Por mim não tínhamos solicitado a avaliação do Afonsinho pela Junta Médica, para lhe atribuírem um grau de incapacidade/deficiência. A certidão resultante desta avaliação, é necessária para tratar de alguns assuntos, nomeadamente fiscais.
Não me apetecia, mesmo nada, sujeitar o Afonsinho a mais avaliações, por causa de alguns euros (na verdade não sei quanto) mas, o meu marido que é bastante mais prático que eu, insistiu que se o Afonsinho tem direitos, temos que os exercer.
Nos ultimos dias de Setembro, entregámos o pedido de junta médica, juntamente com um relatório médico passado pela fisiatra e na passada semana recebemos uma carta com uma convocatória para hoje.
Desta vez, não tive insónias, nem me senti ansiosa, já há muito que me tinha mentalizado que NÃO ERA um papel que iria transformar ou modificar aquilo que o Afonsinho já atingiu e continua a lutar para atingir.
Assim, hoje lá fomos.
Fomos recebidos por uma junta de três médicos que nos explicaram quais os direitos do Afonsinho e que nestas idades, para um diagnóstico de tetraparésia, o grau de deficiência atribuído é de noventa e cinco por cento, em relação à parte motora, membros superiores e inferiores.
O Afonsinho deverá ser avaliado aos 7, aos 14 e possivelmente aos 21 anos, sendo só nessa altura atribuído o grau de deficiência definitiva.
E viemos embora...
Afinal, foi SUPER SIMPLES, os médicos foram ATENCIOSOS e SIMPÁTICOS, o Afonsinho apenas marcou presença e tudo ficou rapidamente resolvido.
7 comentários:
Pois para mim, isso vale o que vale, é apenas um papel!!!
O Afonsinho tem contrariado tantos e tantos diagnósticos...
As diferenças que noto no meu lindo sobrinho são tantas, mas tantas que não será apenas um papel que me vai fazer desacreditar na força imensa que este menimo tem.
E as 7 anos quando fôr novamente a essa tal junta médica, irá surpreender todos, não tenho dúvidas!
Como diz a prima L."Eu estou optimista e o Afonsinho vai aprender a fazer tudo, mas mais devagar que os outro meninos"...
Adoramos-te bebé
Tia I.
Ainda bem que a vossa Junta Médica correu muito bem!
Quando levámos o Principezinho não só NÃO nos explicaram para que serviria o Atestado De Incapacidade Multiusos como nos perguntaram o que é que estávamos ali a fazer!
Para o quadro de tetraparésia espástica, com 2 anos de idade, deram-lhe 76%!
É uma pena que as coisas não funcionem como deveriam em todo o lado...
Agora o que importa é continuar para que na reavaliação a percentagem seja inferior - que isso sim , é um bom sinal!
Beijinhos
Olá
A lobita também teve 95 na referida junta médica.
é mesmo isso trata-se de um papel para questões burocráticas, nada mais que isso.
No nosso caso a lobita tem uma distrofia, e vai ter sempre graves problemas motores, vou descrever o já conseguimos, se quiseres saber mais manda-me um mail para a loja:
-distico para poder estacionar nos lugares de deficiente;
-Lugar de estacionamento á porta de casa;
-Rampa no prédio para acesso a cadeiras de rodas;
-descriminas no IRS;
-Material para reabilitação(papel, tinteiros, sapatilhas,touca, fato banho, triciclo etc)dedutivel no IRS.
-Na aquisição de carro não pagas IVA e tem redução do IA;
-Já me disseram que tb temos redução do emprestimo de habitação 1.8% (esta ainda não confirmei).
É isto que eu sei, se souberes mais alguma, agradeço que me digas, alguma questão es~´as á vontade.
Beijinhos grandes e tudo de bom
Sou da mesma openião que a tia do Afonsinho e todos vão ficar surpreendidos pela positiva bejihos com carinho ao Afonsinho e toda a familia Avó do Guilherme
Olá amiga
Ainda bem que tudo correu bem e que afinal não foi um "bicho de 7 cabeças". Eu pessoalmente tinha a ideia que esse tipo de juntas era bem mais meticulosos e por vezes até desagradáveis e chatos.
Quanto à parte do Grau de Deficiência não faço ideia como eles chegam a essa percentagem, sendo que o mais importante não é o papel que de lá sai, mas sim o que o Afonsinho vos tem demonstrado ao longo dos tempos. Fazendo uma analogia ao Casamento, não é por termos um papel passado que somos mais ou menos felizes, mas sim pelo que fazemos e como fazemos. Desta forma encaro que não é um papel que definirá o Afonsinho.
Um grande beijinho
Cláudia Rocha
Tivemos menos incapacidade, mas tb já está tratado.
E sim, ajuda, claro que ajuda. Beijos
Olá,
Agradeço a todas as "mamãs" e à tia os comentários.
Pelo que nós percebemo este valor de 95% é o que está definido na lei para a tetraparésia.
Os médicos limitaram-se a consultar o artigo referente à PC com tetraparésia e aplicaram o que estava escrito, apenas fazendo referência que esta incapacidade/deficiência era referente à parte motora.
Mãe Sisa
Não sei como podem chegam a esses valores, se o que está definido foi o que eu referi (pelo menos agora) e o Afonsinho também tem quase 2 anos.
Eu não sei os critérios mas, a ideia com que saimos da junta médica é que é MUITO CEDO para definir o que cada criança vai ser, o que vai conseguir alcançar e quais serão as verdadeiras dificuldades.
Nós por cá, seguimos no nosso caminho, com a certeza que cada dia conseguiremos chegar um bocadinho mais à frente....
Afinal TODOS OS DIAS SUPERAMOS as expectativas e os diagnósticos.
Beijinhos
Enviar um comentário