Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Osteopatia Sacro-Craniana


Em termos bastantes simplificados, a terapia sacro-craniana permite regular o ritmo dos movimentos conjuntos dos ossos do crânio e do sacro, num sistema que também inclui o cérebro, a medula e a coluna vertebral.

Com esta terapia conseguimos nutrir o liquido cefalo-raquídeo, que envolve, alimenta e protege o cérebro e a medula, regulando também o seu fluxo.

Ao trabalhar o fluxo deste liquido, estimulamos a sua produção e reabsorção, "alimentando" as células cerebrais e da medula muito importantes para o desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo-intelectual do bebé/criança/adulto.

Em complemento com a Sacro-Craniana, com a Osteopatia Visceral, é possível tratar órgãos e vísceras, normalizar a sua actividade, libertando-os de aderências e devolvendo-lhes a mobilidade e irrigação necessárias a um funcionamento óptimo.

Em consequência da realização destas terapias, é suposto e normal desencadear reacções fisiológicas no organismo, bem como uma sensação de calma, tranquilidade e relaxamento evidentes, que em seguida permitem uma melhor predisposição para um melhor desempenho das tarefas pedidas, bem como melhorar o controlo do corpo e das suas funções (exemplos: segurar a baba; não se engasgar a comer, a beber ou na piscina; maior facilidade e empenho na fisioterapia, terapia ocupacional e na terapia da fala).


Este texto foi escrito pela terapeuta que está a acompanhar o Afonsinho, podem contactá-la para pedir informações, esclarecimentos ou tirar duvidas

5 comentários:

Grilinha disse...

Sempre tive muita curiosidade de experimentar no JP. Quem sabe ainda venha a experimentar.

Notaste algo de realmente radical desde que começaste ?

Ou ligeiras melhoras no comportamento ?

Um beijinho

Dina disse...

Olá, grilinha

NOTEI MESMO!!!

Eu e os terapeutas que trabalham com o Afonsinho!

Podes ler nos post's que já publiquei com mais pormenor mas, deixo-te algumas situações.

Uma semana SEM deixar CAIR UMA GOTA de BABA
(ainda há pouco o Afonsinho estava a deixar cair a baba e a C. disse-lhe então já voltaste a ter baba? Eu respondi-lhe hoje já faz uma semana que teve a terapia, noto que temos que dar continuidade para manter os resultados)

Grande melhoria do comportamento no carro

No dia em que faz a terapia, normalmente vomita e as fezes apesar de não serem liquidas têm um cheiro fétido (limpeza do organismo)

Melhoria no sono

Melhoria no toque, na manipulação dos objectos, abertura das mãos, simetria das mãos, linha média...

E para nós a evolução MAIS FANTÁSTICA a FALA, lê o post da nova lingua Afonsês e vais perceber...

Mais uma informação adicional, a Sara é fisioterapeuta e mora na margem sul, posso enviar-te os contactos telefónicos por mail, se quiseres.

Obviamente, que este trabalho está a ser coordenado com os terapeutas da Liga e o trabalho desenvolvido de manhã tem continuidade à tarde.

Beijinhos

Maria disse...

Eu acredito nestas terapias e em todas em que nos possam ajudar a ultrapassar barreiras, força mamã, e força meu "A", um dia destes avó Maria também vai explimentar.

Beij. com muito carinho. :) Maria

Grilinha disse...

O meu problema vai ser arranjar horário. Mas ainda vou tentar entrar em contacto com ela. Quando o JP voltar.

Eu sempre achei que devia ser uma boa,principalemente para miúdos com graves problemas devido ao parto (o JP teve um parto tb mau, mas não posso dizer que foi gravissimo) mas a minha amiga fez com o filho dela e ela não ficou muito segura de que houvesse realmente melhorias (devido especificamente aquela terapia). Na verdade o menino dela sempre evoluiu muitissimo bem e os problemas dele eram de prematuridade.

Mando-lhe um mail. Pode ser algo muito bom para experimentar agora no verão com o JP.

Obrigado. Beijinhos

CláudiaMG disse...

Gostei bastante deste texto....um muito obrigada à Terapeuta Sara.

Para ti minha amiga, já sabes que fiquei fã desta Terapia e vou experimentar em breve, muito em breve mesmo.

Eu tenho constatado pessoalmente grandes melhorias e evoluções no Afonsinho, uma delas foi ver ao vivo e a cores que ele esteve vários dias sem se babar....já para não falar da parte da linguagem em que agora o rapaz virou um falador nato, sempre a dizer novas palavrinhas e a responder à mamã.

Já agora minha amiga estou a imaginar daqui a uns tempos a levares umas belas respostas como eu já oiço do Guilherme.

Beijinhos

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados