Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Corrente de amor...


Após uma manhã onde o Afonsinho trabalhou imenso, seguimos para a terapia ocupacional e terapia da fala, continua o nosso trabalho intensivo.

Hoje não assisti à terapia ocupacional, porque após a sacro tive que ir a "correr" buscar o G. que teve hoje exame de Português, dar almoço ao Afonsinho e correr para ir buscar a C., que ainda não tinha almoçado, assim, enquanto ele ficava na terapia fui lhe dar almoço.

Após o almoço o senhor do café perguntou à C. se queria sobremesa, ela queria uma gelado mas, como não têm multibanco e não há nenhum perto, disse-lhe que tinha pouco dinheiro e que depois de pagar logo via se podia comprar o gelado ou não. O sr. disse-me que não tinha problema e que depois logo pagava e que já não era a primeira vez que eu ia lá.

Afinal as moedinhas na carteira chegaram (e sobraram) para pagar o almoço e eu disse ao sr. que eu infelizmente ia ali praticamente todos os dias e que ia continuar a ir porque o meu bebé era acompanhado na Liga.

Ficou sensibilizado e contou-me um caso de uma senhora, também com uma menina, hoje já com 18 anos, que também está na Liga e perguntou-me o que aconteceu, depois de lhe contar do parto, disse-me com ar revoltado e emocionado se os médicos tinham sido punidos e se eu tinha sido indemnizada.

Respondi-lhe que isso nunca me interessou e que desde o primeiro momento sempre canalizámos as nossas energias e a nossas forças para a reabilitação e recuperação do Afonsinho, que podia até ter sido um erro médico mas, não negligência porque tanto eu como ele tínhamos sido muito bem assistidos, no máximo foi um erro humano, como nós todos os dias erramos nos nossos empregos, com os nossos amigos, os nossos familiares...

Estava um grupo de mulheres de etnia cigana no café e juntaram-se ao balcão e começaram a dizer que estavam emocionadas e que me estavam a ouvir e não podiam deixar de falar, que tivesse fé, porque tudo se iria resolver...

Saí de lá, uma vez mais com o coração feliz, não sei explicar porquê mas, disse à C. que a partir de hoje vamos ter mais pessoas a pensar e a rezar pelo Afonsinho e isso, para mim, é muito positivo é a corrente de amor que faz e vai fazer a diferença...

Na terapia da fala continuam os exercícios de respiração para a emissão de som. O Afonsinho estava pouco participativo, muito molinho e cheio de soninho.

Falámos da consulta de neuro-pediatria e disse à R. que não percebi a "viragem" do médico e que nas ultimas consultas todos os médicos referem a massa muscular do Afonsinho como sendo de extrema importância e que não percebo muito bem porquê.

Eu sei que é, obviamente, muito importante desenvolver massa muscular e preservar a "forma" física para que no futuro se possam atingir determinados ganhos.

Ela explicou-me que o desenvolvimento da massa muscular é um GRANDE INDICADOR para a possibilidade de adquirir marcha.

Muito bem, então já percebi e claro, gostei muito!!!

Estive também a falar com ela sobre a "cena" protagonizada pela C. (ex-fisio) na terça-feira e disse-lhe que para mim tinha ultrapassado todos os limites e que a partir de agora ia mudar de atitude com ela.

A R. explicou-me que a Rita não tinha que ser tratada de maneira diferente das outras estagiárias mas, obviamente, tinha que ser respeitada e tratada de forma correcta.
Disse-lhe que a Rita não era estagiária da C., não estava a assistir à sessão dela, para além de ter sido CONVIDADA para assistir.

Portanto para a C., quando a Rita a cumprimentou, era a TERAPEUTA DA PISCINA que trabalha com o Afonsinho, que ela conhece como tal, a quem recebeu com a maior simpatia e disponibilidade, prontificando-se para ajudar em tudo o que fosse necessário, tendo inclusive, recebido um convite, que aceitou, para ir assistir às aulas de natação, que a estava a cumprimentar e não a estagiária mas, mesmo que fosse uma "simples" estagiária merece, aliás como qualquer pessoa, desde a senhora da limpeza até à presidente, todo o respeito.
A R. deu-me razão, dizendo que cada pessoa tinha a sua atitude... ou seja, disse eu, estamos apenas a falar de falta de educação e de formação!!!

Nem vale a pena, perder mais tempo com este assunto, para mim CHEGA!!!

Não vai voltar a ver a mãe simpática e sorridente, porque felizmente, se há coisa que nunca aprendi a ser foi cínica!!!

Ponto final.

4 comentários:

Anónimo disse...

Dina,

Não quero que, por minha causa, surja algum mal estar entre si e a C.

Para mim, o mais importante é que goste do meu trabalho, que se sinta feliz com os progressos do Afonsinho...

Se, quando comecei a trabalhar, ficava aborrecida se alguém me apresentava como professora de natação ou outra designação que não correspondia à realidade, agora já não tenho qualquer reacção, porque sei que as pessoas, às vezes, não o fazem com intenção e que não é para me desvalorizar (ou pelo menos quero pensar que não!).

Estou com a minha consciência tranquila de que faço o melhor que sei e que dou tudo o que tenho! E, mais importante do que tudo, só quero o bem do Afonsinho ou de qualquer outra criança.

Uma das coisas que aprendi na faculdade e à qual dou muito valor, é que devemos trabalhar sempre em equipa, precisamos todos uns dos outros e ninguém deve ter a ideia de que sabe tudo! Eu tenho as minhas limitações, daí, como sabe, também ter decidido tirar uma 2ª licenciatura. E mesmo assim, tenho quase a certeza que não vou parar por aqui :) (o João que não leia isto)

Bom, o texto já vai longo... só queria mesmo que soubesse que não quero que arranje problemas por minha causa. Promete?

Beijinhos grandes
Rita

Dina disse...

Olá Rita.

Claro que não PROMETO!!!

1º Porque não faço promessas.

NUNCA!!!

Porque sempre me ensinaram que só devemos prometer o que conseguimos cumprir, portanto para não falhar não faço promessas.
Quando são assuntos muito importantes,apenas costumo dizer que são "desejos fortes do meu coração" e tento realizá-los.

2º Não admito faltas de respeito a NINGUÉM.
Eu SEMPRE tratei e trato as pessoa como elas merecem, independentemente da sua formação literária ou profissão.

3º Porque, como sabe, fui MUITISSIMO CORRECTA com ela e mesmo contra a minha vontade e a minha intuição NUNCA teria mudado de terapeuta se ela conseguisse ter horário disponivel e compativel com as necessidades do Afonsinho.

4º Não estou a arranjar NENHUM problema e muito menos por sua causa. Se alguém tem algum tipo de problema é ela.

5º Eu falo imenso com as pessoas (como sabe) e dou sempre mais uma oportunidade e mais outra...
Mas recuso a desgastar-me com quem não quer ver, não sabe pedir desculpa e mantém atitudes agressivas como auto-defesa.

Só para concluir, se não vou chegar atrasada à fisioterapia, esta situação vem de Janeiro, desde que elaborámos, ou ela elaborou, os objectivos e eu não concordei com ela...

Temos pena...

Beijinhos especiais para si, de quem gostamos mesmo MUIIIITO....

Dina disse...

Outra coisa!!!

Ela não a cumprimentou como professora de natação, foi incorrecta e muito mal educada, porque apenas lhe disse, "Ah, a cara de touca!!!"

Às vezes apetecia-me mesmo baixar o nivel... e aí se lhe respondesse à letra é que iamos ter realmente problemas!!!

Meu Deus, realmente sou mesmo muito bem educada!!!

Maria disse...

Que tal pensar que a dita cuja é transparente .....e não lhe dar importãncia, ...eh...eh...Acho que não vai dar, né???

Beijocas gordas e especiais ao meu Guerreiro...:)

M.M.G.

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados