Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Natação Intensiva

O Afonsinho continua a dormir a noite toda.

Acordou cedinho e bem disposto, tomámos o pequeno-almoço e fomos para a escolinha.

A viagem foi feita de forma tranquila e sem chorar.

Na escolinha continuam a preparar o Arraial que é já amanhã. O Afonsinho continua bem integrado e agora tem uma amiguinha por quem já se interessa e começa a tentar imitá-la nas brincadeiras. Já consegue com “relativa” facilidade levantar o tronco com as mãos apoiadas no chão.

Continua a comer muito bem, penso que quando for à dietista, em vez da dieta de calorias que está a fazer vai começar a ficar mesmo em dieta. He, he, he…

Depois de ir buscar a C. à escola, seguimos para a piscina.

Até 15 de Junho estamos com NATAÇÃO INTENSIVA. Assim, o Afonsinho tem aulas à segunda, quarta, sábado e domingo e para a semana diariamente.

Estas aulas continuam a ser do agrado do Afonsinho, que adora água e adooora a R.




Hoje iniciámos a aula de forma diferente com relaxamento no jacuzzi, depois a aula manteve a estrutura habitual, com lateralizações, controlo de cabeça na posição de “nadar”, mergulhos, colchão e novamente relaxamento na jacuzzi.

Este trabalho já tem resultados visíveis quer a nível físico, quer a nível cognitivo e comportamental.

O Afonsinho tenta verbalizar o nome dos animais e de todos os objectos que utilizamos nas aulas, mantém um óptimo relacionamento com a R. e com as pessoas com quem nos cruzamos na piscina, aceitando muito bem as festinhas e sorrindo com os cumprimentos e atenção que lhe dedicam.

O grande desenvolvimento e o mais notório é a nível físico. O Afonsinho apresenta uma excelente massa muscular, com um enorme desenvolvimento nas barrigas das pernas (gémeos) e nas coxas, uma melhor postura do tronco e do controlo da cabeça, mãos mais abertas e maior normalização (durante grandes períodos de tempo) do tónus muscular e menor hiper-extensão.

Continuamos, a caminhar, neste caso a nadar em direcção ao nosso futuro, sorridentes e confiantes…

4 comentários:

Maria disse...

Viva "A". e muitos parabéns a todos, em especial a "A.R." que consegue que o nosso Guerreiro, execute uns mergulhos espectaculares sem se engasgar.Adorei vervos na natação é mesmo muito bom, e como sorris de prazer,foi muito bom estar ontem convosco, beij. também a "R."

Doce carinho :) Maria

Anónimo disse...

Dina,
o principe da piscina tem realmente feito grandes progessos...

Estou muito feliz e também o ADORO!!

Aliás, aproveito para dizer publicamente que ADORO toda a família!!

Beijinhos e até amanhã
R.

Avó Maria,
obrigada pelos beijinhos. Também gostei muito de a ter connosco, apareça mais vezes!! Muitos beijinhos e FORÇA!!

Grilinha disse...

D.

A AR é uma profissional com verdadeira vocação. Conhecêmo-la muito cedo, e como te disse antes de a conhecer o JP não era fã da Natação. No dia que a conheceu, ainda bebé...tudo mudou. Só queria captar a sua atenção e fez de tudo para a agradar. Fazia mergulhos incríveis, perdeu todo o medo.
Por razões muito aborrecidas a AR saiu do sítio onde estavamos e enquanto ela não arranjou outro sitio fixo, tivemos uma fisioterapeuta que trabalhava naquele sitio. O JP começou a ter medo de mergulhar, de fazer quase todas as actividades mais radicais que já fazia desde que tinha conhecido a AR. Obviamente que assim que pudemos juntá-mo-nos a ela novamente. E numa idade em que as memórias não são de longo prazo(creio que nem dois anos tinha) , o JP lembrava-se tão bem dela e já tinham passado mais de 2 meses sem a sua adorada terapeuta. Foi uma festa quando nos juntámos novamente. E acredito que agora em Julho voltará a ser uma enorme festa, porque podem passar 6 meses ou 1 ano, mas ele jamais a esquecerá. Sem dúvida que lhes devemos muito. Sem dúvida que o Afonsinho beneficia muitissimo com tanta actividade, que é estimulante e relaxante ao mesmo tempo. Aproveitem...

Nós aprendemos muito com ela...e ela tem sede de aprender connosco !!! Vai melhorar sempre como profissional (apesar de já ser muitissimo experiente), porque ama o que faz. Para além disso é uma pessoa integra e muito bonita.

E ainda te digo o mesmo que dizia à AR: Esta actividade (estar na água) ainda é mehor para mim do que para o JP...
Também eu relaxo, seguro no meu filho, oiço gargalhadas....tudo isso me faz bem. É terapia dupla.

Aposto que acontece o mesmo contigo !

Bejocas

Anónimo disse...

H.,

Estou completamente arrepiada e com a lágrima no cantinho do olho!

Muito abrigada pelos elogios...

O JP foi um dos meus primeiros alunos e, por isso e muito mais, estará sempre no meu coração... GOSTO MESMO MUITO DELE!

Se aprenderam muito comigo, eu também aprendi muito convosco e quero continuar a aprender, porque é sinal que continuamos JUNTOS nesta luta pela recuperação do JP!

Tenho saudades das gargalhadas e do sorriso bonito...

Espero vê-los em breve...

Muitos beijinhos cheios de saudade
Rita

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados