Este fim de semana, foi super agitado...
Começou no sábado de manhã, com a ida ao cabeleireiro, os meninos, cá de casa, precisavam cortar o cabelo.
O Afonsinho esteve imenso tempo à espera, sentadinho, sempre muito tranquilo e bem disposto e quando chegou a vez dele, cortou a franja e portou-se lindamente.
O Almoço foi tardio, por volta das 14h30, depois de uma soneca e um bocadinho de brincadeira, estava na hora de sair de casa, pois tínhamos um jantar.
Como o Afonsinho estava com os horários trocados lanchou às 18h00 e comeu uma enorme papa de fruta, com duas maçãs e meia e sete bolachas torradas!!!!
Lá nos dirigimos a casa dos nossos amigos e chegámos, como infelizmente já é hábito, atrasados.
O jantar correu muito bem, a comida óptima e a companhia deliciosa.
O Afonsinho, birrou na hora do jantar, por mais INCRÍVEL que possa parecer, também queria comer.
Como é possível, se tinha lanchado, há menos de 2 horas e tinha comido imeeenso?
A verdade, é que lhe demos arroz de pato e ele todo contente, lá ficou a comer e a mastigar muito bem a sua comidinha.
Confesso que tenho um bloqueio mental em relação à alimentação, mesmo sabendo que o Afonsinho já consegue mastigar, que tem apetite e que sabe pedir comer, ainda me parece um limite inatigível.
Lutei tanto mas, tanto para que ele não tivesse que se alimentar através de uma sonda. Sofri muito, fiz o Afonsinho sofrer muito, nunca me deixei abater. Chorei muitas vezes, lágrimas secas e silenciosas, dentro do meu peito, do meu coração, da minha alma mas, eu sabia que podia vencer esta batalha.
E não é que a VENCI?
Custa-me tanto a acreditar!!!
Mas, eu e o Afonsinho conseguimos, NÓS CONSEGUIMOS!!!!!
O Baunilha brincou imenso com o Afonsinho, atirando-lhe bolas de pano com texturas variadas e dizendo sempre "bebé", o Afonsinho brincou sentadinho, sozinho, apenas com a nossa vigilância, porque às vezes para agarrar nos objectos, ainda se esquece e desequilibra-se.
Mais, uma vez, achei as melhorias do Baunilha FANTÁSTICAS!!!!
Percebe, TUDO mas, mesmo tudo, diz imensas palavras novas, como o seu nome, que é o mesmo do meu filho mais velho e é super difícil de dizer.
VIVA!!!
Depois do jantar, o Afonsinho adormeceu e só acordou já em casa. Não houve musica, conversa ou cantoria que o acordassem.
As horas passaram a correr, é sempre assim quando vivemos momentos tão bons...
No domingo, tivemos a companhia da nossa enfermeira favorita e família.
O Afonsinho, voltou a estar muito bem disposto e sorridente.
Ainda não estava na hora dele jantar, quando iniciámos o nosso jantar, mais uma vez, começou a pedir comer, desta vez à A. que lhe foi dando pão com o molho dos cogumelo estufados, depois veio para o meu colo e esteve a comer "bacalhau com broa", pois é!
Voltei-me para a minha prima, que nos acompanha de forma activa e diária, desde o nascimento do Afonsinho, e que se responsabilizou, quando ele teve alta do hospital, que o entubaria (colocaria as sondas) até ele ter uma definitiva e perguntei-lhe, com um enorme sorriso:
"A. onde está o menino que nunca iria conseguir comer sem ser com sonda?"
Ela sorriu, beijou o Afonsinho e fazendo voz infantil e muito doce, disse:
"Não está aqui..."
Foi um óptimo fim de semana rodeado de amigos, que caminham de mãos dadas connosco, rumo ao futuro, optimistas, confiantes, com fé e muita esperança e que ACREDITAM...
3 comentários:
Fiquei muito feliz de vos receber em nossa casa, pena que tenha sido pouco tempo, pois sei que tinhamos conversa para dar e vender e nem sequer conseguimos ver o filme dos ABBA!!!!
As evoluções do Afonsinho são ENORMESSSSS, quer a nível da alimentação, quer a nível da postura e da interacção.....simplesmente amei. Longe vai o tempo em que só tu davas de comer ao Afonsinho, longe vai o tempo em que as tuas preocupações na escola tinham a ver com a alimentação, agora.....agora minha amiga, qualquer dia até te esqueçes que ele tem de comer de 3 em 3h e a horas certas, qualquer dia quando te deres conta já o Afonsinho almoçou tudinho e nós vamos cá estar para ver!!!
Beijinhos
Uma vez mais vou usar uma palavra da mamã "D" VIVA O AFONSINHO E QUEM O AMA POIS AJUDA-O A VENCER CADA ÉTAPA VIVA...............
Meu coração ficou a sorrir de alegria pelas vitórias do "A" que vão continuar.........
O "B" anda muito preguiçoso e agora á coisas que não quer fazer diz não, bebé na gota,(não gosta) e não faz.
Beijocas com muito carinho para todos vós...
M.M.G.
Pois quando o Afonsinho nasceu não sabiam quem ele era, nem a mãe que ele tinha, por isso acharam que nunca se iria alimentar.
Agora que ele começou a comer comida sólida ninguem o vai parar. Pois... todos a jantar e ele a olhar, não? Toca a reclamar afonsinho é assim mesmo.
beijinhos
Cristina
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos
Enviar um comentário