Estas consultas são acompanhadas pela equipa multidisciplinar (terapia da fala, terapia ocupacional e fisioterapia) que trabalha com o Afonsinho, pela assistente social, para além dos pais e claro da fisiatra.
A médica achou o Afonso bem.
Achou que estava harmonioso (tamanho e peso) e rechonchudo. Parte respiratória, coração, rins, baço, cinco estrelas. Mantém-se muito saudável. Aconselhou-nos a colocar soro fisiológico de manhã e à noite, e antes e depois da piscina. Aconselhou-nos também a fazer uma vacina de duração prolongada (antigene B) de Outubro a Maio (quando voltar o calor).
A avaliação feita, tem em consideração os músculos e tendões. Assim, as mãos estão bem, com maior abertura e melhoria do polegar. Quando lhe falámos nos dedo indicador, que o Afonsinho dobra, prescreveu-lhe uma tala, quer dizer talinha (de tão mini que é) para forçar a manter o dedo com numa posição mais correcta.
Não há assimetrias, nem luxação da anca, as pernas apresentam melhoria. Dissemos que achávamos que quando esticávamos as pernas ao Afonso ele se queixava e que tinha dor. Então começou o discurso, estes meninos (com PC) têm invariavelmente, TODOS TÊM, mais cedo ou mais tarde, luxação da anca e acabam por ter assimetrias e deformações, o objectivo é tardar o mais possível esta situação. Assim propôs um tratamento alternativo com toxina botulinica (botox). Esta toxina é administrada através de injecção e aplicada de seis em seis meses ou de ano a ano. Este tratamento ajuda a reduzir a hipertonia. A outra indicação é a carga. Uma vez que o Afonsinho não se coloca em pé sozinho, temos que o colocar no plano inclinado ou no standing.
Enquanto ia falando e escrevendo, o TO estava a "brincar" com o Afonsinho. Rolar, rolar e rolar, deitar na posição ventral, com flexão dos braços e bom controlo de cabeça. A médica começou a comentar:
"Mas, ele gosta desse movimento?; "Ele já consegue segurar assim a cabeça?"; "Então ele consegue ficar na posição ventral?, isso não é nada comum nestas crianças".
Acrescentando
" Ele tem PC tetraparésia (os 4 membros envolvidos) mas ainda em transformação. Na primeira consulta eu escrevi, tetraparésia que ainda vai sofrer alterações."
e ainda
"Vocês são uma família diferenciada e é notória a vossa ALEGRIA e nada poderia ser mais benéfico para o Afonso e para vocês".
VIVA!!!!
2 comentários:
Querida
Não fiques assim tão preocupada com essa questão da anca. O Botox deve ser bem ponderado, porque o seu efeito vai sendo menos notório. Um Rx à anca pode despistar se existe algum problema nesta altura ou se há risco de aparecer em breve. Talvez seja ainda de esperar. Quanto o JP nunca acharam que precisasse. Aguardamos melhor oportunidade em temos motores, percebes?
Mas cada caso é um caso e terão de ver o que é melhor para vocês. Um beijinho
Olá, olá
A anca do Afonso está bem e não há assimetrias.
A fisioterapeuta é a favor, devido ao estado de desenvolvimento do Afonsinho neste momento. Grande abertura em termos cognitivos, com grandes capacidade de atenção e concentração, tentativa constante para "falar" com emissão de alguns sons, melhoria notória das mãos, maior colaboração e crescimento (peso e altura). Ela pensa que se a nivel motor houvesse melhoria o Afonso ia beneficiar imenso e dar um grande salto.
A fisioterapeuta da Hipoterapia é contra e acha que ainda é muito cedo e que o Afonso não precisa nem vai precisar da toxina.
Esta semana temos consulta de neuro-pediatria e vamos tentar pereceber a opinião do médico.
Aguardamos também a consulta de pediatria, o médico está doente mas, confiamos inteiramente nele e aguardamos a sua opinião.
Depois logo tomaremos uma decisão.
Beijinhos
P.S. Continua a aparecer e em especial a escrever no teu blogue.
Enviar um comentário