a fazer o horário completo na Escolimha e a mamã "d" a ficar com mais tempo para ela....o problema vai ser a mamã "d" que não vai saber o que fazer a tanto tempo livre.
Beijinhos
Enviar um comentário