Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

terça-feira, 9 de junho de 2009

A nossa Educadora de IP


O Afonsinho continua a dormir a noite toda.

Depois de tomar o pequeno almoço, seguimos para a escolinha. Hoje fomos um bocadinho mais tarde (a P. não está) e passado 40 minutos estava de volta para assistir e falar com a Educadora de ensino especial.

A E. estava a trabalhar com ele e ficou muito contente de me ver.

Esteve a dizer que a evolução e os progressos são enormes e que o Afonsinho tem tido aquisições notáveis.

Identifica todos os brinquedos/objectos que lhe são pedidos com o olhar, consegue escolher entre três objectos APONTANDO, identifica os animais, vocaliza e consegue dizer algumas palavras, quando não consegue emitir som, percebe-se a palavra ou o som que está a fazer.

Fica muito tempo sentado sem cair, brinca com as colegas e zanga-se se lhe tiram os brinquedos, continua a adorar tudo o que é movimento, como o barco que faz com ela (sentado ela puxa para um lado e ela tem que puxar para outro).

Está muito atento e concentrado e consegue ouvir uma história até ao fim.

Costuma vir com ele para o recreio. O Afonsinho continua a não gostar muito do baloiço mas, ela anda com ele ao colo dela (que mimo!!!) e adora o escorrega. Já consegue que ele aceite o triciclo e apesar de ainda mostrar alguma reactividade, já consegue que ele ande.

Marcámos reunião para o dia 24 de Junho, para a avaliação final e ela informou-me que para o ano não vai ficar com o Afonsinho, porque TEM que mudar de agrupamento, porque só pode fazer um destacamento (4 anos) e já fez em regime de excepcionalidade, dois destacamentos. Contudo, vai voltar a concorrer para o nosso agrupamento e quem sabe, pode ser que entretanto a lei volte a mudar...

Em Setembro, logo saberemos como será a situação, sendo que a E. gostaria de passar o caso pessoalmente para a educadora que irá trabalhar com o Afonsinho.

Obviamente, que esta é uma situação que não me agrada mas, como a E. me disse tenho que pensar positivo e receber a próxima educadora, como a recebi a ela, de coração aberto e tudo vai correr bem.

O coração continua aberto, sempre mas, gostei imenso da atitude da E. desde o primeiro momento, que nunca se deixou influenciar, pelo que a colega lhe foi transmitido, sendo sempre isenta e altamente profissional.

Desenvolveu um excelente trabalho com o Afonsinho. Foi nos ajudando, especialmente em termos cognitivos, dando imensas ideias para a construção e adaptação de materiais.

Obrigada, por ter caminhado connosco, de coração, com amor e muito carinho, o nosso caminho foi mais fácil, graças à sua dedicação e partilha.

Continue com o Afonsinho, continue a caminhar connosco, neste nosso caminho o AMOR faz a DIFERENÇA...

2 comentários:

Maria disse...

A verdade é que o amor vence montanhas, ditado antigo mas muito certo,vamos pensar positivo,e no novo ano lectivo tudo vai correr bem!
Este ano foram ultrapassadas imensas barreiras, e para o ano, tudo irá caminhar no mesmo sentido.VENCER....VENCER....VIVA...LOL.

Beij. com muito amor e carinho.
:) Maris

CláudiaMG disse...

Bem amiga mais uma vez mais está provado que as tuas segundas opções são sempre as melhores.
Ainda bem que sentes que a Educadora está a trabalhar bem com o Afonsinho pena que para o ano não seja ela que fique com ele.

Nós por cá também temos o mesmo problema, temos a mesmo Educadora jà à 2 anos lectivos consecutivos, pessoa essa que conheçe muito bem o Guilherme e que consegue desenvolver com ele um trabalho fantástico e para o ano o mais certo é ela não ficar no nosso agrupamento escolar....mas agora não quero pensar nisso, só quero mesmo nas férias que vêm aí.

Beijinhos Especiais

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados