Na quinta-feira mais uma sessão de fisioterapia e fala.
Estive a falar com a fisioterapeuta sobre a consulta e ela concordava comigo. A consulta teve, mesmo, dois momentos distintos. Em relação à toxina, ela é a favor. Não tem qualquer tipo de contra-indicação, já é aplicada há alguns anos, por isso é segura, é aplicada com anestesia local, os meninos que ela segue e que já fizeram, choram no momento mas, depois não se lembram (não ficaram traumatizados). Pensa que uma vez que o Afonso iniciou um período de recuperação e crescimento, seria muito benéfico, porque a toxina provoca o relaxamentos dos músculos e normaliza o tónus, permitindo grandes ganhos em termos motores.
Vamos ver...
A sessão correu muito bem com total colaboração do Afonsinho que fez todos os exercícios, no fim ainda esteve SENTADO, cerca de 15 minutos (passou sentado para a terapia da fala) SEM CHORAR!!!!
Na terapia da fala, começou um novo período. Agora as massagens são feitas com maior pressão, durante mais tempo, à procura de novas competências. Começou também os exercícios para melhorar a respiração, que está mais descida (eu na brincadeira digo que está nas virilhas) do que é desejável. Estes exercícios tem como objectivo ajudar o Afonsinho a vocalizar (falar) com mais facilidade, diminuindo o esforço que o faz fazer espasmo de abertura, perca de coordenação, perca de postura e posição. Quando quer falar, abre imenso a boca, para puxar o ar que o ajudará a produzir o som, ao abrir a boca, perde o equilíbrio da cabeça, que por vezes cai para trás, produzindo um involuntário abrir dos braços (reflexo de Moro). Assim, há uma descoordenação total, que o "obriga" a tentar várias vezes até conseguir emitir o som. Estas tentativas, porque ele não desiste, provocam-lhe, por vezes, irritabilidade e frustração.
Na última parte da sessão, é a vez do meu trabalho, colocar o vibrador (o tal mais forte) dentro da boca, nas bochechas, céu da boca e língua. Ele aguenta, cada vez mais tempo. Eu confesso, fico cheia de calor e a precisar de tomar um duche. A terapeuta diz que eu não sou a única. Este novo trabalho é desgastante para a terapeuta, por causa de todo o "sofrimento" que provoca no Afonsinho. Eu já lhe disse que estou a ensinar o Afonsinho a dizer: " O que é que a R. é? É má!!!!"
Nós por cá, eu, o Afonsinho e restante família, só temos uma palavra: OBRIGADA!!!!
2 comentários:
Olá "d"
Quanto à Toxina conheço pessoalmente alguns meninos que já fizeram, em ambos os casos aplicadas na mão/braço, inclusivé já fizeram mais que uma vez. Lembro-me de uma mão me ter dita que achou que lhe tinha custado mais a ela do que à filha.
Quanto aos resultados, pessoalmente notei em ambas as crianças uma franca melhoria, apesar dos pais me dizerem que não tinham notado grandes melhorias. Eu acho que isso se deve ao facto de os pais estarem todos os dias com os filhos e ser mais difícil notarem as diferenças, ou então talvez por estarem à espera de verem resultados mais visíveis.
Quanto à sessão de Terapia da Fala, vais ver que quando o Afonsinho falar vai começar a mandar vir com todas essas terapeutas. Apesar de nos custar muito a nós, nós sabemos que é para o bem deles, mas mãe é mãe e coração de mãe não é de ferro, não é minha amiga.
Um grande beijinho e ainda bem que já estás recuperada....pelo menos é o que aparenta quando passo opr cá.
CláudiaR
Olá, Olá
Já estou quase a 100%. Ainda fico um pouco cansada mas, esta semana conto recuperar totalmente.
A aplicação da toxina seria nas pernas. Esta semana vamos ao neuroligista e vou tentar saber qual é a opinião dele.
Beijinhos
Enviar um comentário