Em termos bastantes simplificados, a terapia sacro-craniana permite regular o ritmo dos movimentos conjuntos dos ossos do crânio e do sacro, num sistema que também inclui o cérebro, a medula e a coluna vertebral.
Com esta terapia conseguimos nutrir o liquido cefalo-raquídeo, que envolve, alimenta e protege o cérebro e a medula, regulando também o seu fluxo.
Ao trabalhar o fluxo deste liquido, estimulamos a sua produção e reabsorção, "alimentando" as células cerebrais e da medula muito importantes para o desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo-intelectual do bebé/criança/adulto.
Em complemento com a Sacro-Craniana, com a Osteopatia Visceral, é possível tratar órgãos e vísceras, normalizar a sua actividade, libertando-os de aderências e devolvendo-lhes a mobilidade e irrigação necessárias a um funcionamento óptimo.
Em consequência da realização destas terapias, é suposto e normal desencadear reacções fisiológicas no organismo, bem como uma sensação de calma, tranquilidade e relaxamento evidentes, que em seguida permitem uma melhor predisposição para um melhor desempenho das tarefas pedidas, bem como melhorar o controlo do corpo e das suas funções (exemplos: segurar a baba; não se engasgar a comer, a beber ou na piscina; maior facilidade e empenho na fisioterapia, terapia ocupacional e na terapia da fala).
Este texto foi escrito pela terapeuta que está a acompanhar o Afonsinho, podem contactá-la para pedir informações, esclarecimentos ou tirar duvidas
5 comentários:
Sempre tive muita curiosidade de experimentar no JP. Quem sabe ainda venha a experimentar.
Notaste algo de realmente radical desde que começaste ?
Ou ligeiras melhoras no comportamento ?
Um beijinho
Olá, grilinha
NOTEI MESMO!!!
Eu e os terapeutas que trabalham com o Afonsinho!
Podes ler nos post's que já publiquei com mais pormenor mas, deixo-te algumas situações.
Uma semana SEM deixar CAIR UMA GOTA de BABA
(ainda há pouco o Afonsinho estava a deixar cair a baba e a C. disse-lhe então já voltaste a ter baba? Eu respondi-lhe hoje já faz uma semana que teve a terapia, noto que temos que dar continuidade para manter os resultados)
Grande melhoria do comportamento no carro
No dia em que faz a terapia, normalmente vomita e as fezes apesar de não serem liquidas têm um cheiro fétido (limpeza do organismo)
Melhoria no sono
Melhoria no toque, na manipulação dos objectos, abertura das mãos, simetria das mãos, linha média...
E para nós a evolução MAIS FANTÁSTICA a FALA, lê o post da nova lingua Afonsês e vais perceber...
Mais uma informação adicional, a Sara é fisioterapeuta e mora na margem sul, posso enviar-te os contactos telefónicos por mail, se quiseres.
Obviamente, que este trabalho está a ser coordenado com os terapeutas da Liga e o trabalho desenvolvido de manhã tem continuidade à tarde.
Beijinhos
Eu acredito nestas terapias e em todas em que nos possam ajudar a ultrapassar barreiras, força mamã, e força meu "A", um dia destes avó Maria também vai explimentar.
Beij. com muito carinho. :) Maria
O meu problema vai ser arranjar horário. Mas ainda vou tentar entrar em contacto com ela. Quando o JP voltar.
Eu sempre achei que devia ser uma boa,principalemente para miúdos com graves problemas devido ao parto (o JP teve um parto tb mau, mas não posso dizer que foi gravissimo) mas a minha amiga fez com o filho dela e ela não ficou muito segura de que houvesse realmente melhorias (devido especificamente aquela terapia). Na verdade o menino dela sempre evoluiu muitissimo bem e os problemas dele eram de prematuridade.
Mando-lhe um mail. Pode ser algo muito bom para experimentar agora no verão com o JP.
Obrigado. Beijinhos
Gostei bastante deste texto....um muito obrigada à Terapeuta Sara.
Para ti minha amiga, já sabes que fiquei fã desta Terapia e vou experimentar em breve, muito em breve mesmo.
Eu tenho constatado pessoalmente grandes melhorias e evoluções no Afonsinho, uma delas foi ver ao vivo e a cores que ele esteve vários dias sem se babar....já para não falar da parte da linguagem em que agora o rapaz virou um falador nato, sempre a dizer novas palavrinhas e a responder à mamã.
Já agora minha amiga estou a imaginar daqui a uns tempos a levares umas belas respostas como eu já oiço do Guilherme.
Beijinhos
Enviar um comentário